Entrevista: os campeões do Decor Wrapping 2019
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2019
Um é do litoral paulista. O outro trabalha e mora em Botucatu, interior de São Paulo. Mesmo separados por centenas de quilômetros, Bismarkis Santos (da Magnata Comunicação Visual) e André William Alves Evangelista (da André Adesivos Carwrap) uniram habilidades, conhecimentos e muita estratégia para ter um desempenho excelente na edição 2019 do Decor Wrapping, campeonato de adesivação decorativa promovido pela Imprimax. A dupla foi a vencedora da competição, realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no estande da marca, na feira FuturePrint (sucessora da Serigrafia Sign).
Quis o destino que a dupla se conhecesse em 2017 durante um curso de envelopamento promovido pela LuukFilm, na cidade de São Paulo. A empatia instantânea fez com que André e Bismarkis ficassem amigos e mantivessem contato contínuo, mesmo distantes. Os dois passaram a frequentar juntos as feiras do setor e viram no Decor Wrapping uma ótima oportunidade para mostrar todo o potencial de suas técnicas de adesivação. Então, inscreveram-se na 1ª edição da competição, em 2018, e conseguiram ficar em 3º lugar. Um pouco frustrados por não terem vencido o campeonato, os adesivadores determinaram que em 2019 voltariam para triunfar. Treinaram, observaram e, sobretudo, criaram estratégias exclusivas de instalação. Resultado? Sangraram-se campeões, com louvor, na 2ª edição da disputa.
André começou bem cedo, aos 12 anos, ajudando na empresa do pai, a HB Arte Visual, de Botucatu. Na época, também criava desenhos e adesivos no CorelDraw. Atualmente, trabalha com aplicação de insufilm em arquiteturas e de vinis automotivos e decorativos.
Bismarkis, apelidado de “Homem-Aranha” por fazer adesivagem em altura, começou a envelopar carros em 2011, quando trabalhava em uma siderúrgica. Aprendeu a técnica sozinho e, ao adesivar na rua o seu próprio carro, uma pessoa se interessou pelo serviço e pediu um orçamento. Foi um sinal. Bismarkis, então, deixou o trabalho na fábrica e passou a se dedicar ao envelopamento. Atualmente, além de personalizar carros, ele trabalha com adesivação decorativa e arquitetônica (onde se “pendura” para colar películas em fachadas de prédios).
Exultante pela conquista de 2019, a dupla conversou com o InfoSign:
Vocês ficaram em 3º lugar em 2018. Como foi a participação de vocês em 2019?
André: Este ano a competição foi mais elaborada, com um espaço mais amplo e dificuldades maiores na hora do envelopamento, além dos competidores serem feras na espátula.
Bismarkis: Procuramos corrigir nossos erros do ano passado. Dividimos nossas funções no jogo, que estava mais difícil. Isso é ótimo, porque vai para final quem realmente sabe jogar. Além disso, algumas regras mudaram. Em 2018, era mata-mata. Esse ano, contava a soma da pontuação. Fomos para final, e o segundo lugar já estava garantido. Mas brigamos pelo primeiro. Nos deram três horas para concluir o cenário que simulava uma cozinha. Tivemos que escolher as cores que iríamos usar em cada móvel. Alguns obstáculos nos fizeram perder tempo. Começamos pelas partes mais difíceis, mas recuperamos na última hora. Concluímos antes do tempo e aproveitamos a sobra para revisar todos os itens.
Antes de começar as disputas, vocês criaram uma estratégia para de otimização de trabalho?
Bismarkis: Sim, montamos uma espécie de diagrama, que foi a chave do jogo. Cada um sabia o que faria. Estávamos bem confiantes, fomos uns dos últimos a competir e isso nos ajudou a ter tempo para estudar o jogo dos demais participantes,
André: Conversamos bastante sobre as cores dos vinis que utilizamos, para um não atrapalhar o outro, além de manter sempre o ambiente de trabalho organizado.
A competição teve duas etapas. Como foi a etapa inicial?
Bismarkis: Na primeira fase, quem concluísse antes ganhava 500 pontos. Concluímos antes. Nossa técnica de adesivação do vinil “tijolinho” foi fundamental. Não vi ninguém fazer igual. No caso, você corta a primeira peça já na medida. Sem cortar a segunda peça, você procura a posição correta. Para que meus adversários não vissem a minha técnica, usei o próprio adesivo de tijolinho para marcar, cortamos na medida aproximada, instalamos a primeira peça, e a segunda já estava marcada na posição da primeira.
André: Com o tempo que sobrou, fomos corrigindo imperfeições para melhorar a qualidade do trabalho.
Em quanto tempo vocês adesivaram essa primeira etapa?
Bismarkis: Em 1h45. Na verdade, acabamos antes. Porém revisamos tudo. Nossa pontuação ficou bem à frente de todos. A pontuação máxima era 5.000 pontos, e fizemos 4.980 pontos.
E como foi a etapa final?
