Entrevista: Yeda Monteiro, gerente de negócios da feira FuturePrint

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/06/2022
Yeda Monteiro fala sobre a edição presencial da Feira FuturePrint em julho

Yeda Monteiro fala sobre a edição presencial da Feira FuturePrint em julho

Depois de um hiato inédito de dois anos, a FuturePrint volta, em 2022, ao presencial — mais precisamente entre os dias 20 e 23 de julho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Essa interrupção, causa pela pandemia, reprimiu uma demanda do público e dos expositores que, agora, será atendida com entusiasmo inequívoco. Será a “melhor edição de todas e temos sentido essa animação também no mercado”, confirma exultante a gerente de negócios da feira, Yeda Monteiro, entrevistada pelo portal InfoSign.

A executiva falou sobre o que os visitantes podem esperar da feira em 2022. São pelo menos 600 marcas expostas num espaço de 30 mil m², em quatro dias de evento, que reunirá milhares de profissionais das áreas de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil.

Além de ver de perto as principais novidades e tecnologias do setor, os visitantes poderão participar de eventos paralelos gratuitos, oferecidos pela Informa Markets, organizadora da feira, com o intuito de prover conteúdos técnicos e gerenciais para quem quer começar ou aperfeiçoar negócios no mercado. Esses serviços também são oferecidos, ao longo do ano todo, na plataforma digital, a FuturePrint Xperience, que foi desenvolvida em 2019 e segue ativa.

Para os visitantes que estiverem em julho no Expo Center Norte, a organizadora garantirá ótimo acolhimento e cuidado: A Informa Markets seguirá todos os padrões internacionais de saúde que levam em conta protocolos de órgãos competentes e governamentais, com o fim de garantir um evento seguro e sem riscos.

InfoSign: O que o visitante pode esperar para essa volta da feira presencial em julho de 2022?

Yeda: A FuturePrint sempre foi o grande momento de encontro do nosso setor, onde as grandes novidades são lançadas, muitos negócios são feitos, o networking é intenso e a troca de conhecimento ocorre como em nenhum outro lugar. E estamos trazendo isso de volta neste ano. Na verdade, estamos preparando um evento para que tudo isso que não pôde acontecer desde a última edição em 2019, aconteça de uma forma ainda mais grandiosa. Nosso objetivo é fazer um evento inesquecível, a melhor edição de todas e temos sentido essa animação também no mercado. Os expositores estão chegando com muitas novidades, nossos fóruns estão com muito conteúdo e com palestrantes de primeira linha, e toda a estrutura do evento está projetada para receber todos com muita segurança e conforto para realmente proporcionarmos essa experiência inesquecível que desejamos. São 30 mil m² de evento prontos para oferecer o melhor e as principais novidades a todos os profissionais dos mercados de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil

Quantos e quais tipos de expositores encontraremos na feira desse ano?

Acredito que não seja exagero dizer que na FuturePrint é possível encontrar praticamente tudo para os mercados de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil. Afinal, são mais de 600 marcas expondo na feira! Desde maquinários, até insumos, ferramentas e uma série de serviços para esses setores estão presentes no evento. Muitos lançamentos, muita diversidade de opções e marcas e expositores de todo o País estarão com condições especiais, prontos pra oferecerem o que há de melhor e mais moderno no mercado aos nossos visitantes.

Quais os cuidados a organização está tomando para zelar pela saúde e segurança dos visitantes e expositores nesta edição?

A FuturePrint, como um evento da Informa Markets, segue um protocolo de segurança e saúde rigorosíssimo, o Informa All Secure, aplicado em todas as nossas feiras ao redor do mundo. Nele, há compromissos e procedimentos muito claros e detalhados sobre como devemos zelar pela segurança de todos, expositores e visitantes, desde a montagem até o encerramento e desmontagem do evento, sempre alinhados e respeitando todas as diretrizes e orientações dos órgãos competentes e governamentais de cada país onde atuamos. Esse protocolo, inclusive, está à disposição do conhecimento de todos em nosso site e podemos garantir que tudo está sendo preparado com o máximo cuidado para preservar ao máximo a integridade física e a saúde de todos os envolvidos com a FuturePrint 2022.

Quais os eventos e atrações paralelas que a FuturePrint oferecerá na edição de 2022?

A FuturePrint é notadamente também uma feira que sempre traz muito conteúdo. Muito mesmo. Durante os 4 dias de evento nossa agenda de palestras é intensa do começo ao final de cada dia. Temos o Fórum FuturePrint, focado em palestras para o setor da comunicação visual, com temas envolvendo aumento de vendas, lucratividade, novas oportunidades e inovação. O Fórum Future Têxtil traz essa mesma riqueza e diversidade de conteúdos obviamente com palestras focadas para a indústria têxtil. E temos os já tradicionalíssimos Serigrafia Em Ação e Sublimação Em Ação, que reúnem palestras e workshops com apresentações práticas para desenvolver seu negócio nos mercados da serigrafia e da sublimação, trazendo novas técnicas, estratégias de vendas, oportunidades de mercado e outras pautas de grande relevância para os profissionais desses setores. E todas essas atrações são conduzidas por grandes nomes dos mercados que mencionamos. Profissionais que são referências em suas áreas. Serão quatro arenas gerando muito conteúdo durante o tempo todo, do começo ao final do evento. Também vale destacar aqui uma atração que temos que é especialmente importante para aqueles que empreendem e querem empreender no nosso setor: a sala de crédito, que é um espaço onde o visitante tem a oportunidade se relacionar com as instituições financeiras parceiras e conhecer formas de financiamento que melhor lhe atendam. E ainda o Sebrae Móvel, com renomados profissionais oferecendo um check-up empresarial e planos de ação para melhoria dos negócios, além de orientações para quem busca um novo posicionamento no mercado.

