Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo

Por Eduardo Yamashita em 16/07/2014

Neste artigo saiba como fazer a correta limpeza do veículo antes de fazer a aplicação do vinil adesivo

Neste artigo veja como fazer a correta limpeza do veículo antes da aplicação do vinil adesivo

A preparação da superfície do veículo que será envelopado envolve um procedimento de 3 etapas: lavagem com detergente, limpeza com solvente (desengordurante ou desengraxante) e limpeza final com álcool isopropílico.

Lavagem com detergente

O veículo deve ser lavado (com água limpa e detergente) um dia antes da aplicação, para que seja removida a maior parte da sujeira solúvel em água. É necessário lavar o carro com um dia de antecedência para que ele seque completamente, especialmente sob as cabeças dos rebites e entre os painéis.

Antes de aplicar a imagem, certifique-se de que a superfície esteja completamente seca. A água retida nas reentrâncias das cabeças de rebite pode levantar o vinil. Umidade sob as emendas das chapas também causa problemas.

Limpeza com solvente

A limpeza do veículo a ser envelopado requer cuidados. Cada parte do veículo deve estar impecável, incluindo áreas debaixo dos para-lamas, portas, capô e porta-malas – regiões que acumulam muita sujeira.

Depois de lavar a superfície com água e detergente, o segundo passo é limpá-la com solvente. Mesmo que uma superfície lavada pareça limpa, podem estar presentes contaminantes (ceras, gorduras, graxa e óleos). Para removê-los, use desengraxantes ou desengordurantes comerciais à base de xilol ou toluol, produtos encontrados em lojas de produtos automobilísticos.

Ao usar qualquer tipo de solvente, leia as advertências do rótulo e da FISPQ. Trabalhe em local bem ventilado, use equipamento de segurança e siga os procedimentos recomendados.

Nessa etapa, é importante fazer testes. As formulações dos produtos de limpeza à base de solventes variam muito de um fabricante para outro. Algumas formulações são muito fortes. Para não danificar o sistema de pintura do veículo, teste o solvente em uma área escondida do carro.

Concentre a limpeza nas áreas "escondidas", ou seja, nas bordas das portas, capô e para-lamas. As áreas das bordas das peças com borracha também acumulam muita sujeira.

Limpeza final

Como o desengraxante pode deixar resíduos oleosos, limpe a superfície com álcool isopropílico. Esta última etapa deve ser realizada com ambas as mãos: uma com um pano embebido com o álcool, a outra com um pano seco. Depois de aplicar o solvente na superfície, limpe-a antes de o álcool evaporar. Faça essa limpeza momentos antes da aplicação do vinil, para remover contaminantes do ar que se instalam na superfície do veículo.

Considerações finais

Muitas vezes, a limpeza da superfície é a última coisa em que o instalador pensa. Frequentemente, ela é ignorada. Mas a falta dela é primeira causa dos problemas de adesão do vinil. Considere o seguinte: se você não limpar a sujeira e a gordura da superfície, como o vinil ficará aderido à superfície? A limpeza inadequada é uma receita certa para o fracasso do envelopamento. Portanto, para obter bons resultados na instalação, limpe adequadamente o veículo antes da aplicação do vinil.

 
Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Mimaki lança tintas digitais fluorescentes na ITMA 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/11/2015
Amarelo néon e rosa fluorescente são indicados para produção de baixas tiragens de peças de alta qualidade para moda, roupas esportivas e moda praia

Amarelo néon e rosa fluorescente são indicados para produção de baixas tiragens de peças de alta qualidade para moda, roupas esportivas e moda praia

Durante a ITMA 2015, feira internacional que ocorre entre os dias 12 e 19 de novembro, na Itália, a Mimaki, fabricante de impressoras digitais, pretende anunciar duas novas tintas (amarela e rosa) sublimáticas fluorescentes para uso no TS300P-1800, equipamento de estamparia têxtil. Os insumos são indicados para a produção de peças de vestuário esportivo, roupas de banho e sapatos.

Segundo a empresa, as tintas foram concebidas para dar conta de demandas específicas, sobretudo de personalização de pequenos lotes de peças de vestuário esportivo. Para esse tipo de trabalho, a sublimação digital é mais efetiva e barata, algo difícil de ser reproduzido por meio de processos tradicionais de impressão.

Mike Horsten, gerente de marketing da Mimaki Europa, declarou: “Nos vários segmentos de moda, a reprodução de cores fluorescentes é bastante procurada. As novas tintas visam atender a essa demanda, para que designers e fabricantes de vestuário sejam também capazes de aumentar a oferta de soluções de impressão digital na produção de itens personalizados de alta qualidade”.

Ainda não há previsão de lançamento das tintas fluorescentes da Mimaki no Brasil.

Fonte: Mimaki Europa



Feira Serigrafia Sign 2013: Simpósio de Impressão em Grandes Formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/05/2013

Feira Serigrafia Sign 2013: Simpósio de Impressão em Grandes Formatos

Os visitantes da feira Serigrafia Sign 2013, que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho, vão poder se atualizar e treinar no congresso especialmente montado para a ocasião. Trata-se do Simpósio de Impressão em Grandes Formatos, organizado pela ABTG e repleto de palestras ministradas por técnicos e consultores do mercado de impressão digital, comunicação visual e serigrafia.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente por meio desse link.

O investimento é de apenas 50 reais por palestra. Veja a programação abaixo. Para mais informações, ligue para (11) 2797-6700 ou envie um e-mail para digitec@abtg.org.br.

10/07/2013 (quarta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Boas Práticas de Impressão em Grandes Formatos – Lançamento da Cartilha Íbis Itiberê
15h45 às 16h45 Formação de custo para impressão digital Flavio Botana
17h00 às 18h00 Como alavancar as vendas na Impressão Digital: E-commerce x Web-to-Print Martílio Bueno (Print one)

11/07/2013 (quinta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Diretrizes para o investimento em impressora digital  de grandes formatos Luiz Emanuelli (InfoSign)
15h45 às 16h45 Gerenciamento de Cores para impressão digital por sublimação Marcelo Escobar
17h00 às 18h00 Como melhorar a aplicação do envelopamento de veículos Eduardo Yamashita
 18h15 às 19h15 Como vender de maneira mais eficiente o envelopamento de veículos

12/07/2013 (sexta-feira)

Horário Atividade Palestrante
Credenciamento (no mínimo, 15 minutos antes da palestra escolhida) No guichê de cadastramento da feira
14h30 às 15h30 Special Print: Novas oportunidades da impressão digital (decoração, têxtil, arquitetura, moda, imobiliário) Bruno Mortara
15h45 às 16h45 Oportunidades e Tendências na Serigrafia Aloisio Quirino (Gênesis)
17h00 às 18h00 Evolução da Sublimação Digital e as tendências do mercado Renato Gonçalves