Fórum da feira Serigrafia Sign é grátis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/06/2017
Tendências, gestão, operação e mercado serão tópicos abordados no evento

Tendências, gestão, operação e mercado serão tópicos abordados no evento

A edição de 2017 da feira Serigrafia Sign será realizada no Expo Center Norte, entre os dias 12 e 15 de julho. Durante o evento, será realizado um fórum grátis sobre tendências em gestão, operação e mercado. A iniciativa tem o patrocínio da Aplike e da SPGPrints. De acordo com a organização, o fórum contará com palestrantes conceituados, temas inovadores e cases de sucesso, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos visitantes de diversos segmentos.

Para participar, é preciso fazer a inscrição por meio do link disponível no final da programação de cada dia do fórum. Porém, a inscrição garante lugar reservado, pois a preferência é por ordem de chegada. Caso o auditório não esteja completo até 10 minutos antes da primeira palestra do dia, ele ficará aberto para os visitantes da feira que quiserem participar. Além da inscrição, é necessário fazer o credenciamento prévio na feira.

No dia 12, às 14h, o fórum abre com um evento dedicado ao segmento têxtil, presidido por Eduardo Oliveira, arquiteto e fundador da Tergoprint. A programação conta com as palestras “Sign no design de interiores” e “Novos produtos em sublimação”, seguidas da apresentação de um caso prático sobre comunicação visual em tecido e de um painel de debate sobre a impressão digital têxtil, com a presença de Herculano Ferreira (diretor técnico da Artzoner), Felipe Sanchez (CEO da Global Química & Moda) e Fábio Tolosa Miranda (gerente de desenvolvimento de mercado têxtil da Epson).

O dia 13 será dedicado aos substratos, com a presença de Manoel Manteigas de Oliveira (diretor técnico da ABTG) como presidente de mesa. As palestras abordarão a utilização de vinis e acrílico na comunicação visual. Haverá um debate sobre as inovações em substratos flexíveis e rígidos com Elisa V. de Freitas (sócia e arquiteta da H2E Design), Humberto Domenighi (application expert da 3M) e Thiago Fabbrini (especialista em aplicações de impressão da HP). Para encerrando o dia, haverá um talk show mediado por Eduardo Yamashita (consultor na área de comunicação visual da EMY Solution), que contará com a presença de Carlos Dränger (CEO da Cauduro Dränger) e Carla Vendramini (designer na Formo Arquitetura e Design).

O dia 14 começará com a palestra e talk show sobre as tendências no mercado de impressão com Claudinei Simões de Sousa (diretor do jornal O Serigráfico) e convidados. Em seguida, a Profa. Dra. Paula Csillag (presidente da Associação Procor do Brasil) falará sobre comunicação em cores. Para encerrar, haverá uma explanação sobre precificação e custos com Wilson Giglio (consultor em gestão empresarial).

No último dia de feira, 15 de julho, o fórum começa às 10h30, com um painel dedicado aos empreendedores. As palestras, focadas em empreendedorismo e gestão, serão ministradas pelo Sebrae.

Fonte: Serigrafia Sign



Impressão 3D: carro conceito em homenagem a David Bowie

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/01/2019
“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

“Bowiemóvel”: exibido no Festival Automobile International

O legado de David Bowie, falecido em 2016, continua a reverberar no meio musical. Mas não só. Conhecida pela versatilidade, a obra do Camaleão do Rock também virou atração na indústria automobilística internacional. Isso porque um dos mais renomados designers do setor, Takumi Yamamoto, criou um carro conceito em homenagem ao cantor. O protótipo será exibido na FAI (Festival Automobile International), que ocorre em Paris, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Além de ter um design inovador, o veículo é o primeiro carro conceito impresso em 3D. Rémi Depoix, presidente da FAI, declarou: “É a primeira vez em nossa história de 34 anos que exibimos um carro totalmente produzido com impressão 3D. Estávamos ansiosos para apoiar este projeto e apresentá-lo como uma obra de arte, muito parecida com uma escultura”.

Veículo foi confeccionado com peças impressas em 3D de grande formato

O veículo foi impresso por uma Massivit 1800 na Marie 3D, especialista parisiense de protótipos e objetos tridimensionais. A empresa identificou que a impressão 3D era o único método viável para a confecção do carro conceito, devido à sua capacidade de produzir formas geométricas complexas. Os métodos tradicionais, como router CNC, tinham muitas limitações para concretizar a ideia de Takumi Yamamoto. Segundo o designer, o "Bowiemóvel" incorpora as principais características pessoais e físicas do cantor. O intrincado corpo externo do protótipo foi projetado com diferentes aspectos visuais e diversas perspectivas, e cristais foram empregados para refletir a mensagem lírica e musical de Bowie.

Philippe Marie, diretor executivo da Marie 3D, declarou: “Foi um desafio emocionante, que combinou arte e prototipagem. Gostamos especialmente do fato de que este projeto nos permitiu controle criativo completo. Este carro conceito expõe um método completamente novo de criação de protótipos por impressão 3D. Nosso objetivo agora é expor essa possibilidade à indústria automotiva”.

Assista aos detalhes da produção do "Bowiemóvel":

Fonte: Massivit



Como a web-to-print ajuda a fazer mais negócios na sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/08/2020
Ferramenta pode revolucionar a maneira como os birôs oferecem seus serviços

Ferramenta pode revolucionar a maneira como os birôs oferecem seus serviços

À medida que a economia volta a engrenar, após as quarentenas obrigatórias em função da pandemia de covid-19, as empresas de todos os setores começam a cogitar meios de prosperar. Em paralelo, percebem que seus modelos de operação devem mudar de acordo com os novos hábitos de consumo de seus clientes.

Para a indústria gráfica, três tendências se tornaram muito claras:

  • a presença da tecnologia digital;
  • o acesso remoro de informações;
  • a necessidade de reduzir custos operacionais.

É por isso que birôs e gráficas de todos os portes estão explorando e investindo em ferramentas web-to-print, através da qual as empresas podem disponibilizar suas ofertas por meio de sites personalizados. Elas podem receber pedidos online, independentemente da hora do dia, o que significa que podem ganhar dinheiro mesmo quando seus funcionários estão dormindo.

Para Greg Young, diretor da Infigo Software, desenvolvedora de soluções web-to-print, o momento é propício para adotar a tecnologia: “Pelas conversas que tive com os clientes, durante as quarentenas, ficou claro que eles agora veem a importância do on-line. A maioria nos contatou para obter orientação sobre como criar ou melhorar suas lojas on-line. Eles querem atender a essa demanda, oferecendo uma ótima experiência digital, possível com o web-to-print.”.

Com infraestrutura digital baseada em nuvem, o software web-to-print torna-se um núcleo de informações, estoque e pedidos de clientes, além de poder ser acessado e gerenciado remotamente, garantindo a continuidade dos negócios mesmo durante períodos de quarentena.

O web-to-print também permite a automatização, que reduz o número de pontos de contato e custos operacionais. Além de eliminar redundâncias e erros, também libera mão de obra. Essa economia de tempo permite que a equipe concentre-se em tarefas que trarão mais lucro para a empresa.

Por meio do web-to-print, as gráficas são capazes de atender aos desafios operacionais e às mudanças no comportamento de compra, amplificados pela pandemia de covid-19. Essa tecnologia ajuda a ampliar negócios, de novas maneiras, mesmo com uma força de trabalho reduzida ou remota

E o que procurar em um fornecedor de software web-to-print? Douglas Gibson, diretor-gerente da Infigo Software, responde: “A capacidade de automatizar, gerenciar e visualizar remotamente todos os aspectos das operações de impressão. No entanto, muitas empresas ainda não perceberam como é fácil implementar esses processos, com um investimento que se paga em meses”.

Fonte: Infigo Software

Tags: web-to-print,


Clicky