Graphics One anuncia impressora Mutoh ValueJet 628MP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/10/2019
Equipamento estampa revestimentos de parede e embalagens

Equipamento estampa revestimentos de parede e embalagens

A Graphics One (GO), fornecedora californiana, anunciou que em novembro lançará no mercado internacional a Mutoh VJ-628MP, impressora inkjet indicada para aplicações especiais como revestimentos de parede.

De acordo com a GO, a VJ-628MP é uma versão especial da VJ-628 que inclui aquecedor direcional de ar e aquecimento da placa que fica por baixo dos substratos. Esses recursos melhoram a adesão e a cura da tinta de resina empregada pela máquina.

Com 60cm de largura, a VJ-628MP será vendida com dois conjuntos de cartuchos CMYK de 220ml. Além disso, ela rodará com uma versão especial do Wasatch SoftRIP, com recursos dedicados à produção de revestimentos de parede.

Dan Barefoot, vice-presidente de vendas e marketing Graphics One, declarou: “Estamos entusiasmados por ter a oportunidade de lançar a VJ-628MP nos mercados de impressos especiais. Temos entrado em mercados alternativos ao de grandes formatos”.

Fonte: Graphics One



Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2024
Algumas ações imediatas podem ser tomadas para melhorar toda a cadeia produtiva

Algumas ações imediatas podem ser tomadas para melhorar toda a cadeia produtiva

A sustentabilidade e a circularidade são imperativas na indústria têxtil, mas alcançá-las requer compromisso de todas as partes que compõem a cadeia produtiva — o que leva tempo. Além disso, a reciclagem de tecidos é um processo complexo que provavelmente levará tempo para ser completamente implementado.

Para que toda a cadeia produtiva adote as melhores práticas sustentáveis, algumas medidas imediatas podem ser tomadas. Uma delas é migrar para o processo de impressão digital sublimática: uma grande oportunidade no segmento de vestuário esportivo e da moda, mas também na sinalização e publicidade.

Como a impressão sublimática pode contribuir, a curto prazo, para os objetivos de longo prazo de sustentabilidade na indústria têxtil?

A impressão sublimática oferece a oportunidade de reciclagem, redução de desperdício de consumo de água e energia e diminuição do uso de poliéster virgem.

Na sublimação, pode-se utilizar o poliéster R, em vez do material virgem. Apesar de o poliéster R não ser o tecido mais sustentável, pois é baseado em petróleo bruto, esse substrato é uma escolha melhor do que o poliéster virgem. Essa escolha contribuirá para a redução dos gases de efeito estufa. A redução potencial de GEE da mudança para poliéster reciclado quimicamente é de 9,7 milhões de toneladas de CO2

No processo sublimático, pode-se utilizar papel reciclado. O papel é um exemplo perfeito da viabilidade da economia circular. As fábricas de papel mais avançadas atuam em toda a sua cadeia produtiva a partir de fontes oriundas de florestas certificadas e de fontes recicladas. Também reaproveitam a água implicada na produção (o reaproveitamento da água pode chegar a 98%).

A sublimação também reduz significativamente o consumo de energia e água, pois é um processo que não requer vaporização e lavagem, por exemplo.

Tudo isto resulta numa redução drástica do consumo de gás (40%) e do consumo de eletricidade (20%), de acordo com os valores recolhidos por estamparias com sede na Itália.

A sublimação têxtil, em comparando com a impressão têxtil dispersa, pode reduzir etapas de impressão (em 40%), consumo de gás (49,46%), consumo de eletricidade (21,41%) e consumo de água (99,02%).

A escolha da tinta adequada também é crucial para implantar uma cadeia produtiva sustentável. Para tanto, é preciso contar com um fornecedor certificado que revisa suas fórmulas constantemente, reduzindo os riscos ambientais de acordo com as constantes mudanças nas regras e normas de saúde e segurança dos produtos químicos perigosos. Em particular, as tintas da fabricante JK são produzidas conforme os regulamentos do GHS, de marcas MRSL e de parâmetros ZDHC MRSL L3 e Eco-Passport by OEKO-TEX®.

Por que escolher a impressão sublimática?

Como apontamos, a impressão em PET não é a escolha mais sustentável. As fibras naturais, como o algodão, são mais sustentáveis, sendo renováveis e biodegradáveis. Mas é fato que o poliéster é o mais utilizado na indústria da moda e têxtil, e não há hoje nenhuma outra fibra no mercado que possa absorver essa demanda, segundo a Textile Exchange.

Essa transição levará tempo, e o que a indústria de impressão têxtil pode fazer em pouco tempo é levar em consideração a sublimação; um processo sem água, curto e inteligente. Trata-se de uma solução pronta para uso que pode contribuir para a redução de gases de efeito estufa ao limitar a produção de PET virgem: considere que cada quilograma de poliéster reciclado mecanicamente representa uma redução nas emissões de GEE em mais de 70% em comparação com o poliéster virgem.

Encontramo-nos em meio a um momento desafiante, em que as necessidades ambientais são cada vez mais prementes. Embora toda uma cadeia de produção leve tempo para adaptar os seus processos e torná-los ecologicamente responsáveis, existem soluções, como a sublimação, que já estão disponíveis e oferecem uma resposta às necessidades de melhoraria de processos e sustentabilidade.

Fonte: Artigo produzido pelo JK Group



Alltak realizará treinamento de envelopamento de carros em setembro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/08/2016
Treinamento será realizado no dia 15 de setembro, na sede da Alltak, em Guarulhos

Treinamento será realizado no dia 15 de setembro, na sede da Alltak, em Guarulhos

A Alltak promoverá no dia 15 de setembro, das 8h às 17h30, um treinamento de envelopamento de carros em sua própria fábrica (rua Tamotsu Iwasse, 1273 - Vila Nova Bonsucesso - Guarulhos-SP).

Indicado a instaladores de nível básico e intermediário, o curso, ministrado por Thiago Sossai e desenvolvido pela Academia de Envelopamento Automotivo Alltak, tem como objetivo ensinar com técnicas exclusivas a envelopar com rapidez e eficiência, aumentar a velocidade do trabalho, desenvolver um fluxo de trabalho rápido e seguro e trabalhar áreas de recesso e peças complexas, como espelhos, cavidades, antenas etc.

As inscrições podem ser realizadas por e-mail ([email protected] ou [email protected]) ou por telefone (11 3988-5033). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito em três vezes. Há outras condições especiais de pagamento a serem consultadas diretamente com a Alltak. O treinamento garante também:

  • acesso ao conteúdo on-line (vídeos e apostila);
  • café da manhã e almoço;
  • certificado “Instalador Referenciado Alltak”;
  • ferramentas completas: porta-ferramentas, espátulas,magnetos, luva e estilete profissional;
  • kit de adesivos Alltak Tuning;
  • material didático.

Fonte: Alltak



Clicky