Cobertura Fespa Brasil 2017 – Parte 1: Impressoras digitais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2017
Confira as soluções de impressão digital têxtil, UV, látex e solvente apresentadas pelos expositores na Fespa Brasil 2017

Confira as soluções de impressão digital têxtil, UV, látex e solvente apresentadas pelos expositores na Fespa Brasil 2017

Estamparia digital têxtil em alta. Solvente e UV estáveis. Látex consolidada. O panorama das tecnologias inkjet apresentadas na Fespa Brasil 2017, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de março, repetiu a toada de 2016. Sem grandes novidades, o evento replicou as tendências da edição anterior e foi um reflexo do ano passado.

Por ser realizada no primeiro trimestre, é inevitável que a feira apresente o resultado das tecnologias lançadas no semestre anterior. E talvez esteja aí o motivo de tal estagnação tecnológica: o pífio ano de 2016 e suas já enfadonhas crises política e financeira, cujos efeitos funestos até agora não foram dimensionados, mas de fato sentidos – e sofridos. Além da retração das atividades econômicas, a alta das taxas de juros e o encolhimento do crédito bancário para financiamento de equipamentos estão entre os fatores que levaram o empresariado do setor a represar investimentos e estagnar.

A boa notícia é que o sentimento geral da feira era de leve otimismo. Intuindo que talvez o pior já tenha passado e vislumbrando um futuro próximo mais auspicioso, o público da Fespa Brasil compareceu ao evento menos desconfiado e mais aberto a investir e retomar negócios. Esse movimento vem puxado por notícias um pouco mais salutares sobre a economia do país, além das perspectivas de baixo de juros e retomada das atividades produtivas.

Nesse contexto, é importante ressaltar os esforços vindos de fabricantes e fornecedores de tecnologia. Sem esmorecer, estas empresas continuaram a fomentar o mercado e alimentá-lo, dentro das limitações da crise, de tecnologias e soluções – apresentadas na Fespa Brasil.

Para você que visitou a feira ou para quem não conseguiu prestigiar o evento, o InfoSign, veículo parceiro do evento, preparou uma cobertura completa, dividida em três partes, a começar por esta, que trata de impressoras de grande formato.

Em alta, tecnologia de estamparia têxtil digital marcou a Fespa Brasil 2017

Impressão têxtil (direta e sublimática)

Embora a sublimação esteja em alta, as soluções de impressão digital direta em tecidos começam a ganhar mais espaço. Isso porque esta tecnologia é capaz de trabalhar com os inúmeros tipos de materiais, para atender não só as demandas de sinalização, mas de decoração, moda e tantos outros segmentos da indústria têxtil. Para atender esse mercado, a Mimaki levou para a Fespa Brasil 2017 a Tx300P-1800, impressora com 1,9m que pode empregar tinta sublimática, dispersa, pigmentada, reativa ou ácida (cada uma sendo específica para uma determinada linha de tecido). A máquina pode vir com configuração de 4 ou 6 cores e pode produzir na velocidade de até 66m2/h (com tinta Sb420). Além de estande próprio, a Mimaki foi representada em estande de distribuidores como a TS2.

Epson, embora não tenha participado com estande próprio, foi representada por expositores parceiros como a T&C, a Alphaprint e a Global Química & Moda. Um dos destaques da fabricante para o mercado têxtil continua sendo a sublimática SureColor F9200, com largura de 1,6m e duas cabeças de impressão, para trabalhar na velocidade de até 97m2/h. A já conceituada SureColor F2000 também esteve presente em alguns estandes. A máquina imprime diretamente em uma camiseta branca em 27 segundos.

F2000: equipamento de impressão direta de camisetas da Epson

Já a Roland apresentou a linha sublimática Texart, composta pelos modelos RT-640 e XT-640. O primeiro foi desenvolvido exclusivamente para aplicações em tecidos e pode trabalhar na velocidade de 48m²/h, em 4 cores. O segundo é indicado para alta produtividade e pode trabalhar na velocidade de até 102m²/h, em 4 cores. Além de estande próprio, a Roland foi representada por distribuidores como a Nova Dampex.

