Entrevista: Yeda Monteiro, gerente de negócios da feira FuturePrint

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/06/2022
Yeda Monteiro fala sobre a edição presencial da Feira FuturePrint em julho

Yeda Monteiro fala sobre a edição presencial da Feira FuturePrint em julho

Depois de um hiato inédito de dois anos, a FuturePrint volta, em 2022, ao presencial — mais precisamente entre os dias 20 e 23 de julho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Essa interrupção, causa pela pandemia, reprimiu uma demanda do público e dos expositores que, agora, será atendida com entusiasmo inequívoco. Será a “melhor edição de todas e temos sentido essa animação também no mercado”, confirma exultante a gerente de negócios da feira, Yeda Monteiro, entrevistada pelo portal InfoSign.

A executiva falou sobre o que os visitantes podem esperar da feira em 2022. São pelo menos 600 marcas expostas num espaço de 30 mil m², em quatro dias de evento, que reunirá milhares de profissionais das áreas de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil.

Além de ver de perto as principais novidades e tecnologias do setor, os visitantes poderão participar de eventos paralelos gratuitos, oferecidos pela Informa Markets, organizadora da feira, com o intuito de prover conteúdos técnicos e gerenciais para quem quer começar ou aperfeiçoar negócios no mercado. Esses serviços também são oferecidos, ao longo do ano todo, na plataforma digital, a FuturePrint Xperience, que foi desenvolvida em 2019 e segue ativa.

Para os visitantes que estiverem em julho no Expo Center Norte, a organizadora garantirá ótimo acolhimento e cuidado: A Informa Markets seguirá todos os padrões internacionais de saúde que levam em conta protocolos de órgãos competentes e governamentais, com o fim de garantir um evento seguro e sem riscos.

InfoSign: O que o visitante pode esperar para essa volta da feira presencial em julho de 2022?

Yeda: A FuturePrint sempre foi o grande momento de encontro do nosso setor, onde as grandes novidades são lançadas, muitos negócios são feitos, o networking é intenso e a troca de conhecimento ocorre como em nenhum outro lugar. E estamos trazendo isso de volta neste ano. Na verdade, estamos preparando um evento para que tudo isso que não pôde acontecer desde a última edição em 2019, aconteça de uma forma ainda mais grandiosa. Nosso objetivo é fazer um evento inesquecível, a melhor edição de todas e temos sentido essa animação também no mercado. Os expositores estão chegando com muitas novidades, nossos fóruns estão com muito conteúdo e com palestrantes de primeira linha, e toda a estrutura do evento está projetada para receber todos com muita segurança e conforto para realmente proporcionarmos essa experiência inesquecível que desejamos. São 30 mil m² de evento prontos para oferecer o melhor e as principais novidades a todos os profissionais dos mercados de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil

Quantos e quais tipos de expositores encontraremos na feira desse ano?

Acredito que não seja exagero dizer que na FuturePrint é possível encontrar praticamente tudo para os mercados de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil. Afinal, são mais de 600 marcas expondo na feira! Desde maquinários, até insumos, ferramentas e uma série de serviços para esses setores estão presentes no evento. Muitos lançamentos, muita diversidade de opções e marcas e expositores de todo o País estarão com condições especiais, prontos pra oferecerem o que há de melhor e mais moderno no mercado aos nossos visitantes.

Quais os cuidados a organização está tomando para zelar pela saúde e segurança dos visitantes e expositores nesta edição?

A FuturePrint, como um evento da Informa Markets, segue um protocolo de segurança e saúde rigorosíssimo, o Informa All Secure, aplicado em todas as nossas feiras ao redor do mundo. Nele, há compromissos e procedimentos muito claros e detalhados sobre como devemos zelar pela segurança de todos, expositores e visitantes, desde a montagem até o encerramento e desmontagem do evento, sempre alinhados e respeitando todas as diretrizes e orientações dos órgãos competentes e governamentais de cada país onde atuamos. Esse protocolo, inclusive, está à disposição do conhecimento de todos em nosso site e podemos garantir que tudo está sendo preparado com o máximo cuidado para preservar ao máximo a integridade física e a saúde de todos os envolvidos com a FuturePrint 2022.

