Potencialidades da impressão UV em madeira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2022
A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

A UV pode imprimir diretamente madeiras usadas em diversos segmentos e aplicações

As indústrias estão expandindo suas ofertas de produtos baseados em madeira, que podem ser decorados ou estampados com tecnologias de corte e gravação a laser, pinturas manuais, decalques de vinis adesivos ou uma combinação dessas técnicas. Mais recentemente, a impressão UV também tem sido utilizada como solução rápida e econômica para criar estampas de alta qualidade em uma variedade de substratos compostos por madeira.

Revestido e não revestido

Bétula, carvalho, bordo, cedro, nogueira, bambu, madeira compensada: há diversas opções com diferentes tons de cores e densidade. E como essas madeiras ficam depois de receberem imagens de impressoras UV? A madeira revestida é uma ótima superfície para impressão porque obstrui os grãos e fornece uma ótima superfície colorida. Em alguns casos, como na decoração de casas e escritórios, é necessário aplicar uma camada de cor base (incluindo as laterais). Esse revestimento pode ser aplicado com laca, tinta (pintada à mão ou pulverizada), laminada ou mesmo impressa em UV com tinta digital branca.

Recomenda-se aplicar uma camada de verniz transparente para obstruir os poros da madeira, antes de aplicar a impressão UV. Isso evita que as cores “sangrem” e garante uma superfície lisa e consistente para imagem, além de manter a aparência rústica sem sacrificar a qualidade das estampas.

Tipos diferentes de madeira podem receber imagens estampadas por UV

Gravação a laser

O corte a laser depois da impressão UV não danifica a tinta na madeira. Porém, a maioria dos usuários opta por cortar o substrato e, depois, imprimi-lo; para obter uma boa cobertura nas bordas. Também é possível combinar técnicas de laser para adicionar texturas e cores aos produtos de madeira.

Técnicas

Alguns materiais são muito finos e sensíveis para a gravação a laser e, ao serem submetidos a esse processo, podem avariar ou queimar. Como alternativa, pode-se aplicar a impressão UV para obter a aparência desejada. Por exemplo: as folhas de convite podem ser estampadas com um tom marrom que simule o efeito conferido pelo laser.

UV pode simular grafismos reproduzidos por gravadoras a laser

Segmentos que usam UV em madeira

- Indústrias: muitas indústrias, de vários segmentos, oferecem produtos de madeira que podem ser decorados digitalmente.

- Casamentos e eventos: nesse mercado, a madeira pode ser utilizada de várias maneiras criativas. Placas de madeira são muito populares. Os dias do casamento são alguns dos mais memoráveis da vida de muita gente, e os itens personalizados remetem a esses dias. Um letreiro personalizado, uma moldura ou até mesmo uma fotografia do casal podem agradar aos noivos e convidados.

- Brinquedos e jogos: alguns dos itens infantis mais lindos e atemporais são de madeira. Quebra-cabeças e jogos podem se tornar uma lembrança querida. Usando a impressão UV, pode-se personalizar imagens que resistam ao tempo.

- Decoração: a impressão UV abre uma maneira nova de personalizar itens de madeira para o lar. Porta-retratos, porta-copos, prateleiras de vinho e fotos impressas diretamente em madeira são itens que podem transformar casas e escritórios.

Fonte: LogoJET



Mutoh lançará equipamento de impressão direta em tecidos na ITMA 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/11/2015
VJ-1938TX tem 1.9m de largura e imprime diretamente em tecidos

VJ-1938TX tem 1.9m de largura e imprime diretamente em tecidos

A Mutoh, fabricante de equipamentos para comunicação visual, estará presente na ITMA 2015, feira têxtil internacional que ocorre entre os dias 12 e 19 de novembro, em Milão, Itália. Para o evento, a empresa promete lançar a ValueJet (VJ) 1938TX, impressora de grande formato para estamparia têxtil digital.

Desenvolvida no Japão, a VJ-1938TX imprime diretamente em tecidos (algodão, seda, rayon, tecidos de fibras mistas), apresenta 1,9m de largura e emprega duas cabeças de impressão escalonadas. A máquina é indicada para produção de peças de vestuário, estofamento, moda, decoração, bandeiras, entre outras aplicações.

A VJ-1938TX pode trabalhar na velocidade máxima de 40m²/h (em qualidade de produção) ou na resolução máxima de 1440dpi, disparando gotas de tintas com volumes variáveis. O sistema de alimentação de substratos possibilita a impressão em ambos os lados das mídias.

O sistema de tensionamento frontal e traseiro e o take-up permitem o trabalho com rolos de até 100kg, adequado para tecidos fechados, abertos e elásticos.

Segundo a empresa, a VJ-1938TX pode empregar tintas pigmentadas à base d’água, tintas dispersas e até tintas sublimáticas da série Mutoh DS2. A fixação dos insumos é realizada por meio de calor e o pós-tratamento não utiliza água.

Fonte: Mutoh



Photoshop Conference 2018 será em Campinas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/05/2018
Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de maio

Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de maio

Considerado o maior evento de Photoshop na América Latina, o Photoshop Conference 2018 ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio, no Teatro Shopping Iguatemi, em Campinas (SP).

Segundo os organizadores, a edição 2018 do Photoshop Conference oferecerá ao congressista três dias de imersão total no aplicativo. O profissional terá acesso a um conteúdo atual de técnicas, fusões, fotografia e design. Além disso, antes do evento, serão disponibilizados tutoriais e conteúdos exclusivos aos participantes.

Quinze instrutores ministrarão palestras sobre técnicas práticas e ferramentas que objetivam aprimorar a qualidade e agilizar o fluxo profissional do editor de imagens. Para completar, serão realizados cinco Estúdios ao Vivo, nos quais fotógrafos renomados apresentam, em tempo real, seus trabalhos da captura à fusão de imagens.

Em 2018, o evento contará com os seus instrutores Getulino Pacheco (especialista em ilustração), Erica Dal Bello (fotógrafa) e Alexandre Keese (mestre em Photoshop e idealizador do evento). Os fotógrafos Brasilio Wille, Rodrigo de Magalhães e Tomás Arthuzzi também mostrarão suas habilidades.

O esperado Estúdio ao Vivo com o Grupo Luz, no encerramento do Photoshop Conference, está confirmado e contará com especialistas em ilustração, design e edição de imagens, como Lucas Rosa, Junior Rocha, Ricardo Moreira, Wend Taylor, Luciano Araújo e Alexandre Raad.

Em paralelo ao evento, ocorrerá uma nova edição do Adrenalina Pura by Wacom, competição em que o congressista pode apresentar seu trabalho no palco do evento para promover seus trabalhos.

Para celebrar os 15 anos de história, uma festa também está programada. Com realização de APS Marketing de Eventos e Grupo PhotoPro, o Photoshop Conference 2018 tem patrocínio de Adobe, PNY PRO e Wacom. Os apoiadores são: APP Campinas, Azael Bild, ComunidadeWeb, DesignCafeinado, Papo de Fotógrafo, Quarto Criativo e TV Photoshop.

Fonte: APS Marketing



Clicky