Edição 2022 do Fespa Fórum esteve em Blumenau e Curitiba

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/11/2022
Quinta edição do evento mostrou o papel da tecnologia digital no desenvolvimento da indústria atual

Quinta edição do evento mostrou o papel da tecnologia digital no desenvolvimento da indústria atual

O Fespa Fórum deste ano, promovido pela APS Eventos Corporativos, passou por Blumenau e Curitiba - dois polos importantes da impressão. As cidades sediaram palestras e conversas sobre a indústria e como ser mais lucrativo em cenários desafiadores.

Em ambas as cidades, Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, apresentou a palestra “Impressão Digital: uma indústria em constante evolução”. A ideia foi mostrar como a impressão é repleta de oportunidades, especialmente para as empresas que pensarem na evolução através da diversificação inteligente para agregar valor ao produto final.

Em Blumenau, Adriano Vieira, da Durst, mostrou como os novos desenvolvimentos do setor têxtil vêm oferecendo uma nova perspectiva ao setor. Também na cidade, Mauro Araújo e Adriana Moraes, da Mimaki, reforçaram as novas tecnologias de impressão digital têxtil desenvolvidas pela companhia.

Já em Curitiba, além da palestra de Keese, Luciana Andrade, diretora do Grupo GF, falou sobre como alavancar vendas. A especialista passou por diversos pontos, como os desafios atuais do mercado e falou sobre vender soluções.

Os participantes que estiveram no fórum ficaram satisfeitos com o conteúdo transmitido e com a possibilidade de conversar com especialistas da indústria.

O 5º Fespa Fórum teve o Patrocínio Ouro de Blips, Durst e Mimaki, o Patrocínio Prata de Alltak e Futurize, e os Patrocínios Bronze de Due, Eixo Print, Savie Mercan, SAi e Transfix, além dos importantes apoios da Siegep, Abigraf-PR e Abigraf-SC.

Fonte: APS Eventos Corporativos

Tags: Fespa Fórum,


Saiba como foi a primeira edição do Decor Wrapping

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/08/2018
Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Os campeões da 1ª edição do Decor Wrapping, que teve 65 equipes inscritas

Dentre as atrações com as quais os quase 37 mil visitantes puderam interagir na feira Serigrafia Sign 2018 (FuturePrint), o Decor Wrapping foi uma das mais destacadas. Iniciativa da Imprimax, a primeira edição do campeonato de adesivação decorativa atraiu centenas de profissionais e curiosos da área. Do lançamento à realização, o concurso levou apenas três meses. Nesse curto período, foram recebidas inscrições de 65 equipes de todo o país – volume alto e até inesperado pela organização. Das dezenas de inscritos, oito foram selecionados para colocar suas habilidades em prática durante o evento, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo.

A Imprimax tomou a iniciativa de criar o campeonato de adesivação decorativa após estudar e analisar certas tendências do mercado nacional de comunicação visual. Entre elas, a escolha de muitos profissionais pelos serviços de decoração, com maior valor agregado e entrega mais rápida. O concurso também foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a visibilidade do segmento, não só entre os próprios adesivadores, mas entre arquitetos e designers de interiores.

Duplas de adesivadores tiveram de instalar vinis em ambientes que simulavam cômodos

O campeonato foi dividido em duas categorias. Uma delas, a Decor Fast, avaliou a rapidez dos aplicadores. Mais simples, bastava que o interessado se inscrevesse durante o evento para colocar em prática sua celeridade. A mais “fast” da competição foi Dayane Chagas, de Quirinópolis (GO), que levou um montante de 1.500 reais em produtos Imprimax. Na outra categoria, a Decor Wrapping, os participantes tiveram de se inscrever antecipadamente e apresentar seu portfólio para análise dos organizadores. Os selecionados competiram em etapas que demandaram trabalhos mais complexos, cujos resultados foram avaliados segundo critérios técnicos e rigorosos, sobretudo em instalação e acabamento. Os juízes foram zelosos na análise de falhas como bolhas, vincos, rasgos, deformação dos materiais, enquadramento e casamento mal executado das imagens.

A avaliação dos trabalhos ficou por conta dos jurados e consultores Wagner Oliveira e Eduardo Yamashita. Outra bancada, composta pelos arquitetos Diego Stuchi e Pamella Resende, analisou os materiais usados pelos competidores, que tiveram de selecioná-los antes das aplicações. Caso mudassem as mídias durante a prova, os aplicadores perderiam pontos.

Juízes fizeram avaliações meticulosas dos trabalhos já concluídos

As baterias classificatórias ocorreram nos três primeiros dias do campeonato. No quarto e último dia, foi a vez da final, da qual as adesivadoras da Artimax Gráfica e Comunicação Visual, Aline Taine Guaiume e Priscilla Ferreira Gomes, sagraram-se campeãs (leia entrevista). As vencedoras foram premiadas com um conjunto de produtos Imprimax no valor de 10 mil reais, uma plotter de recorte da Mimaki e mil reais da Exfak. O segundo lugar ficou para a equipe dos envelopadores Marcos Alvim e Alex Maia, de Arujá (SP), que ganharam produtos da Imprimax e 500 reais. Já o terceiro posto foi ocupado por Bismarkis Santos e André Alves, de Santos (SP), que também levaram mídias da Imprimax e 250 reais da Exfak.

Igor Paiva, gerente de marketing da Imprimax, estava exultante: “Todos os competidores estão de parabéns. As campeãs cresceram durante a competição. Elas foram bem organizadas e fizeram boas composições. As disputas foram justas, e elas ganharam por pouca diferença da equipe vice-campeã. As técnicas de aplicação delas ajudaram muito e o entrosamento da dupla foi um diferencial, assim como a boa análise dos materiais que utilizaram”.

Categoria Decor Fast revelou aplicadores ágeis

Bem-sucedida, a primeira edição do Decor Wrapping dá impulso para o segundo ano do evento. Os organizadores prometeram uma competição ainda mais emocionante para 2019. As regras também receberão uma revisão, para tornar as disputas ainda mais claras e competitivas.

Paiva concluiu: “Gostamos muito resultado. Por isso, já fechamos a próxima edição com a Serigrafia Sign. Também vamos realizar uma etapa regional durante a feira Signs Nordeste, em Fortaleza, em outubro de 2019. O Decor Wrapping foi muito bom para a Imprimax, que é a idealizadora, e para os patrocinadores e parceiros, como a Mimaki e a Exfak, que também trabalham para desenvolver ferramentas para o segmento”.



Kiian cria divisão de tintas digitais para o mercado industrial

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/03/2014

Kiian Specialty será oficialmente anunciada na feira InPrint 2014

Kiian Specialty será oficialmente anunciada na feira InPrint 2014

A Kiian, fabricante de tintas digitais, informou recentemente que lançará uma nova divisão fabril, a Kiian Specialty, com foco na produção de insumos para o mercado industrial.

Fabio Festorazzi, CEO da Kiian, comentou: "A Kiian já produz tintas para estamparia têxtil digital. A criação dessa nova divisão vai ao encontro dos nossos objetivos de melhor atender nossos clientes do ramo industrial, dando mais foco nas necessidades deles".

O executivo também falou sobre os planos da empresa para 2014: "Vamos aumentar a linha de tintas têxteis. Para o mercado industrial, estamos desenvolvendo uma série de iniciativas tecnológicas e comerciais que certamente darão impulso aos nossos negócios".

Fonte: Output Magazine



Clicky