Bismarkis: Tínhamos que montar o projeto, e a arquiteta avaliava, e não sabíamos se o nosso projeto seria aceito por ela. Tivemos que usar a criatividade, e acredito que fizemos uma boa combinação. Isso pesou na pontuação total. Estávamos confiantes, mesmo sabendo que nosso adversário era um bom profissional. Observamos os trabalhos que tinham maior chance de ir para a final e observamos seus pontos fracos.
André: Utilizei a prateleira como base para o alinhamento das pastilhas, que deveriam ser coladas na parede. Assim, colei com mais facilidade.
Vocês já fizeram algum trabalho juntos além do campeonato?
Bismarkis: Nunca trabalhamos juntos, só no campeonato. Sempre conversamos por telefone quando temos dúvidas, mandamos vídeos um para o outro.
O que motivou vocês a participar do campeonato?
André: Participei do Decor Wrapping para mostrar o conhecimento e as técnicas que aprendemos no dia a dia.
Bismarkis: O que me motiva é estar entre os melhores. A premiação também é um grande motivador. Com os prêmios que ganhamos, dá para fazer um bom dinheiro. Tudo isso nos ajuda a crescer cada vez mais. A confiança aumenta. É muito gratificante chegar na sua cidade e receber parabéns das pessoas que conhecem seu trabalho. Chegar na revenda e ser bem visto e indicado. Hoje mesmo recebi três indicações de uma revenda.
Qual a importância do campeonato para o mercado?
Bismarkis: É muito importante que os fabricantes realizem eventos desse tipo. Eles ajudam a desenvolver o mercado. Mais clientes passam a acreditar que a adesivação é uma forma de renovar a decoração de suas casas. Muitos ainda não sabem disso, acham que é "contact" ou acham que o vinil danifica as superfícies. E é muito bom para nosso mercado quando o fabricante investe em publicidade.
A adesivação decorativa tem crescido. O que falta para ela se desenvolver mais?
Bismarkis: Precisa olhar os adesivadores com outros olhos. Somos nós que movimentamos o mercado, nós que vendemos.
André: Ter mais profissionais capacitamos para fazer um bom trabalho de qualidade e sempre inovar nas tendências de cores e texturas.
Ganhar esse título ajuda vocês de que maneira?
Bismarkis: A conquista desse título nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes. A premiação nos nossos negócios. Novas portas serão abertas. Dá mais confiança para os nossos clientes. Saber que estou entre os melhores adesivadores do país é um grande retorno, me deixa feliz por saber que estou no caminho certo. E muito gratificante ver centenas de pessoas curtindo o seu trabalho, reconhecendo nosso esforço.
Vocês vão participar de novo na próxima edição?
Bismarkis: Certamente! Se formos selecionados, iremos participar novamente. Gostaríamos de agradecer os apoiadores Exfak e Roland e agradecer a Imprimax, por realizar esse belo evento, que ajuda o nosso mercado a crescer.
André: Também gostaria de agradecer à organização da Imprimax e aos patrocinadores do Decor Wrapping, pela oportunidade de participar e ganhar esse título tão cobiçado pelos adesivadores brasileiros.
Agfa lança impressora UV LED com 3,3m de largura
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2020
A fabricante Agfa anunciou o lançamento da Oberon RTR3300, impressora rolo a rolo UV LED com 3,3m, indicada para alta produção de mídias flexíveis, inclusive têxteis (com ou sem revestimento), para sinalização e comunicação visual.
Capaz de rodar na velocidade de 150m²/h (modo expresso), a impressora também oferece a opção de estampar dois rolos de 1,6m simultaneamente, para dobrar a capacidade produtiva.
As tintas originais da Oberon RTR3300 foram desenvolvidas especialmente para estampar mídias flexíveis. Como atendem a alguns dos mais rigorosos padrões de emissões químicas do mundo, estes insumos obtiveram a certificação Greenguard Gold. Portanto, podem ser usados em ambientes internos sensíveis, como escolas e hospitais.
Além de suas lâmpadas de cura LED resfriadas a ar, a Oberon RTR3300 possui uma mesa exclusiva resfriada a água, que mantém toda a zona de impressão em temperatura ambiente. Portanto, os birôs podem rodar qualquer tipo de mídia sensível ao calor.
Segundo a empresa, a impressora oferece conveniência, operações enxutas e tranquilidade, em função de sua configuração exclusiva de carregamento de mídia, em que um único operador pode carregar rapidamente os substratos. Outra funcionalidade, a de múltiplas filas, garante o planejamento de trabalho.
A máquina integra dispositivos de segurança e qualidade, como a caixa de luz ao lado da área de impressão, que inspeciona a qualidade das imagens. Já a cortina de luz garante que os trabalhos não sejam interrompidos e a mídia seja desperdiçada.