Quais os eventos e atrações paralelas que a FuturePrint oferecerá na edição de 2022?

A FuturePrint é notadamente também uma feira que sempre traz muito conteúdo. Muito mesmo. Durante os 4 dias de evento nossa agenda de palestras é intensa do começo ao final de cada dia. Temos o Fórum FuturePrint, focado em palestras para o setor da comunicação visual, com temas envolvendo aumento de vendas, lucratividade, novas oportunidades e inovação. O Fórum Future Têxtil traz essa mesma riqueza e diversidade de conteúdos obviamente com palestras focadas para a indústria têxtil. E temos os já tradicionalíssimos Serigrafia Em Ação e Sublimação Em Ação, que reúnem palestras e workshops com apresentações práticas para desenvolver seu negócio nos mercados da serigrafia e da sublimação, trazendo novas técnicas, estratégias de vendas, oportunidades de mercado e outras pautas de grande relevância para os profissionais desses setores. E todas essas atrações são conduzidas por grandes nomes dos mercados que mencionamos. Profissionais que são referências em suas áreas. Serão quatro arenas gerando muito conteúdo durante o tempo todo, do começo ao final do evento. Também vale destacar aqui uma atração que temos que é especialmente importante para aqueles que empreendem e querem empreender no nosso setor: a sala de crédito, que é um espaço onde o visitante tem a oportunidade se relacionar com as instituições financeiras parceiras e conhecer formas de financiamento que melhor lhe atendam. E ainda o Sebrae Móvel, com renomados profissionais oferecendo um check-up empresarial e planos de ação para melhoria dos negócios, além de orientações para quem busca um novo posicionamento no mercado.

A plataforma digital (FuturePrint Xperience) vai ser mantida em 2022?

Com certeza. Entramos de vez no mercado digital durante a pandemia e este é um caminho sem volta. Com a retomada dos eventos presenciais, agora o que temos é um conceito de a marca FuturePrint ser uma provedora de soluções híbridas às nossas audiências, expositores e visitantes. Nossa missão é aproximá-los e agregar valor para esses dois públicos através das conexões que promovemos entre eles, seja no ambiente digital ou físico. A FuturePrint Xperience segue ativa, com webinars, palestras e debates riquíssimos que desenvolvemos ao longo desses últimos tempos e todos os expositores da FuturePrint 2022 já estão lá à disposição dos visitantes, com seus estandes virtuais. Dentro da FuturePrint Xperience, além de assistir a todos esses conteúdos que comentei, também é possível entrar em contato, se conectar e até fazer reuniões por videochamadas com os expositores e pessoas do mercado que estão lá. É uma plataforma que amplia e aumenta o leque de possibilidades de negócios para toda a nossa comunidade.

Como foram as edições digitais da feira em 2020 e 2021?

Tivemos duas edições muito ricas na geração de conteúdos e que nos mostrou quanto a nossa comunidade quer se manter conectada e interagindo pra gerar negócios e conhecimento. Temos mais de 11 mil profissionais e interessados em serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil conectados hoje na FuturePrint Xperience e que chegaram à plataforma em sua maioria durante os eventos digitais de 2020 e 2021. É por isso que entendemos que essa evolução para o conceito de “híbrido”, unindo o físico e o digital, é algo natural e que fará cada vez mais parte da nossa realidade. Para nós, na verdade, isso já faz muito parte da nossa realidade.

Vocês perceberam mudanças nas demandas dos visitantes e expositores devido à pandemia? O que mudou? Como isso afeta a feira?

O que percebemos majoritariamente foi o que já comentei anteriormente: o desejo que a nossa comunidade tem de se manter conectada e interagindo. E isso não é necessariamente uma mudança, mas sim uma constatação do que já percebíamos em relação ao nosso setor. Vemos todos extremamente ansiosos para a feira deste ano e entendemos ainda mais o quão é importante fazermos essa edição inesquecível que estamos planejando. Vamos ter uma feira muito especial após esse período da pandemia. O que talvez ficará cada vez mais evidente para as pessoas, mas que já era algo entendido por nós, é que a FuturePrint como um todo é uma plataforma de conexão que funciona 365 dias no ano, que está conectando expositores e visitantes o tempo todo, através de diversas soluções que temos à disposição.

