Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2025
Robôs otimizam o manuseio e o acabamento de mídias, aumentando a eficiência e reduzindo erros

Robôs otimizam o manuseio e o acabamento de mídias, aumentando a eficiência e reduzindo erros

A robotização dos processos de acabamento e corte já está em curso entre os prestadores de serviço de impressão digital, trazendo ganhos diretos em eficiência, estabilidade e competitividade. Essa tendência, que antes parecia restrita a grandes corporações, hoje avança também entre pequenas e médias empresas, graças a soluções modulares e acessíveis. Robôs que não precisam de pausas, reduzem erros e aumentam a repetibilidade dos processos. Estão se tornando aliados essenciais na produção de impressão digital.

Robôs industriais são máquinas que executam tarefas automaticamente com precisão. Sua presença na impressão digital vem crescendo rapidamente, com destaque para funções repetitivas e de alta exigência operacional. Estima-se que existam cerca de 4 milhões de robôs industriais instalados no mundo, número que quadruplicou na última década — um indicativo claro do rápido crescimento dessa tecnologia.

Além de reduzir custos e diminuir falhas, os robôs contribuem diretamente para a estabilização e a padronização dos fluxos de produção, mantendo a velocidade e a qualidade em alto nível. Outro ponto de destaque é a flexibilidade operacional: com amplitude quase ilimitada de movimentos e possibilidade de troca de ferramentas (como garras e ventosas), eles podem se adaptar a novos materiais, processos e demandas com agilidade.

Integração com os fluxos existentes

A integração de robôs às linhas de produção exige planejamento técnico e personalização, garantindo que as novas soluções dialoguem de forma eficiente com os equipamentos já em operação. É aqui que entram as soluções desenvolvidas pela Zünd em parceria com a Robotfactory: robôs modulares, equipados com ferramentas específicas conforme o tipo de substrato, são aplicados em atividades como alimentação da mesa de corte, descarregamento e separação das peças acabadas.

Cada aplicação pode exigir uma solução única — e é por isso que a Robotfactory, parceira da Zünd com ampla experiência no desenvolvimento de automação industrial, oferece sistemas personalizados para diversos mercados. Essas soluções ajudam a agregar valor ao corte digital, acelerar a produção e manter a competitividade das empresas.

Suporte técnico especializado

A automação robótica no acabamento de impressão digital não se resume à instalação do equipamento: é fundamental contar com suporte técnico desde a fase de projeto até a operação plena, garantindo a performance contínua da linha. A parceria entre Zünd e Robotfactory assegura essa sinergia entre robô e mesa de corte, com integração plena e resultados superiores.

O futuro da automação de impressão digital

A demanda por automação nos processos de manuseio de materiais e acabamento segue em crescimento, impulsionada pelos conceitos da Indústria 4.0, que valoriza a produção conectada e inteligente. Cada vez mais, os robôs são inseridos em todas as etapas da cadeia de valor, tornando possível uma automação total do fluxo de corte — do carregamento ao empilhamento final.

A união entre redução de erros, automação de tarefas e maior flexibilidade nos processos está moldando o futuro da produção de impressão digital, trazendo produtividade e eficiência para empresas de todos os portes.

Fonte: Zünd (artigo original traduzido e adaptado pela redação do InfoSign)



Fujifilm anuncia nova impressora Inca SpyderX

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/10/2017
SpyderX inclui dois canais de tinta branca

SpyderX inclui dois canais de tinta branca

A filial norte-americana da Fujifilm anunciou a Inca SpyderX, impressora UV de médio porte com sistema plano de alimentação de substratos.

Com rolo a rolo integrado, o equipamento imprime mídias rígidas e flexíveis, como vinis, foam, papelão ondulado, poliestireno, papéis de parede e lonas, para aplicações como placas, faixas, letreiros e displays, entre outras.

A máquina emprega sistema de tintas que inclui seis cores (CMYK, light cyan e light magenta) e dois canais de branco. A tinta branca permite a impressão em substratos claros e escuros e em camadas sobre ou sob uma imagem. Ela também pode ser usada como cor especial.

Com cabeças Dimatix e tintas Fujifilm Uvijet XS, a Inca SpyderX oferece produção em velocidade de até 230m2/h. Além de incluir tecnologia de mapeamento dos nozzles, tecnologia Print-a-Shim (que garante a qualidade uniforme em todas as áreas dos impressos) e software de diagnóstico remoto com IncaVision.

Fonte: Fujifilm



Mimaki Brasil participa da Agreste Tex 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2016
Feira apresenta o que há de mais moderno na indústria têxtil

Feira apresenta o que há de mais moderno na indústria têxtil

A filial brasileira da Mimaki, fabricante japonesa de impressoras e plotters, esteve presente na Agreste Tex 2016, feira que ocorreu entre os dias 8 e 11 de março, em Pernambuco. O evento tem como objetivo apresentar o que há de mais moderno na indústria têxtil.

Na feira, a Mimaki Brasil expôs algumas das principais impressoras para estamparia têxtil, como os modelos das séries JV150 e CJV150. Ambas as linhas são compostas por equipamentos que podem empregar tinta solvente ou sublimática, de acordo com a opção escolhida pelo cliente durante a instalação.

A grande novidade da série CJV150 é o modelo CJV150-107, indicado para empresas que desejam entrar no mercado têxtil. Além de imprimir, o equipamento realiza recortes. Segundo a empresa, a máquina tem baixo custo operacional e pode trabalhar na velocidade de até 45,4m²/h.

Outro modelo apresentando na feira foi o JV150-160, com largura de impressão de até 1,6m. O equipamento traz inovação tecnológica, entregando alta qualidade de impressão com velocidade e confiabilidade. Além disso, a Mimaki demonstrou algumas soluções de termotransferência.

Fonte: Mimaki Brasil