Empresa instala quinta impressora Agfa de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2022
“A Jeti Tauro LED ofereceu vantagens de rendimento, eficiência e aumento da qualidade” — Tony Tuka, presidente da Essential Image

“A Jeti Tauro LED ofereceu vantagens de rendimento, eficiência e aumento da qualidade” — Tony Tuka, presidente da Essential Image

A canadense Essential Image, com sede em Ontário, é atualmente uma das maiores provedoras de impressos para publicidade e marketing na América do Norte.

Com raízes no negócio de imagens fotográficas, a empresa inicialmente atendia clientes do varejo e laboratórios fotográficos. Porém, as margens baixas e a concorrência acirrada levaram a Essential Image transitar para o segmento de impressão de grande formato. Começou pela oferta de imagens estampadas por equipamentos à base d’água, para aplicações em ambientes internos. Depois, adquiriu tecnologias solventes para atender a demanda por instalações em ambientes externos.

Em 2008, a empresa deu um passo determinante ao adquirir a sua primeira impressora UV de grande formato: uma Jeti, fornecida pela Agfa, fabricante belga de soluções inkjet.

Pioneira na impressão inkjet UV

“Estávamos lá, no início da impressão UV: vimos inúmeras oportunidades e gostamos da ideia de oferecer uma grande variedade de mídias estampadas por um mesmo equipamento”, relembrou Tony Tuka, presidente da Essential Image, sobre o período em que a empresa adquiriu sua primeira solução inkjet UV. O executivo comenta também que a Agfa Jeti, em 2008, impulsionou o crescimento exponencial da empresa e ofereceu possibilidades únicas de aplicações internas e externas.

Entusiasmado pelo desempenho da Agfa Jeti, Tuka adquiriu, ao longo de 15 anos, mais quatro impressoras da linha. A última unidade foi instalada em 2022: uma Tauro H3300 LED, que roda continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Robusta, a máquina vem com sistema híbrido e cabeças adicionais. Indicada para estampar vários tipos de substratos rígidos e flexíveis, a máquina tem largura de 3,3m e trabalha em velocidade máxima de 680m2/h.

Tecnologia LED

Tuka e sua equipe ponderaram muito durante o processo de compra da Tauro H3300 LED: “Pensamos em como poderíamos ser mais competitivos, e a questão se resumia em aumentar nossa eficiência para executar trabalhos contínuos. A impressora nos permitia executar chapas contínuas e aumentar o nosso rendimento. Além disso, a mudança para a cura LED teria impactos positivos, pois ela permitiria o trabalho com diferentes tipos de plásticos”, confidenciou o presidente da Essential Image.

As lâmpadas LED da Jeti Tauro não esquentam e, por isso, possibilitam a reprodução de imagens em uma variedade maior de aplicações, especialmente em substratos mais sensíveis, como autoadesivos e materiais de PVC. Com menos calor, a mídia mantém-se plana sob o transportador. As lâmpadas LED podem ser ligadas e desligadas instantaneamente, duram 10 mil horas e proporcionam uma economia de energia significativa. “Também há menos manutenção com o LED”, acrescenta Tuka.

Tintas: cor, durabilidade e adesão

Com certificação GREENGUARD Gold, as tintas Anuvia da Agfa são especialmente formuladas para imprimir em mídias rígidas e flexíveis e para oferecer ampla gama de cores em alta vibração. Combinadas com a Tauro H3300 LED e com o software de gerenciamento Asanti, possibilitam o mapeamento preciso de cores exatas e a impressão em cinzas neutros.

Disponível em 6 opções (CMYKLcLk), as tintas Anuvia garantem equilíbrio de cinza e excelente reprodução de cores sólidas em várias mídias.

“A Agfa desenvolveu um sistema que harmoniza a tinta ao maquinário. Ou seja, as tintas são compatíveis com o desempenho da impressora em todos os trabalhos de impressão, proporcionando baixo consumo de material por metro quadrado”, explicou Tuka.

