Imprimax lança 150 produtos e renova site

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2015

Dezenas de novas opções de películas foram integradas ao portfólio de produtos da Imprimax

Dezenas de novas opções de películas foram integradas ao portfólio de produtos da Imprimax

A Imprimax, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou recentemente a renovação de seu site e mais de 150 lançamentos de produtos para comunicação visual, sinalização e envelopamento de carros.

O site da Imprimax tem novo layout e inclui informações técnicas sobre todos os produtos da empresa. Além disso, conta com áreas de vídeos, fotos, agenda de eventos, downloads e um blog, no qual são postadas matérias sobre novidades e lançamentos. A fabricante também lançou uma página especializada em envelopamento líquido, o Power Revest.

A empresa também aproveitou para lançar a campanha Dividindo Ideias, cujo objetivo é mostrar aplicações realizadas por clientes com produtos Imprimax. Basta publicar uma foto com #dividindoideias e marcar a Imprimax Auto-Adesivos. No final do mês, a foto que tiver mais curtidas ganha um prêmio. O cliente também deve enviar um comentário do que achou dos produtos utilizados, para ficar no top banner do site da Imprimax e do Dividindo Ideias. Por fim, a aplicação recebe uma publicação nas redes sociais da fabricante.

Quanto aos mais de 150 lançamentos, trata-se na verdade de uma grande renovação do portfólio da empresa. São itens que foram cuidadosamente estudados e desenvolvidos para cobrir as mais diferentes demandas dos segmentos que fazem parte do grande mercado de comunicação visual. Entre as novidades está a volta dos filmes fotoluminescentes e o lançamento de películas com novas texturas e estampas diversas. Outro destaque é o adesivo antiderrapante usado em pisos. O material está disponível nos acabamentos branco, preto e transparente. Já a linha RevestWall ganhou acréscimos, que são os modelos Artístico, Croco, Diamante, Savana e Canvas (com novo frontal).

Segundo a empresa, algumas linhas mudaram de nome ou fundiram-se, para melhorar organização do catálogo. As atuais séries de produtos da Imprimax são:

Poliméricos

Para envelopamento de carros, personalização veicular, comunicação visual, decoração de ambientes, entre outras aplicações.

  • Gold Colmeia Metálico (7 cores)
  • Gold Croco (6 cores)
  • Gold Escovado (8 cores)
  • Gold Fibra Metalizado (7 cores)
  • Gold Fibra Opaco (3 cores)
  • Gold Fosco (19 cores, sendo 17 cores novas)
  • Gold Max (40 cores, sendo 17 cores novas)
  • Highlight (29 cores, sendo 18 cores novas)
  • Jateado Metálico (7 cores)
  • Jateado Opaco (9 cores)
  • Madeiras (7 Opções)
  • MaxLux (13 cores, sendo 10 cores novas)

Monoméricos

Para envelopamento de carros, personalização veicular, comunicação visual, decoração de ambientes, entre outras aplicações.

  • 3D Opaco (11 cores, sendo 9 cores novas)
  • 3D Transparente (9 cores, sendo 8 cores novas)
  • Color Max (40 cores, sendo 17 cores novas)
  • Color Max Escovado (2 cores)
  • Color Max Fluorescente (3 cores)
  • Cristal Color (2 cores)
  • Fix Color (16 cores, sendo 2 brancos e 1 transparente)
  • Jateados (13 cores, sendo 8 novos produtos)
  • Transparentes para laminação a frio (diversas opções de acabamentos, larguras e espessuras)

Especialidades

Para personalização veicular, comunicação visual em geral, sinalização especial, soluções industriais, entre outras aplicações.

  • Antiderrapante (3 cores)
  • Digi Master (2 opções para superfícies difíceis de grudar: cola Super Tack ou cola Removível)
  • Dupla Face (super tack)
  • Fotoluminescente (2 opções)
  • Máscaras de Transferência (2 opções)
  • Máscaras Removíveis (2 opções para proteção, transferência ou gabarito de pintura)
  • Refletivos (8 cores)

Impressão digital polimérica

Aceita impressão: digital ecossolvente, digital solvente, digital látex, digital UV, flexográfica UV, offset UV, serigráfica UV e convencional.