Quem também apostou em sublimação foi a Brasil Tech, que destacou a linha Otex e os modelos X2 (com largura de 1,9m e cabeças DX5) e X4 (com largura de 1,9m e cabeças Gen5).

EFI levou modelo de impressora têxtil Reggiani

Sign Supply levou para a feira os equipamentos da linha Digitex, composta por equipamentos de estamparia têxtil digital. DGI e Mutoh estão entre as marcas representadas pela empresa. Um dos destaques da DGI é o modelo sublimático HS-FT, com cabeças Kyocera e capacidade de trabalhar na velocidade máxima de 180m2/h. A empresa também distribui tintas sublimáticas das linhas HD One, Hi-Pro e K-One, da Kiian, fabricante italiana de insumos inkjet.

EFI, dona da marca Reggiani, fabricante de equipamentos para estamparia têxtil, apresentou a ReNOIR Next, impressora de entrada que pode ser alimentada por papel ou tecidos. Com o modelo de 3,4m de largura, é possível trabalhar na velocidade de até 500m²/h, em resolução de 150 × 600dpi.

A fabricante italiana MS Printing esteve novamente na Fespa Brasil e destacou a MS JP7, impressora com sistema rolo a rolo e largura de 1,8m. O equipamento pode trabalhar na velocidade máxima de 335 metros lineares por hora e resolução de 600dpi.

Modelo mais recente de impressora sublimática da Roland

Impressão UV

Em função de sua versatilidade, a tecnologia UV tem sido agregada a diversos tipos de equipamentos e aplicações, que vão da personalização de capas de celulares a impressão em massa de etiquetas. Essa variação tecnológica pôde ser vista na Fespa Brasil 2017. A Durst, por exemplo, levou a Tau 330E. Indicada para produção industrial de rótulos, a máquina conta com tecnologia de tinta pigmentada e pode trabalhar com até 5 cores (CMYK e branco), em velocidade de até 48 metros lineares por minuto e resolução de até 1.260 × 720dpi.

A Ampla, fabricante nacional, esteve na feira para apresentar a Elite RR, impressora LED UV com 3,2m de largura e quatro cabeças industriais de 7 picolitros. O equipamento imprime com resolução de até 1.200dpi e trabalha na velocidade de até 40m²/h. A empresa também lançou o Consórcio Nacional Ampla, uma alternativa de crédito para fomentar os negócios de aquisição de maquinário.

Ampla apresentou impressora UV com 3,2m de largura

A Mimaki se destacou na seara das impressoras de mesa (desktop). Além de apresentar a UVJ-7151, com de 710mm × 510mm e tinta flexível, a fabricante japonesa exibiu a série UJF-MKII, composta pelos modelos 3042 e 6042, nos formatos A3 e A2, respectivamente. As máquinas são indicadas para aplicações diversas, como capas de celular, rótulos personalizados, troféus, brindes, crachás, entre outras mídias.

A Roland também apresentou sua impressora UV de mesa, a VersaUV LEF-20. Com CMYK, branco e verniz, a máquina estampa substratos com largura de 538mm, comprimento de 360mm e 100mm de altura.

Já a ITL UV Integration esteve na feira para apresentar dispositivos de impressão UV LED de alta potência e refrigeração a água. Para serem integradas a equipamentos de impressão, as peças da linha Solidcure 2 são escalonáveis e se adaptam a diversos tipos de aplicações.

Impressora de mesa da Mimaki, para produção de brindes e materiais personalizados

Impressão látex

A impressão látex foi representada pela HP. No estande da fabricante, o visitante pôde conferir as linhas HP Latex 300, 500 e 1500. Entre os modelos que compõem a série estão o Latex 560 e 570, ambos com 1,6m de largura, ajuste de inclinação automático, manuseio de rolos de até 55kg e sinalizador luminoso de status, para monitorar a produção em tempo real a distância.

