Feira sediará a 5ª edição da Fespa Digital Textile Conference
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2019
Criada em 2015, a Fespa Digital Textile Conference terá espaço garantido na programação de congressos gratuitos da Fespa Brasil 2019, feira que ocorre de 20 a 23 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Reservada para o dia 22 de março, a conferência tratará de todas as facetas do segmento de impressão digital têxtil: moda, decoração, sinalização e outras.
O crescimento do têxtil foi um dos pontos observados na Fespa Print Census, pesquisa sobre o mercado de impressão digital. Entre as entrevistadas, 56% das empresas de estamparia têxtil afirmaram que investiram em digital e mais 19% planejam investir nos próximos dois anos.
A Digital Textile Conference mostrará um panorama do segmento, com especialistas destacando tendências, novos conceitos e possibilidades de mercado.
O visitante, além do conteúdo adquirido no congresso gratuito, poderá acompanhar dentro da Fespa Brasil 2019 uma série de expositores de equipamentos e soluções para a estamparia digital.
Fonte: Fespa Brasil
Tech Service lança impressora TS-1800
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015
A Tech Service Print, fornecedora nacional de equipamentos para comunicação visual, anunciou o lançamento da TS-1800, impressora digital ecossolvente com 1,8m de largura.
Segundo a empresa, a máquina pode ser equipada com uma ou duas cabeças Epson DX5, para trabalhar nas velocidades de 20m²/h (modo Draft), 15m²/h (Fast), 12m²/h (Quality) ou 10m²/h (High Quality).
Com paleta de cores CMYK, a máquina dispara gotas de 7, 14 e 21 picolitros e imprime na resolução de 1440dpi. Além disso, inclui o software Photo PRINT 6.1.
Fonte: Tech Service
SAi esclarece dúvidas sobre gerenciamento de cores para grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/02/2019
Gudrun Bonte, vice-presidente de gerenciamento de produtos da SAi, desenvolvedora de aplicativos dedicados a impressão de grande formato, responde a algumas das perguntas mais corriqueiras sobre gerenciamento de cores.
Quais ferramentas de gerenciamento de cores a SAi oferece para grande formato? Descreva os produtos e como usá-los.
O Flexi, software RIP da SAi, inclui um conjunto completo de ferramentas para criação de perfis, capazes de guiar os birôs por todo o processo. O SAi Flexi também tem ferramentas para automatizar o Pantone e para fazer correspondência manual de cores especiais.
Como o aplicativo se diferencia da concorrência?
A SAi se diferencia ao tornar mais fácil o gerenciamento de cores para as pessoas sem experiência. O Flexi também é o único RIP de perfis para grande formato disponível hoje por assinatura. Por apenas 50 dólares por mês, os bicôs podem ter um RIP completo.

Com quais sistemas de cores o Flexi trabalha?
O Flexi funciona perfeitamente com perfis ICC compatíveis. Ele também se integra perfeitamente às bibliotecas online de perfis dos fabricantes de impressoras. Isso significa que os birôs só precisam colocar a mídia na impressora e o Flexi carregará automaticamente o perfil da biblioteca do fabricante do equipamento.
Além dos perfis de cores, quais opções estão disponíveis para os birôs que desejam aprimorar o gerenciamento de cores?
Qualquer birô que leve a sério a comunicação de cores precisa ter um dispositivo de medição de cores. Ferramentas como o Color Muse fazem medições precisas de cores especiais e também comparam cores impressas. Esses dispositivos portáteis custam menos de 100 dólares e suas medições podem ser usadas no software RIP para as correspondências. A maneira mais eficaz de os birôs poderem aprimorar suas habilidades de gerenciamento é por meio de treinamentos profissionais. O software pode facilitar o processo, mas o treinamento ajuda os profissionais envolvidos a entender como comunicar cores com os clientes e como implementar um fluxo de trabalho completo.
Quais são as atuais expectativas dos clientes dos birôs?
Os compradores de impressão estão mais cientes e exigentes. Querem que suas cores combinem nas mais diversas mídias. Os compradores de impressão querem cores mais consistentes e são mais propensos a trocar de birô para obter esse resultado. Muitos compradores de impressão sabem quais cores devem estar em seus produtos. Isso significa que a comunicação de cores e a antecipação clara das expectativas se tornaram mais importantes. Ou seja, os birôs precisam estampar corretamente e também se comunicar de forma inteligente com os seus clientes.

Quais são os maiores desafios que os birôs enfrentam para atender tais expectativas?
Sem treinamento ou processo formal de gerenciamento de cores, os birôs podem ter muita dificuldade para obter consistência de cores. Controles de processo, como a Calibração G7 e a simulação de perfis, tornamra-se importantes para os trabalhos mais complicados. É muito difícil obter cores precisas e consistentes sem o uso dos perfis ICC correspondentes às mídias usadas. Portanto, corrigir esse problema tornará o gerenciamento de cores mais fácil. É por isso que os birôs estão investindo na criação de seus próprios perfis.
A crescente variedade de mídias de grande formato aumenta a necessidade de ferramentas de gerenciamento de cores? Por quê?
Os princípios básicos do gerenciamento de cores são os mesmos, independentemente da mídia. No entanto, fazer a correspondência de cores em diferentes tipos de mídias e tintas é muito difícil sem o gerenciamento.
Como as ferramentas de gerenciamento de cores se adaptaram para oferecer suporte a uma variedade maior de mídias?
A nova geração de dispositivos de medição de cores tornou muito mais rápido e fácil perfilar mídias transparentes e têxteis. Esses dispositivos são investimentos caros, mas reduzem drasticamente o desperdício. Ferramentas de perfil de cores se tornaram muito mais fáceis de operar. Por exemplo, a versão mais recente do Flexi inclui um assistente que guia o usuário iniciante na confecção de perfis. Ele também inclui ferramentas de comparação e relatório, para ajudar os birôs a comunicar melhor sobre as cores com seus clientes.
-
Tintas UV LED da Agfa angariam o selo Greenguard Gold
-
Sem tempo para morrer, James Bond aparece em outdoor digital
-
Roland DG Brasil lança série de impressoras TrueVIS SG2
-
Sinalização digital com reconhecimento facial foi usada em ação na Austrália
-
Tintas da swissQprint recebem certificação Greenguard Gold
-
DuPont apresenta nova tinta pigmentada para estamparia têxtil digital
-
Durst lança impressora Rho 2500
-
HP investirá 200 milhões de dólares em desenvolvimentos de tintas aquosas
-
Fórum da Fespa chega à sua quarta edição
-
GQM apresenta novo agente químico para estamparia digital
-
Pantone escolhe a cor de 2020
-
Nova impressora inkjet estampa diretamente objetos planos e redondos
-
Tintas UV LED da Agfa angariam o selo Greenguard Gold
-
Akad lança impressora solvente Novajet Power 500i
-
Nova moldura ultrafina de suporte de tecidos impressos
-
Sem tempo para morrer, James Bond aparece em outdoor digital
-
SH Decor é nova linha de vinis adesivos para decoração
-
4Tex: nova fornecedora de soluções para estamparia têxtil
-
Imprimax amplia linha de vinis Gold Protect Gloss
-
Software CreativeStudio será atualizado no início de 2020
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Envelopamento líquido: como aplicá-lo em seu carro (passo a passo)