Tom Vermeulen, chefe da área de sinalização da Agfa, declarou: “Ao desenvolver a Oberon, demos ênfase na combinação entre produtividade extrema e qualidade extrema, além de oferecer pouco consumo de tinta e reduzir os custos operacionais. Essa nova impressora é fruto de décadas de experiência no desenvolvimento e fabricação de soluções de grande formato. Nossa abordagem exclusiva de sistemas integra e otimiza o gerenciamento de tinta, mídia, fluxo de trabalho e cores, para garantir a mais alta qualidade, consistência e confiabilidade”.
Fonte: Agfa
ABTG promove 1º Fórum Brasileiro de Comunicação e Impressão Digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/05/2013
O Digitec, grupo técnico sediado na ABTG, realiza no dia 05 de junho, das 09h00 às 17h00, o 1º Fórum Brasileiro de Comunicação e Impressão Digital.
Direcionado a técnicos, diretores, empreendedores, gestores, agências de publicidade e profissionais de toda a cadeia produtiva, o evento tem o objetivo de divulgar novas soluções para o mercado de impressão digital e comunicação visual.
O fórum ocorre no Centro de Convenções do Teatro Cleyde Yáconis, na Avenida do Café, 277 – Piso 1 – Vila Guarani, SP.
O evento terá palestras técnicas e sobre cases de sucesso, além de oficinas técnicas para aprimorar as habilidades de operadores de equipamentos.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site ABTG.
O investimento é de:
- Auditório: R$ 180,00 (para associados) ou R$ 200,00 (para não associados);
- Oficinas: R$ 100,00 por oficina.
Confira a programação:
08h00 às 09h00 | Recepção e Credenciamento | |
09h00 às 09h10 | Abertura | Bruno Mortara |
09h10 às 09h50 | Abertura: Impressão convencional, impressão digital ou o mundo da comunicação Virtual | Reinaldo Espinosa |
10h00 às 10h50 | Inserção de uma célula digital dentro da gráfica convencional e sistemas híbridos | Clineu Stefani, da empresa PSI7 |
11h20 às 12h00 | Inovar com a tecnologia digital – Novos mercados: Têxtil | Evandro Abreu, da empresa Criata |
12h10 às 12h50 | Inovar com a tecnologia digital – Novos mercados: Decoração | Eduardo Oliveira, da empresa Tergoprint |
14h30 às 15h10 | Web-to-print x E-Commerce – Case da Zocprint (site que oferece serviço de impressão digital) | Ricardo de Oliveira Leite Filho, da empresa ZocPrint |
15h20 às 16h00 | Gráfica x E-Commerce – Case SjTech Digital (gráfica digital que oferece serviço no site) | Mario Sergio dos Santos, da empresa SjTech Digital |
16h10 às 16h50 | Encerramento – Balanço das apresentações | Bruno Mortara |
Grade de Oficinas:
Oficina 1 | ||
08h30 às 09h30 | Recepção e credenciamento | |
09h30 às 13h00 |
Comunicação visual em grandes formatos
|
Especialista: Vinícius Timi |
14h30 às 17h00 |
Como parametrizar o custo e formar corretamente o preço de venda no segmento digital
|
Especialista: Luiz Flávio Suarez Botana |
Oficina 2 | ||
08h30 às 09h30 | Recepção e credenciamento | |
09h30 às 13h00 | Como o substrato e o acabamento podem gerar produtividade e a rentabilidade na impressão digital | Especialista: a definir |
14h30 às 17h00 |
Preparando imagem, cor e a impressão digital para o mercado
|
Especialista: Marcelo Escobar |
Oficina 1 | ||
08h30 às 09h30 | Recepção e credenciamento | |
09h30 às 13h00 | A definir | A definir |
14h30 às 17h00 |
A correta finalização de arquivos para a impressão digital com aplicação de dados e imagens variáveis
|
Especialista: Ricardo Minoru Horie |
- Avery apresenta novas opções acetinadas de filmes para envelopamento
- Entrevista: Yeda Monteiro, gerente de negócios da feira FuturePrint
- Inscrições abertas para a 3ª edição do campeonato Decor Wrapping
- Entrevista: Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
- Avery apresenta duas novas linhas de vinis para envelopamento
- Entrevista com Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson Brasil
- Avery adiciona cinco opções de vinis para envelopamento de veículos
- Pesquisa mostra quais as impressoras de grande formato mais populares de 2019
- Avery premia os 5 vencedores continentais do Wrap Like a King 2019
- Signs Nordeste e Maquintex reúnem 8,5 mil visitantes em 2019
- Etherna Adesivos lança série de vinis adesivos para decoração
- Epson e Alexandre Herchcovitch promovem evento para indústria têxtil no Brasil
- Pesquisa: mercado global de inkjet vale 118 bilhões de dólares
- Epson lança impressora SC-P20500 para fine arts
- eurolaser lança mesa de corte com vácuo permanente
- Fiery atualiza software SignLab
- Nova mídia de papelão ondulado para impressão de sinalização
- Mimaki lança solução têxtil Trapis
- Abertas as inscrições para a competição de envelopamento da Avery
- Summa atualiza software GoProduce Flatbed
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual