eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2025
A fabricante eurolaser GmbH apresentou a máquina de corte a laser L-1200, com o sistema de câmera POSITION+, que possibilita o processamento automatizado e de alta precisão de tecidos impressos.
Corte preciso para tecidos
O uso da tecnologia a laser proporciona inúmeras vantagens. O corte é sem contato, portanto sem distorções, com o laser CO2 que produz bordas de corte precisas e seladas, evitando o desfiamento de tecidos sintéticos e garantindo um acabamento de alta qualidade. Isso é especialmente importante para tecidos impressos, pois o corte a laser permite ajustes de contorno precisos sem distorcer ou danificar o material.
Automação
O sistema de corte a laser L-1200 foi desenvolvido para o processamento contínuo de material em rolo. O sistema de alimentação automática assegura um processo de produção contínuo. Um destaque é o sistema de câmera POSITION+, que realiza a varredura de toda a área de processamento em apenas alguns segundos. Ao reconhecer marcas de registro e padrões, o sistema adapta o processo de corte de forma precisa ao design. Isso possibilita o ajuste de padrões e cortes de alta precisão, mesmo em tecidos esticados ou deformados - vantagem decisiva para os fabricantes de moda e vestuário esportivo.
Panelização
O software LaserScout maximiza a utilização do substrato ao organizar de forma otimizada os caminhos de corte na superfície disponível. Isso diminui o desperdício de material e reduz os custos de produção.
Reconhecimento automático de trabalhos
Ao ler automaticamente QR codes ou códigos de barras, o sistema reconhece os dados de corte apropriados e os fornece sem a necessidade de intervenção manual. Isso reduz erros de produção e acelera os processos de trabalho, especialmente em casos de mudança de designs ou produção em pequenas tiragens.
Fonte: eurolaser
Impressora digital (grande formato): dicas para escolher a ideal
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012
Não, escolher uma impressora digital não é fácil. O empresário, além de correr inúmeros riscos ao investir num equipamento, depara com centenas de modelos, entre novos e usados, na hora de adquirir a máquina. O assédio dos fornecedores é grande. A concorrência é acirrada. Então, o que fazer para acertar — ou diminuir as incertezas — na hora de escolher a impressora? O InfoSign mostra algumas dicas rápidas, mas não rasteiras, principalmente para os empresários iniciantes.
Conheça a sua clientela
Comprar uma nova impressora para quê? Fazer e responder a essa questão é o primeiro passo. A sua empresa tem essa necessidade para atender quais clientes e demandas? Se você não souber, corra imediatamente atrás dessas informações. Quanto mais foco e clareza você tiver, melhor. Há muitas possibilidades de aplicações. E saiba que não existe uma impressora que dê conta de todas elas.
A verba que você dispõe para o investimento
Ok, você já conhece o seu foco. Por exemplo: estamparia e personalização de tecidos. Ao saber disso, você naturalmente vai restringir as suas possibilidades de investimento (o que aumenta as suas chances de acerto). Porém, há outras limitações, como o montante que a sua empresa dispõe para o investimento.
E mais: não pondere apenas o preço da máquina. O investimento vai além: há gastos com periféricos (no-break e computador, por exemplo) e instalação (aterramento, ar condicionado, sala de impressão, entre outros). Se você dispõe de 50 mil reais, por exemplo, gastará aproximadamente 20 mil reais para a correta acomodação do equipamento. O restante do valor fica para a impressora (esse é apenas um exemplo; há muitos outros).
Conheça as impressoras e as tecnologias agregadas
Aprenda o máximo possível sobre impressoras digitais e suas aplicações. Aos olhos do leigo, parece não haver muita diferença entre as tecnologias UV e látex. Mas quem as conhece a fundo sabe que ambas têm características bem particulares.
É fundamental dominar informações sobre dispositivos, auxiliares, periféricos, softwares, tipos de tintas, sistemas de alimentação de substratos, entre outros elementos essenciais de uma impressora. Saiba, também, que a tecnologia digital está em evolução constante e que as máquinas entram em rápida defasagem. Portanto, use mídias, como o InfoSign, para conhecer mais a tecnologia e se manter atualizado.
Conheça o mercado: fabricantes, distribuidores, concorrentes e parceiros
Procure empresas com as quais você possa fechar uma parceria. Tenha em vista que a compra de uma impressora não envolve apenas a negociação, mas também toda uma série de atividades pós-venda, como entrega, instalação, assistência técnica entre outros serviços.
Busque conhecer empresas que tenham credibilidade e solidez. Para tanto, consulte empresários que já adquiriram impressoras digitais. Colha informações. Não hesite em ir aos show rooms das fornecedoras. Converse com os vendedores e técnicos. Visite feiras de negócios e eventos nos quais você possa ter contato com profissionais da área, além de poder ver as impressoras em ação.
Esko lançará mesas de corte na Fespa 2014
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/04/2014
A Esko, fabricante de equipamentos para comunicação visual, estará presente na Fespa 2014, que acontecerá de 20 a 23 de maio, em Munique (Alemanha). No estande da empresa, os visitantes poderão ver a nova linha de mesas de corte Kongsberg V-Series.
Indicada para empresas de sinalização, embalagem e comunicação visual, a nova série é composta por dois equipamentos de diferentes configurações técnicas.
Armand Gougay, vice-presidente da Esko Europa, declarou: "Na Ásia, onde testamos inicialmente as novas mesas, tivemos uma grande demanda pelos equipamentos. Agora, estamos ampliando nossa produção para disponibilizar esses novos modelos em todos os canais Esko".
Fonte: Large Format Review
-
Durst finaliza fusão com a Aleph e cria novo polo têxtil
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
Mercado global de sublimação deve atingir 15,2 bilhões de dólares até 2029
-
Podcast: Estamparia Têxtil Digital
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
Durst finaliza fusão com a Aleph e cria novo polo têxtil
-
HP lança hub de automação para impressão
-
NUtec Digital Ink expande tintas fluorescentes sublimáticas
-
Polyprint lança Filmjet nos EUA
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual