Océ Colorado 1650 recebe selo Greenguard Gold
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/11/2019
A Canon, fabricante de impressoras digitais, anunciou que a tinta UVgel empregada nos equipamentos Océ Colorado 1650 recebeu o Greenguard Gold da empresa UL Environment, líder mundial em segurança e certificação.
O programa de certificação Greenguard da UL Environment exige que os produtos analisados atendam a padrões de baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) lançados em ambientes internos.
A certificação dada à Canon indica que a tinta UVgel cumpre os critérios analisados pela UL Environment.
Shinichi Yoshida, vice-presidente executivo e gerente geral da Canon USA, declarou: “Esse reconhecimento atesta que a UVgel é uma solução ambientalmente consciente e, ao mesmo tempo, oferece velocidade, produtividade e excelente qualidade de imagem”.
A UVgel é a tecnologia nuclear da impressora Océ Colorado 1650. Essa tinta exclusiva prescinde de secagem. Além disso, quando combinada com a Océ FLXfinish, ela oferece acabamento fosco ou brilhante. Essa combinação é indicada para peças de impressão que serão instadas em ambientes como escolas e hospitais.
Fonte: Canon
Hollanders lançará impressora ColorBooster 250 na Fespa 2014
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/05/2014
A Hollanders, fabricante de impressoras digitais, participará em 2014 pela primeira vez da Fespa, feira europeia que acontecerá entre 20 e 23 de maio, em Munique (Alemanha).
Para a ocasião, a empresa estreará na Europa o ColorBooster 250, equipamento de 2,5m largura de impressão. Modular, a máquina pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente e pode receber upgrades de cabeças e de ferramentas adicionais como controle de pó e ambiente.
A empresa também vende outros equipamentos para estamparia têxtil, como a ColorBooster XL (impressora de 3,2m), o ColorBooster DS (sistema de impressão frente e verso), a ColorWash (máquina de lavagem de tecidos) e o ColorFix (sistema de fixação de cor por infravermelho).
Jacco Aartsen Tuijn, CEO da Hollanders, declarou: "O lançamento europeu da ColorBooster 250 é um movimento importante para a empresa. Com a solução, nossos clientes podem ter produtividade sem ter de fazer altos investimentos".
Fonte: Large Format Review
Guia de reciclagem para banners de PVC
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/02/2022
Os plásticos transformaram o mundo. Sem plástico, o mundo teria de abrir mão de materiais baratos e duráveis encontrados em embalagens, eletrônicos, cosméticos, dispositivos médicos e milhares de outros objetos.
Depois do polietileno e do polipropileno, o PVC é o plástico mais produzido, com 40 milhões de toneladas geradas anualmente no mundo. É também a matéria-prima mais popular para a confecção de banners, por proporcionar a durabilidade e a capacidade de impressão necessárias para aplicações em comunicação visual. Os banners de lonas de PVC são leves, duráveis e resistentes às intempéries, por isso são indicados para publicidades internas e externas. Mas com o aumento da conscientização ambiental, a popularidade dessas mídias está diminuindo em favor de alternativas sem PVC.
Este artigo analisa a reciclagem de banners de PVC e a pegada ambiental desse plástico para entender por que (e se) a sua empresa deve usar essas mídias atualmente.
Os banners de PVC podem ser reciclados?
Sim. Eles podem ser reciclados e transformados em novos produtos de PVC, como cones de trânsito, móveis de plástico e outros objetos sólidos. A reciclagem remove os plastificantes que tornam o PVC flexível, criando um reciclado de PVC sólido.
A Innotech, por exemplo, tem um esquema de reciclagem exclusivo para os seus clientes. A empresa entrega gaiolas de reciclagem aos seus parceiros de impressão, para que elas sejam preenchidas com resíduos. Em seguida, elas são coletadas a levadas a uma instalação onde os resíduos são separados e reciclados.
Se o PVC não for reciclado, pode ser incinerado, acabar em aterros sanitários ou ser descartado de maneira irresponsável no meio ambiente.
Quão fácil é reciclar lonas de PVC?
Os banners de PVC podem ser reciclados. Porém, o procedimento demanda instalações especializadas. O PVC deve ser separado da tela em um processo químico que libera o cloro contido no PVC (assim como os demais constituintes químicos).
O resíduo de PVC resultante tem uma composição diferente. Por isso, não pode ser usado para gerar novos banners de PVC sem que receba químicos adicionais, para devolvê-lo às especificações adequadas.
Os banners de PVC também são mais difíceis de reciclar do que o PVC sólido devido aos plastificantes adicionais que os tornam flexíveis. Esses plastificantes precisam ser separados do PVC, o que libera emissões nocivas.
Isso é diferente da reciclagem de PVC sólido, que é mais fácil de reciclar com mecanismos que trituram o plástico e geram em esferas recicladas.
Baixas taxas de reciclagem
Embora reciclável, o PVC não é amplamente reciclado. Chamá-lo de multiuso é falso devido ao baixo volume de reciclagem. No Reino Unido, por exemplo, apenas 18,6% do PVC foi reciclado nos anos de 2019 e 2020. Parte da razão por trás das baixas taxas de reciclagem é a viabilidade econômica. A reciclagem do PVC é custosa e apenas grandes recicladores investem no processo.
O PVC só pode ser reciclado uma vez
Outra questão sobre o PVC: o processo de reciclagem degrada o plástico a ponto de sua composição química mudar substancialmente. Por isso, dar-lhe uma segunda vida é o limite.
Com o PVC, o limite de reciclagem é de um ciclo. Isso mesmo: o PVC só pode ser reciclado uma vez. Isso é complicado para uma sociedade circular.
Praticamente todos os plásticos estão limitados à quantidade de vezes que podem ser reciclados, e o PVC está na extremidade inferior da escala de reciclabilidade.
Banners de PVC e o meio ambiente
O PVC é uma boa escolha para produtos que devem durar décadas, mas os banners de PVC geralmente são usados apenas por alguns meses.
O PVC é tão ruim assim?
O maior problema com o PVC é que ele não é biodegradável. Juntamente com os requisitos de reciclagem complexos e caros, isso significa que uma grande proporção de PVC chega aos aterros sanitários e ao meio ambiente.
Se não for reciclado, ao fim de sua vida útil, ele pode:
- Acabar em um aterro sanitário;
- Acabar no meio ambiente;
- Ser incinerado, liberando seus produtos químicos nocivos.
Se você está preocupado com esses cenários, usar banners sem PVC é a alternativa.
Mídias alternativas
Além das taxas de reciclagem serem baixas, o PVC pode ser reciclado apenas uma vez antes de se tornar inútil. Isso significa que todos os produtos de “PVC reciclado” chegam ao fim quando danificados ou desnecessários.
A alternativa é optar por banners sem PVC sempre que possível. Aqui estão as principais alternativas:
- Poliéster: é 100% reciclável e infinitamente reciclável (com processos químicos), tornando-o um material de circuito fechado;
- PET: é 100% reciclável, podendo ser reciclado pelo menos 10 vezes;
- PP: é 100% reciclável, podendo ser reciclado de 3 a 4 vezes. É um filme de exibição indicado para aplicações como sinalização ao ar livre e decoração de lojas.
Se você está preocupado com a pegada ambiental dos banners de PVC, escolher uma alternativa sem PVC é uma decisão a ser pensada.
Fonte: Graphicdisplayworld
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