Feira FuturePrint 2023 recebeu mais de 40.000 visitantes

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/08/2023
Próxima edição ocorrerá de 10 a 13 de julho de 2024, no Expo Center Norte

Próxima edição ocorrerá de 10 a 13 de julho de 2024, no Expo Center Norte

A 31ª edição da feira FuturePrint, realizada entre os dias 12 e 15 de julho, no Expo Center Norte (São Paulo), reuniu mais de 40.000 visitantes e 600 marcas de diversos países, como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Japão, China, entre outros.

A cobertura da edição contou com a presença de mais de 100 jornalistas de diversos veículos de imprensa.

Eventos paralelos

Além da exposição, os visitantes puderam participar de treinamentos e palestras no Fórum FuturePrint, Sublimação em Ação, Serigrafia em Ação e Talks FutureTêxtil. Entre os temas abordados nas palestras, estavam gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e marketing. Também foram contempladas questões atuais como a utilização de I. A. (Inteligência Artificial) no segmento têxtil e de personalizados.

A FuturePrint também ofereceu um espaço exclusivo para auxiliar empresas expositoras e visitantes a encontrarem as melhores condições de financiamento, através da Sala de Crédito. Coordenada por José Roberto Damasceno, da Fiesp Micro, Pequena e Média Indústria, a Sala de Crédito, que é uma iniciativa com o apoio institucional da Fiesp, Abigraf, Sebrae e Senai, reuniu seis agentes financeiros com o objetivo de orientar e apoiar as empresas interessadas em adquirir equipamentos e insumos para seus negócios, com taxas e simulações adequadas às necessidades de cada empresa, além de fornecer atendimento empresarial e orientações de gestão.

A feira também comportou a 4ª edição do Decor Wrapping, campeonato de envelopamento, que reuniu 32 competidores que passaram por desafios utilizando a criatividade e a agilidade. A iniciativa foi uma realização da Imprimax e premiou Henrique Carias Araújo (1º lugar), André William Alves Evangelista (2º lugar) e Rafael Crispim Gomes (3º lugar).

ESG

Preocupada com o desenvolvimento sustentável do mercado, a FuturePrint incorporou a agenda ESG em suas práticas e ações, alinhadas aos ODS da ONU, especificamente os ligados aos temas “Educação de Qualidade”, “Indústria, Infraestrutura e Inovação”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Consumo e Produção Responsáveis”.

Na edição de 2023, seguindo as iniciativas ESG, vale destacar a celebração de expositores que aplicaram conceitos sustentáveis em seus espaços dentro do evento, laureando-os com o Prêmio Estande Sustentável. Os vencedores foram:

  • Flexmag e Bogdan (Categoria Verde – Até 20m²);
  • Plastireal e P4Mix (Categoria Amarelo – de 21 a 49m²);
  • HP do Brasil e Next Eventos (Categoria Azul - 50 a 99m²);
  • Imprimax e Projetando Eventos (Categoria Branco – Acima de 100m²).

A organizadora do evento, Informa Markets, ocupa o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e promove um programa amplo de metas para incorporar a sustentabilidade em todos seus eventos e incentivar os clientes a fazerem o mesmo. Iniciativas como a reutilização de carpetes, práticas de eficiência energética, produção de materiais impressos somente em papéis com certificação FSC, suporte a pequenos empreendedores e mitigação da geração de resíduos são apenas algumas das medidas adotadas.

Embaixadores

Fortalecendo a integração com o setor e dando visibilidade ao mundo digital, a feira trouxe um time de embaixadores formado pelos profissionais mais conhecidos do mercado nas redes sociais, para trocar experiências e interagir com os visitantes em um lounge exclusivo. Entre os convidados estiveram Nascimento Rocha, Flávio Santos, Rodrigo Machado, Poli Freire, Márcio Strama, Matheus Cosso, Rafael Ahmann, Marksuel, Mila Sanchez, Nilson Tsuji, Pedro Henrique, Fabiana Rodrigues, Rafael e Thaís, Kleber Eccher, Luana Dias, Judah Adonai e Mayara Calderone.

Fonte: Futureprint



Projeto de envelopamento de iate bate recorde

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2015

Modelo de iate envelopado pela Wild Group International

Modelo de iate envelopado pela Wild Group International

A Wild Group, empresa norte-americana especializada em comunicação visual de veículos náuticos, bateu um novo recorde. Recentemente, o grupo envelopou um iate do modelo 68m Motor Yacht Aviva. Trata-se da maior embarcação desse tipo já envelopada.

Para o trabalho, foram utilizados materiais da fornecedora alemã Farben. A aplicação, realizada em Miami, nos EUA, levou três semanas para ser concluída.

Greg Hoar, diretor da Wild Group, declarou: "As novas películas e foils da Farben ofereceram um acabamento superior ao que vemos no mercado atualmente. Ficamos muito animados com esse projeto. Espero que ele mostre a outros proprietários de iate os benefícios do envelopamento e dos produtos da Farben".

Wild Group International é especializada em personalização de veículos náuticos

Wild Group International é especializada em personalização de veículos náuticos

Fonte: Large Format Review



Xaar passa a atuar na área de impressão 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/12/2016
Fabricante montou novo centro de pesquisa e equipe dedicada aos negócios de impressão 3D

Fabricante montou novo centro de pesquisa e equipe dedicada aos negócios de impressão 3D

A Xaar, fabricante de cabeças inkjet, anunciou o centro Xaar 3D, com base em Nottingham, Reino Unido. Trata-se de uma nova instalação, que será inaugurada em janeiro de 2017 e fornecerá equipamentos de impressão 3D. A equipe dedicada ao segmento será liderada pelo professor Neil Hopkinson.

Hopkinson, que inventou a tecnologia High Speed Sintering (HSS), juntou-se a Xaar em março de 2016 para desenvolver os negócios de impressão 3D da empresa. A HSS emprega cabeças inkjet e aquecedores infravermelhos na fabricação, em altas velocidades, de produtos de materiais com base de pó de polímero. Segundo a Xaar, é uma tecnologia indicada para empresas que procuram usar impressão 3D.

Desde que se juntou à Xaar, Hopkinson tem montado sua equipe, contratando gerentes de projeto. O time de Nottingham se concentrará no desenvolvimento de materiais e aplicações. Além disso, um grupo de engenheiros que trabalham em Copenhague, na Dinamarca, fornecerá informações sobre desenvolvimento de projetos e processos, para ajudar a Xaar a comercializar equipamentos com tecnologia HSS.

Doug Edwards, CEO da Xaar, declarou: “A impressão 3D é parte importante dos nossos planos para aumentar as vendas da empresa para 220 milhões de livras até 2020. Nossos investimentos nas equipes de Nottingham e Copenhague expandirão significativamente nossa capacidade neste setor, permitindo-nos alcançar nossos planos de crescimento”.

Fonte: Xaar