Qual a relevância da feira para o mercado atualmente?

A feira reúne expositores e visitantes durante 4 dias numa atmosfera muito intensa de negócios e de desenvolvimento do mercado. Muito do que acontece nesses dias, repercute pelo ano inteiro até a próxima edição do evento. São mais de 600 marcas expositoras e 40.000 visitantes juntos num mesmo espaço, interessados em fazer acontecer, em crescer, em buscar novas oportunidades, abraçar a inovação, evoluir. Além de fecharem negócios entre si e fazerem networking, há uma troca de experiências e feedbacks dentro da feira que aceleram e trazem um dinamismo ao setor que são extremamente valiosos. Temos muita consciência da importância da FuturePrint para o nosso mercado e tudo que é feito, é pensado, planejado e executado com muita responsabilidade porque sabemos o valor dessa interação entre expositores e visitantes que proporcionamos durante esses quatro dias.

Tags: FuturePrint,


Estamparia digital têxtil na 40ª edição do São Paulo Fashion Week

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/10/2015
Diversas peças do estilista Ronaldo Fraga foram estampadas pela impressora Evox Mtx8, fabricada pela Metalnox

Diversas peças do estilista Ronaldo Fraga foram estampadas pela impressora Evox Mtx8, fabricada pela Metalnox

A Metalnox Digital, fornecedora catarinense de equipamentos para o segmento têxtil, firmou uma parceria com o estilista Ronaldo Fraga, para apresentar nas passarelas da São Paulo Fashion Week 2015, que ocorre entre os dias 18 e 23 de outubro, uma coleção totalmente estampada pela Evox Mtx8, máquina que imprime diretamente em tecidos.

A parceria entre a tecnologia da Metalnox Digital e a experiência de Ronaldo Fraga integra empresas e profissionais da cadeia produtiva de moda e promove aproximação e aprimoramento das relações entre designers e equipe técnica.

A Metalnox Digital é a primeira empresa da América Latina e terceira no mundo a desenvolver e fabricar um equipamento para impressão direta em tecido de nível industrial, a Evox Mtx 8. Segundo a empresa, a impressora estampa diretamente em tecidos claros e escuros com composição mínima de 50% de algodão. O equipamento possibilita o trabalho com peças de até 600mm x 800mm e impressão direta em superfícies irregulares como bolsos, costuras, zíperes, entre outras. Além disso, a Evox Mtx 8 produz peças customizadas a um baixo custo.

A tecnologia de impressão direta em tecido possibilita maior liberdade de criação e produção por permitir que estilistas e designers transmitam suas ideias às peças por meio do computador, com alta definição de imagem e grande variedade de cores e efeitos.

Vários tipos de tecidos empregados no segmento de moda podem ser estampados diretamente pela Evox Mtx 8
Vários tipos de tecidos empregados no segmento de moda podem ser estampados diretamente pela Evox Mtx 8

Fonte: Metalnox



M&R lança impressora digital sublimática na SGIA 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/09/2017
Novus Textura 1800 é a primeira aposta da fabricante no segmento de grandes formatos

Novus Textura 1800 é a primeira aposta da fabricante no segmento de grandes formatos

A norte-americana M&R, tradicional fabricante de equipamentos serigráficos, finalmente entrará na concorrência das impressoras digitais de grande formato. A empresa lançará a Novus Textura 1800 durante a SGIA 2017, feira que ocorre entre os dias 10 e 12 de outubro, em Nova Orleans (EUA).

Com 1,8m de largura e sistema rolo a rolo, a impressora foi desenvolvida para o mercado de sublimação digital e pode rodar na velocidade de 140m2/h.

Segundo a empresa, a Novus Textura 1800 pode imprimir imagens individuais ou padrões contínuos em toda a largura e qualquer comprimento. Ela incorpora sistema antichoque e autolimpante de cabeças de impressão. Além disso, incorpora um mecanismo integrado de alimentação de substratos projetado para armazenar rolos de papel de tamanho gigante e até 200kg.

Fonte: M&R