“A tinta da Agfa funciona bem em substratos flexíveis. Por isso, utilizamos a Jeti Tauro H3300 LED para estampar itens de envelopamento veicular que demandam grande elasticidade. As tintas de outros fabricantes exigem a aplicação de promotores de adesão, que afetam a vida útil das cabeças de impressão. A vida útil das nossas cabeça é muito longa”, explica Tony Tuka, presidente da Essential Image

Operações mais produtivas

A Essential Image configurou a Jeti Tauro H3300 LED com o sistema “master roll”, projetado para suportar grandes tiragens no esquema rolo a rolo ou rolo a folha. Além de rodar bobinas pesadas de até 700kg, o sistema auxilia na mudança rápida entre rolos. “Nossos operadores realizam várias tarefas ao mesmo tempo. A impressora pode funcionar facilmente por 4 ou 5 horas sem supervisão, deixando o operador livre para outras atividades”, explica Tuka.

A capacidade de estampar rolos e mídias rígidas trouxe notoriedade para a Essential Image, que se tornou fonte de soluções únicas e criativas para clientes e grandes marcas de varejo que exigem versatilidade de impressão. “Imprimimos em vidro temperado para restaurantes e em materiais sintéticos como películas perfuradas para janelas. Produzimos uma ampla gama de aplicações, inclusive em pedras de mármore e telhas”, confidencia Tuka.

Versatilidade

“O ‘master roll’ da Jeti Tauro aumenta nossa produção. Com esse sistema, conseguimos atender rapidamente as diferentes demandas dos clientes. Se eles estão encomendando mais papelão ondulado ou adesivo, por exemplo, mudamos facilmente a configuração da impressora, para produzir o que está ‘na moda’”, explica Tuka.

A Essential Image é conhecida por sua versatilidade. Seu portfólio de serviços cobre uma ampla variedade de mídias e aplicações. Seus clientes consideram-na uma parceira experiente e confiável, que fornece soluções e cumpre o que promete.

A Tauro H3300 LED está impressionando os clientes e tornando a Essential Image mais próspera, competitiva e criativa.



Durst terá lounge especial na Fespa Brasil 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2013

A subsidiária brasileira da Durst estará presente na Fespa Brasil 2013. No evento, além das impressoras UV da série Rho, a empresa vai apresentar, por meio de seus representantes, a Kappa 180, equipamento para impressão direta em tecido (estamparia digital).

A expositora terá um lounge, onde os visitantes também poderão saborear um café Nespresso, além de conversar com a equipe da Durst Brasil e com executivos da Durst internacional.

impressora para estamparia digital

Kappa 180: impressora Durst para estamparia digital

Um dos principais objetivos da participação da empresa na Fespa Brasil 2013 é mostrar as possibilidades tecnológicas de suas máquinas.

"Na feira, mostraremos que a equipe da Durst Brasil está preparada para atender diretamente o mercado nacional", destaca Flávio Hirata, CEO da Durst Brasil.

O estande da Durst é o C21.

A Fespa Brasil ocorre de 13 a 16 de março, das 13h às 20h (sábado, das 10h às 17h), no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo (SP).

Fonte: Durst Brasil



Mimaki anuncia nova sublimática TS330-1600

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/10/2022
TS330-1600 inclui tanque de tinta de 10kg

TS330-1600 inclui tanque de tinta de 10kg

A fabricante Mimaki adicionou o modelo TS330-1600 ao seu portfólio de impressoras sublimáticas. Indicado para a indústria têxtil, o equipamento pode rodar na velocidade máxima de 135m2/h.

Seu take-up com motores duplos distribui a carga dos rolos e possibilita o enrolamento estável do papel impresso, mesmo em tiragens longas. Além disso, os novos aquecedores melhoram o transporte do papel pelo dispositivo.

Com software RIP TxLink4 e sistema de tinta MBIS, a TS330-1600 inclui tanque de tinta de 10kg, que reduz os custos de insumos (em comparação com o pacote de 2L) e permite produções contínuas mais longas. A unidade de rolo minijumbo carrega grandes quantidades de papel transfer e reduz os custos de operação.

A TS330-1600 é um dos três modelos que compõem a série 330 da Mimaki, com foco em qualidade de imagem e alta produtividade. A série apresenta a MWDT (Mimaki Weaving Dot Technology), que altera a ordem de colocação das gotas de tinta de acordo com as condições da impressão. Já o MRA (Mimaki Remote Access) permite que os usuários acessem remotamente a máquina e verifiquem seu status de operação.

Fonte: Mimaki