Adesivação: o que acontece quando o clima está muito frio ou quente
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/12/2012
Quando o tempo esfria, os envelopadores devem tomar alguns cuidados para que a adesivação saia como esperado. É sempre muito importante que o veículo esteja limpo. Antes de chegar ao local de adesivação, ele deve ser lavado (apenas com detergente) e desengraxado. Depois, recomenda-se esperar para que o carro seque e esquente. Além disso, procure fazer a instalação em locais fechados onde as temperaturas são mais elevadas.
Veja o que pode acontecer se o vinil for aplicado em locais com temperatura (muito) baixa:
- A película pode não alongar, já que, logo após aquecê-la, ela vai esfriar;
- O tack inicial do adesivo pode ser insuficiente para garantir a adesão da película;
- A umidade pode condensar-se na superfície do veículo, complicando a adesivação;
- A película pode ficar dura e frágil, e não vai aderir. Se isso acontecer, o adesivador vai, naturalmente, forçar a espátula, para promover a adesão do filme, e isso pode causar danos ao vinil;
- Em condições muito úmidas, pode ser difícil manter o substrato seco.
Promover um pós-aquecimento também é fundamental para reduzir a tensão do vinil, manter a sua memória e mantê-lo no lugar correto.
Dicas para a adesivação em climas quentes
Atente-se quando o clima esquentar demais. Com o calor, o vinil fica mais maleável, o que dificulta o seu reposicionamento. Além disso, ele tende a distorcer e criar rugas.
A temperatura da superfície jamais deve exceder os 40ºC. Verifique as informações sobre temperaturas mínima e máxima dadas nos manuais dos produtos (se o veículo de cor escura estiver submetido a um calor de 32ºC, então a sua superfície pode estar acima dos 70ºC — tome cuidado).
Se a aplicação tiver de ser feita em ambiente externo, tente começar o trabalho o mais cedo possível. Faça o que puder para não deixar o carro sob o sol.
Em um clima quente e úmido, ocorre a condensação pela manhã. A aplicação nessa condição também deve ser evitada.
Artigo técnico originalmente publicado pela 3M dos EUA. Tradução e adaptação: InfoSign
Kyocera apresenta nova geração de cabeças de impressão
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2020
A fabricante Kyocera anunciou a KJ4 EX, nova cabeça de impressão inkjet cujo atuador piezo é maior. O dispositivo é capaz de imprimir em alta velocidade e 600dpi em papel, papelão, plástico, tecido e outros materiais.
Desde 2007, a Kyocera fabrica cabeças do modelo KJ4 e emprega a tecnologia proprietária de cerâmica fina na criação de atuadores piezo de ultravelocidade. Essa mesma solução é aplicada à nova série KJ4 EX, que no entanto utiliza um atuador piezo maior e uma estrutura mais simplificada.
Um atuador piezo maior substitui vários atuadores menores, o que simplifica e dá maior robustez ao projeto como um todo. Assim, a estrutura oferece mais durabilidade, resistência e estabilidade.
O novo atuador maior foi criado por meio da tecnologia exclusiva de atuadores cerâmicos policristalinos densos e piezoelétricos finos.
A KJ4 EX também tem canais de tinta otimizados, para melhorar a consistência dos disparos. Isso permite haver maiores distâncias maior entre a cabeça e a mídia, além de possibilitar a reprodução de imagens em alta resolução em uma variedade maior de mídias.
Fonte: Kyocera
Avery promove concurso de envelopamento Wrap Like a King 2016
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/07/2016
A Avery Dennison, fabricante de películas adesivas, abriu inscrições para a edição 2016 do Wrap Like a King, concurso internacional de envelopamento de veículos. Dessa vez, além de instaladores da Europa e América do Norte, poderão participar profissionais da Austrália e Nova Zelândia. A competição, que vai de 1º de julho a 4 de novembro, abrangerá um total de 44 países. No entanto, O Brasil não foi incluído.
Para participar, é preciso inscrever projetos de envelopamento que serão analisados por uma equipe de jurados que inclui: Justin Pate (instrutor nos EUA de workshops promovidos pela Avery Dennison), Myles Kovacs (presidente da Dub Magazine, revista especializada em envelopamento), Vilmer Klok (fundador da World Wide Wrap, comunidade on-line dedicada a envelopamento), Nuno Gomes (dono da Second Skin Design, consultoria portuguesa de mídias adesivas impressas), Molly Waters (especialista da Avery Dennison da América do Norte), Peter Wright (gerente da Avery Dennison da Ásia/Pacífico) e Hans Bruins (gerente da Avery Dennison da Europa).
Para a edição de 2016, oito regiões da América do Norte, Europa e Oceania foram estabelecidas. A partir de 1º de julho, instaladores desses locais poderão inscrever projetos envelopados com vinis Avery Dennison das linhas Supreme Wrapping, Conform Chrome e MPI 1105 Supercast Digital. Em outubro, serão anunciados os vencedores de cada região. Entre eles, será escolhido o campeão durante o Sema Show 2016, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de novembro, em Las Vegas, nos EUA.
Entre os prêmios estão treinamentos, um 67” Race Ramp personalizado, um evento com Richard Rawlings e uma variedade de ferramentas promocionais e de marketing. Segundo a empresa, o prêmio para o vencedor vale algo em torno de 5 mil dólares. Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas no site www.wraplikeaking.com.
Outra novidade que a Avery Dennison criou para 2016 é uma nova galeria dentro do site da competição. Nela, os instaladores poderão compartilhar trabalhos de adesivação “não automotivos”. A ideia é expor projetos de computadores, calculadoras, sapatos, utensílios de cozinha e outros tipos de objetos envelopados e que já são exibidos frequentemente por meio das mídias sociais da fabricante.
Fonte: Avery Dennison
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