Mais tímida foi a presença da Ricoh Pro L4160, impressora látex com 1,6m de largura e seis cores (CMYK, laranja e verde). Indicada para estampar substratos mais sensíveis, a máquina trabalha com uma tinta que requer cura a frio a 60ºC.

Vários modelos da série HP Latex estiveram em exposição no evento

Impressão solvente

Entre os expositores que destacaram a impressão digital solvente estava a BannerJet. No estande da empresa, o visitante pôde conhecer a Nina, com área de impressão 1,6m e duas cabeças de impressão DX12. A máquina trabalha na velocidade máxima de 25m2/h e resolução máxima de 1.440dpi.

A Glitter Internacional apresentou a Glitter Pro, com largura de 2m. A máquina pode incluir uma ou duas cabeças DX7, conforme necessidade e investimento do cliente. O equipamento inclui sistema de secagem com cooler e aquecedores em três fases.

Outros fabricantes tradicionais, como Roland, Mimaki e Epson, também apresentaram soluções de impressão solvente e ecossolvente.

Impressora em exibição no estande da BannerJet

Tintas digitais

Em número expressivo, as fabricantes e distribuidoras de tintas inkjet expuseram séries de materiais compatíveis e originais, como foi o caso da SPGPrints, que além de linhas de impressoras digitais vende no país a linha Nebula, composta por tintas sublimáticas, dispersas, ácidas e reativas – todas indicadas para estamparia têxtil.

Outra fabricante especializada em tintas digitais têxteis é a Fremplast, que apresentou na Fespa Brasil 2017 insumos Cromajet, para impressão inkjet DTG, solvente e sublimática.

Já a Triangle exibiu seu amplo portfólio de tintas compatíveis, como a EDX (ecossolvente), a HD2 (solvente médio), a FUS (UV) e a DHP (sublimática). A fabricante de insumos expôs em parceria com a BR Group, fornecedora de impressoras de grande formato cujo destaque no evento foi a linha de equipamentos FireJet, com tecnologias UV e solvente.

Fespa Brasil 2017 contou com vários fornecedores de tintas digitais originais e compatíveis

Como lançamento, a DuPont apresentou em seu estande a Artistri Xite S1500, tinta sublimática indicada para estampar tecidos de poliéster usados em vestuário, sinalização e comunicação visual comercial.

Além de um portfólio tradicional para serigrafia e tampografia, a Marabu produz e comercializa tintas digitais UV, solvente e sublimáticas, que foram expostas durante a Fespa Brasil 2017.

Exibidas também no evento foram os materiais da Trendvision, fabricante chinesa de tintas compatíveis para impressão UV, solvente e têxtil (pigmentada, reativa, ácida e sublimática).

A distribuidora nacional Waystore também marcou presença na feira e mostrou suas linhas de insumos digitais para impressoras de grandes formatos.



Como limpar veículos envelopados

Por Eduardo Yamashita em 23/06/2014

A melhor maneira de limpar um veículo envelopado é à moda antiga: com a mão, água e detergente neutro.

Uma alternativa aceitável é a lavagem automática com spray. Mas jamais lave o carro com escovas giratórias. Elas podem raspar e levantar as bordas do vinil autoadesivo e criar pontos de falhas. Além disso, podem arranhar a imagem impressa.

O primeiro passo de uma limpeza ideal é a lavagem do veículo, com água limpa, para não riscar a imagem. Em seguida, esfregue suavemente um pano macio ou uma esponja natural ou sintética molhada numa mistura de detergente e água.

O detergente deve estar livre de solventes fortes, alcoóis e componentes abrasivos (de pH entre 3 e 11).

