Adesivação de vidro: a seco ou molhada?
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/07/2021
Qual é a melhor forma de aplicar o vinil adesivo em vidros? A seco ou molhada? Este artigo, preparado por Fernando Bifulco, instalador técnico da Imprimax, ensina as técnicas e os procedimentos corretos para executar uma adesivação perfeita em janelas e vidraças.
Antes de começar a instalação, separe e verifique a integriadade e a qualidade de ferramentas como o rodinho e as espátulas (dura, mole e de acabamento). Para a aplicação úmida, é necessário preparar a solução aquosa (na proporção de um litro de água para uma gota de sabão neutro).
A primeira etapa comum aos dois tipos de aplicação é a limpeza da superfície onde será colada a imagem. Para remover totalmente a sujidade do vidro, recomenda-se o uso de um aparelho com lâmina ("ratinho") para a retirada de partículas maiores. Depois, passe álcool isopropílico, que evapora mais rápido, para desengordurar a área toda. Use pano de microfibra pois ele não solta resquícios.
Outro procedimento fundamental é escolher o vinil adequado para a aplicação. Recomenda-se o Frosted, da linha Jateados da Imprimax, que é compatível com todas as impressoras de grandes formatos, além de ter as qualidades necessárias para uma aplicação a seco ou úmida.
Aplicação a seco
Comece a aplicação destacando, pela parte superior da folha, o frontal do liner. Descole aproximadamente 20cm do vinil, sempre tomando cuidado para não vincá-lo. Alinhe o material e dobre o liner (do meio para as pontas).
Encaixe a parte superior da folha à parte superior do vidro. Caso a vidraça tenha suportes, utilize-os para prender o material e, em seguida, confira se a imagem está corretamente posicionada. Em caso positivo, comece a espatulação: faça movimentos de dentro para as pontas e utilize apenas a metade da espátula, em ângulo de 45º. Essa técnica evita bolhas de ar e ajudar a manter o vinil em seu local correto.
Comece a espatular pela parte superior da imagem, e vá descendo até a ponta inferior da película. Não retire o liner de uma vez, destaque-o aos poucos e em concomitância com a adesivação. Enrole a sobra do papel para que ela não atrapalhe na instalação.
Cole o material por inteiro e, sem seguida, comece o acabamento. A primeira etapa é moldar o vinil aos suportes e acessórios que compõem a vidraça. Para isso, apoie e deslize com cuidado a lâmina (nova e sem nenhum desgaste) sobre a superfície da peça. Esse procedimento cria pequenos cortes por onde o ar deverá ser retirado por uma nova espatulação, que também servirá para adaptar totalmente a película às irregularidades.
Em seguida, cuide dos refiles das laterais. Para o acabamento de áreas chanfradas, apoie a lâmina em ângulo e, sem fazer pressão, deslize (de cima para baixo) o estilete para cortar o excesso de material. Como resultado, haverá um casamento perfeito entre as extremidades do vinil e do chanfro.
Para o acabamento da parte inferior da película, use a espátula dura de cantos redondos para demarcar a parte do vinil que será removida. Corte e retire a película, tomando cuidado para puxar corretamente a mídia. Em seguida, use a espátula com cantos retos para dar o retoque final.
Embora exija mais controle e conhecimento do instalador, a aplicação a seco demanda menos tempo para o trabalho. Por isso, é indicada para quem precisa executar serviços mais rápidos.
Aplicação molhada
Molhe o vidro com a solução de água e sabão. Na sequência, posicione o vinil sobre a superfície. Atente-se para que a imagem esteja voltada para a vidraça. Estabilize o material, retire o liner e umedeça completamente o adesivo da película. Depois, vire o material e posicione-o corretamente. A seguir, comece a espatulação pela parte superior, retirando a água pelas laterais. Vá descendo, até que a mídia esteja totalmente aderida. É imprescindível a remoção plena de líquidos, para garantir a qualidade da aderência da cola ao vidro. Para tanto, recomenda-se utilizar um rodo para puxar e remover quaisquer resquícios sob a vinil.
Para aderir o filme nas laterais, aplique o calor do soprador térmico (na velocidade 1) e pressione o vinil com a espátula. Se mesmo assim o material não colar, é porque há excesso de água. Por isso, é imprescindível aguardar a secagem total do material. Os demais procedimentos de acabamento são os mesmos empregados na ténica a seco.
A aplicação molhada não exige muito esforço do instalador. Portanto, é mais fácil de ser executada. Porém, demandará mais tempo para o acabamento da peça. Isso porque a instalação só ficará pronta após a secagem total da água. Essa técnica também é indicada para quando a película receber impressão digital ou for submetida ao calor do transporte, que tornam o vinil mais maleável.
Agora que você aprendeu as técnicas, assista ao vídeo para saber como colocá-las em prática:
Mutoh lança solução web-to-print
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2013
A Mutoh, fabricante de equipamentos para o mercado de sign, anunciou uma parceria com a PrintSites, empresa de e-commerce, para oferecer um novo serviço web-to-print aos seus clientes. Combinando impressoras Mutoh ValueJet e soluções de web da PrintSites, a novidade intitula-se "Mutoh’s Virtual Storefront (VSF) Powered by PrintSites".
"Esta parceria combina tecnologias que vão ajudar os signmakers a ganhar dinheiro nesse crescente mercado de grande formato", afirmou Patrick George, CBDO da PrintSites.
Rick Rockman III, CEO da PrintSites, complementou: "Hoje, as empresas estão sendo obrigadas a fazer mais com menos. Estamos em condições de oferecer isso aos clientes da Mutoh, que agora têm a possibilidade de obter a ‘Mutoh Virtual Storefront (VSF) powered by PrintSites’, e em vários pacotes diferentes."
Se você é cliente da Mutoh e ficou interessado em explorar a novidade oferecida pela fabricante, veja como obter a ferramenta nessa página (em inglês) especialmente criada para a Virtual Storefront (VSF).
Fonte: MyPrintResource. Texto: InfoSign
Nova linha de impressoras fotográficas de grande formato da Epson
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/06/2021
A fabricante Epson lançou uma linha de impressoras de grande formato para arte gráfica e fotográfica. Trata-se da SureColor P-Series, indicada para empresas que produzem fotos de alto volume e laboratórios fotográficos de varejo, pôsteres e produção de arte gráfica. Os novos modelos, de 60cm e 1,10m de largura, empregam cabeça PrecisionCore MicroTFP e tintas pigmentadas UltraChrome PRO6, de seis cores.
A nova linha contém uma gama de recursos como o design inovador que se adapta a qualquer fluxo de trabalho. Além disso, os equipamentos contam com rolo duplo e soluções Adobe Embedded Print Engine e Epson Cloud Solution PORT.
De acordo com a Epson, os aparelhos são fáveis de usar e manter e imprimem numa variedade de mídia. Também vêm com conectividade versátil, recursos de segurança aprimorados e ferramentas de TI.
Fonte: Epson
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