A plataforma digital (FuturePrint Xperience) vai ser mantida em 2022?

Com certeza. Entramos de vez no mercado digital durante a pandemia e este é um caminho sem volta. Com a retomada dos eventos presenciais, agora o que temos é um conceito de a marca FuturePrint ser uma provedora de soluções híbridas às nossas audiências, expositores e visitantes. Nossa missão é aproximá-los e agregar valor para esses dois públicos através das conexões que promovemos entre eles, seja no ambiente digital ou físico. A FuturePrint Xperience segue ativa, com webinars, palestras e debates riquíssimos que desenvolvemos ao longo desses últimos tempos e todos os expositores da FuturePrint 2022 já estão lá à disposição dos visitantes, com seus estandes virtuais. Dentro da FuturePrint Xperience, além de assistir a todos esses conteúdos que comentei, também é possível entrar em contato, se conectar e até fazer reuniões por videochamadas com os expositores e pessoas do mercado que estão lá. É uma plataforma que amplia e aumenta o leque de possibilidades de negócios para toda a nossa comunidade.

Como foram as edições digitais da feira em 2020 e 2021?

Tivemos duas edições muito ricas na geração de conteúdos e que nos mostrou quanto a nossa comunidade quer se manter conectada e interagindo pra gerar negócios e conhecimento. Temos mais de 11 mil profissionais e interessados em serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil conectados hoje na FuturePrint Xperience e que chegaram à plataforma em sua maioria durante os eventos digitais de 2020 e 2021. É por isso que entendemos que essa evolução para o conceito de “híbrido”, unindo o físico e o digital, é algo natural e que fará cada vez mais parte da nossa realidade. Para nós, na verdade, isso já faz muito parte da nossa realidade.

Vocês perceberam mudanças nas demandas dos visitantes e expositores devido à pandemia? O que mudou? Como isso afeta a feira?

O que percebemos majoritariamente foi o que já comentei anteriormente: o desejo que a nossa comunidade tem de se manter conectada e interagindo. E isso não é necessariamente uma mudança, mas sim uma constatação do que já percebíamos em relação ao nosso setor. Vemos todos extremamente ansiosos para a feira deste ano e entendemos ainda mais o quão é importante fazermos essa edição inesquecível que estamos planejando. Vamos ter uma feira muito especial após esse período da pandemia. O que talvez ficará cada vez mais evidente para as pessoas, mas que já era algo entendido por nós, é que a FuturePrint como um todo é uma plataforma de conexão que funciona 365 dias no ano, que está conectando expositores e visitantes o tempo todo, através de diversas soluções que temos à disposição.

Qual a relevância da feira para o mercado atualmente?

A feira reúne expositores e visitantes durante 4 dias numa atmosfera muito intensa de negócios e de desenvolvimento do mercado. Muito do que acontece nesses dias, repercute pelo ano inteiro até a próxima edição do evento. São mais de 600 marcas expositoras e 40.000 visitantes juntos num mesmo espaço, interessados em fazer acontecer, em crescer, em buscar novas oportunidades, abraçar a inovação, evoluir. Além de fecharem negócios entre si e fazerem networking, há uma troca de experiências e feedbacks dentro da feira que aceleram e trazem um dinamismo ao setor que são extremamente valiosos. Temos muita consciência da importância da FuturePrint para o nosso mercado e tudo que é feito, é pensado, planejado e executado com muita responsabilidade porque sabemos o valor dessa interação entre expositores e visitantes que proporcionamos durante esses quatro dias.

Tags: FuturePrint,


Konica Minolta cria projetos de estamparia têxtil na Europa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2014

Fabricante japonesa tem grande interesse no negócio de impressão inkjet em tecidos

Fabricante japonesa tem grande interesse no negócio de impressão inkjet em tecidos

A Konica Minolta, fabricante japonesa de tecnologia, adquiriu recentemente a Verga, empresa europeia de vendas de impressoras digitais têxteis. Além disso, acaba de anunciar nova parceria com a Kiian, com a qual estabelecerá uma subsidiária na Itália.

Por meio da aquisição da Verga, a Konica Minolta criará seu primeiro negócio na área de impressão inkjet industrial fora do Japão. A empresa afirmou que a ideia é aumentar as vendas e os serviços da organização nos mercados têxteis da Europa.

A subsidiária europeia da Konica Minolta ficará em Bregnano, na região de Como, um dos mais poderosos polos têxteis do mundo. Além de identificar a Itália como região importante para o mercado de tecidos, a Konica Minolta também tem interesse na Turquia.

Fonte: Fespa



Alphaprint promove webinar sobre vendas on-line no mercado de sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/03/2017
Apresentação será no dia 17 de março

Apresentação será no dia 17 de março

A Alphaprint, fornecedora nacional de materiais e equipamentos para impressão digital, realizará no dia 17 de março um webinar sobre web to print e e-commerce no mercado de comunicação visual.

Das 09h às 11h, a apresentação é indicada para profissionais que trabalham em empresas que vendem banners por meio de ferramentas on-line.

A empresa também estará na Fespa Brasil 2017, que ocorre entre os dias 15 e 18 março, no Center Norte, São Paulo. Durante o evento, a Alphaprint e Print One promoverão um ciclo de palestras sobre soluções de e-commerce e modelos de negócios em plataformas web to print, direcionados aos mercados promocional, de comunicação visual, fotográfico e editorial.

As inscrições podem ser feitas pelo link.

Fonte: Alphaprint