Veja nessa artigo técnico como realizar a limpeza correta de veículos envelopados

Veja neste artigo técnico como realizar a limpeza correta de veículos envelopados

Comece a limpeza pelo teto do veículo e trabalhe para baixo. Evite qualquer abrasão na superfície do vinil. Depois de limpar o veículo por inteiro, é importante repassar a imagem cuidadosamente, com água limpa. Deixe a água secar naturalmente ou seque com flanela ou pano macio e não abrasivo. Tome cuidado para não levantar as bordas da película.

Se necessário, use uma lavadora de pressão e certifique-se de seguir as orientações abaixo:

  • mantenha a pressão de água abaixo de 1200psi;
  • mantenha a temperatura da água abaixo de 80ºC;
  • mantenha o bico pelo menos 12cm distante das bordas;
  • mantenha o bico perpendicular à imagem (para evitar o levantamento das bordas da imagem);
  • use bico com amplo padrão de pulverização de ângulo de 40º;
  • a pressão excessiva ou pulverização no ângulo errado com a lavadora de alta pressão pode causar danos e criar pontos de falha na imagem.
Água limpa e detergente devem ser aplicados na limpeza

Água limpa e detergente devem ser aplicados na limpeza

Não utilize lavagens a seco, pois os químicos podem afetar a imagem e o vinil.

Para remover contaminantes difíceis, como excrementos de pássaros e seiva de árvores, tente amaciá-los ao mantê-los de molho por alguns minutos, com água quente e sabão. Em seguida, enxágue abundantemente. Se necessário, use um produto químico mais severo, mas não se esqueça de testá-lo antes da aplicação, fazendo isso numa área escondida. E evite o uso de ferramentas abrasivas que podem riscar a imagem.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

 

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



Agfa lança geração mais tecnológica de impressoras UV Anapurna

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/03/2024
Em nova geração ainda mais tecnológica, uma das famílias de impressoras UV LED mais reconhecidas do mercado oferece mais benefícios

Em nova geração ainda mais tecnológica, uma das famílias de impressoras UV LED mais reconhecidas do mercado oferece mais benefícios

A fabricante Agfa anunciou a nova Anapurna H3200, impressora UV LED híbrida de última geração, com 3,2m de largura, que pode rodar em velocidade superior (70% a mais do que seus antecessores) no modo “produção”.

A máquina é indicada para quem busca produzir estampas de alta qualidade em uma ampla gama de aplicações em rígidos, como plásticos, e mídias flexíveis em rolo, como filmes, vinis, banners e tecidos revestidos.

Assim como seus antecessores, a Anapurna H3200 inclui um conjunto de tintas de seis cores e branco. Além disso, tanto o transporte de impressão como o motor de impressão foram redesenhados para aumentar significativamente a produtividade do equipamento. O transporte de impressão aprimorado também contribui para melhorar a qualidade da imagem, especialmente em sólidos mais escuros.

A recém-implementada capacidade de alimentação contínua permite uma produção eficiente em materiais rígidos, com a capacidade de imprimir até quatro placas simultaneamente.

Suas tintas com certificação GREENGUARD Gold oferecem alta vibração de cores e uma ampla gama de cores, enquanto a tecnologia patenteada Thin Ink Layer da Agfa garante consumo mínimo de tinta.

A Anapurna H3200 vem com um fecho protetor, que dá à impressora uma aparência renovada e também contribui para um ambiente de trabalho mais seguro.

Philip Van der Auwera, gerente de produto da Agfa, declarou: “Estamos entusiasmados em revelar a AnapurnaH3200. Desde a estreia da primeira Anapurna, há mais de duas décadas, a linha passou por vários aprimoramentos e expansões. Além de versátil e confiável, a nova Anapurna H3200 tem atributos de produtividade e qualidade. Esta etapa ressalta o compromisso da Agfa com a inovação e o fornecimento de soluções de alto nível que se alinham com as necessidades crescentes dos nossos clientes”.

A nova Anapurna H3200 será lançada na feira Fespa Brasil 2024, que ocorre entre os dias 11 e 14 de março, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

Fonte: Agfa