Como usar inteligência artificial no design gráfico

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/10/2023
Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Veja como a IA pode te ajudar na elaboração de artes para sinalização e comunicação visual

Muitas coisas indicam que a Inteligência Artificial (IA) está se intrometendo rapidamente em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas a IA pode ser usada em design gráfico, principalmente no setor de comunicação visual e impressão digital? Vejamos o que poderia ser um fluxo de trabalho viável.

Diga ao Chatgpt que você é designer gráfico

Para este exercício, usaremos a versão gratuita do ChatGPT. Para encontrá-la, basta pesquisar “ChatGPT” no Google e configurar uma conta gratuita. Eu já fiz isso.

Basta dizer ao ChatGPT algo assim: “Imagine que você é um designer gráfico profissional especializado em sinalização. Vou fazer algumas perguntas para que você me ajude a criar um design”.

O ChatGPT fingirá ser designer gráfico. A seguir, é bom fornecer um pouco de contexto para o seu projeto. Aqui está o que o ChatGPT criou:

Devo dizer que esta é uma boa estratégia para o design. Depois de revisar essas informações do ChatGPT, você deverá ter alguma ideia. Assustador, mas é verdade, né? Já estou “vendo” uma janela com alguns desses elementos. Vamos ver o que podemos fazer seguindo as sugestões do ChatGPT.

Encontre uma paleta de cores

Acabei de digitar “paleta de cores pastéis, marrom, verde” em uma pesquisa no Google e aqui está o que consegui:

Eu gostei da opção da direita, então cliquei com o botão direito para copiar e colei no software Flexi, da SA International (SAi).

Em seguida, vetorizei a imagem no Flexi. Depois, criei uma amostra de cor personalizada, clicando com o botão direito. Escolhi “Novo” e, em seguida, cliquei com o botão direito na nova amostra em branco, escolhendo mesclar o documento. O resultado foi uma nova amostra de cor personalizada.

Encontre um template

Para encontrar um ponto de partida, acessei "www.canva.com". Na caixa de pesquisa digitei “hair salon with pastel colors”. Aqui está um design que gostei:

Então, fechei um arquivo PDF, para abri-lo no Flexi.

Ao importar, permiti que o Flexi importasse as letras como fonte (em vez de curvas), para ter a possibilidade de editar as fontes. Além disso, abri o "DesignEditor" para selecionar e editar vários objetos.

Por fim, fiz algumas alterações no texto e adicionei a imagem de um martini, que também procurei no Google.

O que você achou?

Ok, na verdade, a IA não criou o trabalho, mas foi muito boa em me mostrar um caminho. Tenho certeza de que vocês, designers gráficos reais, podem fazer melhor.

 

Este artigo foi escrito por Mark A. Rugen, diretor geral de aprendizagem e desenvolvimento da SAi, desenvolvedora de softwares

 



Promoção: Três impressoras solvente da Mimaki em condições especiais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/09/2016
Promoções são exclusivas para clientes do Ceará, Brasília e Bahia

Promoções são exclusivas para clientes do Ceará, Brasília e Bahia

A Mimaki Brasil está vendendo impressoras dos modelos JV150-160, JV300-160 e CJV150-160 em condições especiais. Válida apenas para clientes do Ceará, Brasília e Bahia, a promoção dura entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro. Confira o valor promocional de cada equipamento:

JV150-160: de R$66.000,00 por R$59.999,00, a impressora trabalha na velocidade de até 56,2m2/h (no modo 360 × 360dpi, uma passada) e resolução de até 1.440dpi.

JV300-160: de R$129.031,00 por R$109.999,00, a impressora trabalha na velocidade de até 105,9m2/h (no modo 360 × 360dpi, uma passada) e resolução de até 1.440dpi.

CJV150-160: de R$72.000,00 por R$69.999,00, a impressora com recorte conjugado trabalha na velocidade de até 56,2m2/h (no modo 360 × 360dpi, uma passada) e resolução de até 1.440dpi.

Os valores promocionais estão disponíveis apenas para os equipamentos com tecnologia solvente e tinta SS21, BS3 e ES3, que possibilitam a impressão em grande variedade de aplicações, como banners, envelopamento de carros, papéis de parede, peças de ponto de vendas, entre outras mídias.

Entre as vantagens dos equipamentos destacadas pela Mimaki, estão o bulk ink em comodato (apenas para quem utiliza tintas originais BS3), software Raster Link 6 grátis, baixo custo operacional (de tinta e de cabeça de impressão por metro quadrado produzido), sistema ininterrupto de tinta (possibilidade de longos períodos de impressão sem supervisão) e frete local sem custo (consultar o fornecedor para mais informações).

Fonte: Mimaki



Censo de 2023 da FESPA mostra demandas por sustentabilidade e mudanças

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2023
Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

A FESPA disponibilizou aos seus membros o Print Census 2023, relatório que destaca os impactos das crescentes demandas por sustentabilidade e aponta as novas necessidades dos clientes.

Realizado em parceria com a InfoTrends, o estudo explorou tendências de longo prazo, como receitas e perspectivas da indústria, aumento das pressões ambientais, mudanças nas demandas dos clientes, planos de investimento e modelos de negócios.

Ao todo, foram consultados 1.778 fornecedores de impressão e sinalização de mais de 120 países, representando um aumento de 26,5% em relação ao censo publicado em maio de 2018. Os entrevistados definiram seu foco de negócios como gráfico (61%), sinalização (26%), tecido (24%) e indústria (14%).

Aumento da receita e perspectivas do setor

As perspectivas de mercado continuam positivas:  71% dos entrevistados afirmaram estar otimistas quanto ao futuro de seus negócios, apesar dos consideráveis desafios económicos dos últimos cinco anos. Os entrevistados também relataram um aumento médio de receita de 7%, desde 2018.

Crescente demanda por sustentabilidade

O censo reafirmou a importância da sustentabilidade, com 72% dos compradores de impressão a solicitarem produtos e práticas ecológicas. Um quarto dos entrevistados partilharam que os seus clientes se preocupam mais com produtos sustentáveis.

Os aumentos de custos percebidos são muitas vezes uma barreira à produção sustentável, mas 70% dos entrevistados afirmaram que podem responder a tais exigências sem aumentar os preços, e outros 22% informaram que já aumentaram os preços sem impacto nas vendas.

A demanda do cliente continua mudando

A indústria está mudando de acordo com os requisitos dos clientes: 67% das respostas mostraram um aumento na procura por entregas mais rápidas, 58% notaram um aumento nos pedidos de tiragens mais curtas e 56% destacaram o aumento do interesse por personalização, enquanto 38% notaram um aumento na procura por mais requisitos logísticos complexos.

Planos de aquisição de impressoras de grande formato

A pesquisa destacou que os fornecedores de impressão estão interessados em investir em tecnologia que aumente a produtividade e proporcione maior flexibilidade de aplicações. Para os 201 entrevistados, as prioridades de investimento são: UV (27%), ecossolvente (18%) e acabamento CNC (17%).

Expansão dos negócios

Quando questionados sobre investimentos tecnológicos, 55% dos entrevistados pretendem entrar em novos mercados e expandir suas ofertas de serviços e aplicações, 53% estão concentrados em melhorar a qualidade de impressão e 52% procuram reduzir o custo unitário.

Fonte: FESPA