OneVision apresenta versão 25.1 de seu software

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2025
Versão 25.1 da OneVision traz módulo de OCR com IA, melhorias no nesting e integração de etapas manuais ao fluxo digital

Versão 25.1 da OneVision traz módulo de OCR com IA, melhorias no nesting e integração de etapas manuais ao fluxo digital

A OneVision anunciou o primeiro atualização de 2025 de sua suíte de soluções para automação de fluxo de trabalho: a versão 25.1 foi desenvolvida com base em sugestões de usuários e traz novas funcionalidades para redução de erros, ganho de eficiência e mais controle sobre o processo produtivo.

Entre os principais destaques está a conversão automática de job tickets. A partir de arquivos CSV importados, o software pode iniciar os trabalhos diretamente, eliminando a necessidade de conversões manuais e acelerando o fluxo.

Outro recurso importante é a exibição dinâmica de imagens dentro das instruções de trabalho. Agora, é possível aprovar manualmente a qualidade de impressão com mais facilidade, já que as instruções incluem visualizações automáticas do documento, que podem ser comparadas ao job final.

A versão 25.1 também apresenta um novo módulo de OCR com inteligência artificial. Essa ferramenta permite reconhecer texto a partir de imagens e gerar saídas em formato editável, o que viabiliza, por exemplo, a extração automática de conteúdo de documentos escaneados.

Na área de impressão em grandes formatos, o módulo de nesting foi aprimorado para suportar desalinhamentos leves de contorno na impressão frente e verso e valores de sangria variados em uma única folha, contribuindo para a economia de materiais. O recurso de tile agora permite incluir espaços em branco nos objetos fragmentados, facilitando processos como colagem e soldagem. Já a funcionalidade de milling oferece visualização prévia dos contornos gerados por ferramentas de fresagem.

Outro avanço é a introdução do conceito de “Stations” no fluxo de produção. A funcionalidade permite integrar equipamentos analógicos e etapas manuais ao ambiente digital, com instruções passo a passo e feedback em tempo real. Isso reduz falhas operacionais e melhora o rastreamento das tarefas em ambientes com processos híbridos.

Segundo a OneVision, a atualização reafirma o compromisso da empresa com a automação escalável e soluções que conectam o físico e o digital, especialmente em um cenário de produção cada vez mais integrado e sob demanda.

Fonte: OneVision

Tags: OneVision,


Nova tinta metálica para impressoras Mimaki UJF-7151 Plus

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/11/2019
Com o insumo, é possível reproduzir cores metálicas e criar acabamentos foscos e brilhantes

Com o insumo, é possível reproduzir cores metálicas e criar acabamentos foscos e brilhantes

A filial norte-americana da Mimaki anunciou no mercado internacional uma nova tinta UV metálica para equipamentos UJF-7151 plus, indicados para impressão direta de imagens personalizadas em objetos, brindes e embalagens.

Com o insumo, é possível reproduzir imagens com tons brilhantes e acabamentos espelhados brilhantes e foscos, sem a necessidade de aplicar verniz ou papel alumínio de transferência.

Os efeitos são criados por meio da tecnologia MMC (Mimaki Metallic Control) e do software RIP RasterLink6, que inclui uma paleta de amostras de 648 cores metálicas, facilmente selecionáveis no Illustrator.

Com a tinta, também é possível aplicar um efeito de gravação texturizado, que muda com a reflexão da luz.

A UJF-7151 plus é um modelo de impressora inkjet UV de pequeno formato e multiuso que pode estampar uma variedade de substratos, como plásticos, metais, madeiras, couros e vidros.

Fonte: Mimaki USA



Estudo aponta números do mercado de impressão digital e comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/04/2013

A IT Strategies, consultoria norte-americana, completou sua 19ª previsão sobre o mercado de impressão de grande formato. O estudo, realizado anualmente há quase duas décadas, mostrou que o mercado continua a crescer.

De acordo com a pesquisa, o segmento de impressoras digitais à base d’água ficou estável. Já as vendas de impressoras ecossolvente e látex cresceram cerca de 5% ao ano (com algumas marcas se destacando mais do que outras). E os modelos UV mantêm um crescimento na casa de um dígito.

Para os estudiosos do IT Strategies, esses números não representam um mercado em crise — eles são reflexos das inovações técnicas e produtivas pelas quais as impressoras têm passado. Isto é, os equipamentos estão ficando mais rápidos e eficientes, além de durarem mais. Antes, as máquinas tinham vida útil de quatro a cinco anos, mas agora elas chegam a durar entre sete e oito — o que faz com que os birôs e gráficas adiem a compra das próximas gerações de impressoras.

Mercado global de impressoras de grande formato continua a crescer

Mercado global de impressoras de grande formato continua a crescer

O estudo do IT Strategies também mostra números sobre tintas e substratos. Acredita-se que o aumento das mídias chegue aos 7% (ao ano) e o de tintas alcance os 8% (ao ano) até 2017.

Outro dado interessante apresentado pelo estudo foi que, no mundo todo, a soma de impressoras em grande formato vendidas ultrapassou os 39 bilhões de dólares em 2012 — o que representa uma parte ainda pequena dos 600 bilhões de dólares de equipamentos vendidos no mercado de impressão.

Observação: os números acima dizem respeito ao estudo global realizado pela IT Strategies, não refletindo necessariamente os números do mercado brasileiro.

Fonte: What They Think