  • Digi Gold Branco Alta Performance (Acabamento acetinado, alta performance, com frontal blockout)
  • Gold Colmeia Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Escovado Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Fibra Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Gold Fibra Opaco Branco (Texturizado)
  • Gold Fosco Branco (Acabamento fosco)
  • Gold Max Branco (Acabamento acetinado)
  • Jateado Metálico Branco (Texturizado metalizado)
  • Max Lux Branco (Frontal translúcido)
  • RevestWall Artístico Branco
  • RevestWall Bamboo Branco
  • RevestWall Canvas Branco
  • RevestWall Croco Branco
  • RevestWall Diamante Branco
  • RevestWall Legno Branco
  • RevestWall Savana Branco
  • RevestWall Snake Branco
  • RevestWall Telado Branco
  • RevestWall Volpe Branco

Impressão digital monomérica

Aceita impressão: digital ecossolvente, digital solvente, digital látex, digital UV, flexográfica UV, offset UV, serigráfica UV e convencional.

  • 3D Opaco Branco
  • 3D Transparente
  • Antiderrapante Branco
  • Antiderrapante Transparente
  • Color Jateado
  • Digi Master
  • Digi Max Branco Fosco
  • Digi Max Branco Semibrilho
  • Digi Max Branco StopLight (Blockout)
  • Digi Max Transparente Brilho
  • Digi Max Transparente Fosco
  • Fix Color Branco Fosco
  • Fix Color Branco Semibrilho
  • Fix Color Transparente
  • Fotoluminescente
  • Frosted
  • Jateado Colmeia
  • Jateado Esfera
  • Jateado Losango
  • Jateado Metalizado
  • Jateado Micro Esfera
  • Pisomax
  • Refletivo Branco Digital

A Imprimax também aproveitou a ocasião para anunciar o Guia Imprimax, catálogo que reúne informações técnicas sobre as linhas de produtos da empresa. O material tem dicas, manuais, passo a passos e dois DVDs.

Assista ao vídeo sobre os 150 lançamentos da Imprimax em 2015:

Fonte:Imprimax



Transfer digital: vantagens, dificuldades e processos

Por Jimmy Lamb em 14/09/2013

O transfer surgiu como alternativa barata à serigrafia, mas infelizmente o resultado que ele conferia ficava bem abaixo do esperado. Além de reproduzir imagens sofríveis, o transfer tinha a tendência de rachar e descascar depois de duas ou três lavagens. Com isso, ele criou uma má reputação. Mas os transfers digitais de hoje são bem diferentes, pois contam com tintas especiais, e não adesivos.

A primeira etapa do processo de criação de um transfer digital é a reprodução das imagens, realizada com uma impressora inkjet (usando o tipo certo de tinta) sobre um papel especial. Em seguida, o papel é colocado com a face para baixo sobre o produto (camiseta) e a prensa térmica aplica a tinta, por meio de calor.

      Saiba mais sobre sublimação:

A combinação de calor e pressão faz com que a tinta seja transferida do papel para o substrato. O papel transfer é então removido e descartado, deixando uma impressão na peça (no caso da sublimação, a imagem é realmente incorporada à superfície). Dependendo do equipamento, leva-se menos de dois minutos para imprimir e prensar.

Vantagens do transfer digital

O transfer digital realmente percorreu um longo caminho, especialmente em relação à  capacidade e ao custo. Hoje, ele tem retorno de investimento rápido, com custos iniciais razoáveis, que variam de 500 a 2.100 dólares (valores válidos para o mercado dos EUA), sem incluir a prensa térmica. Mas um dos aspectos mais atraentes do transfer digital é a capacidade de fazer trabalhos sob demanda.

Com a impressão digital, não é preciso se preocupar com separações de cores, criação de matrizes, setups etc. Se você tiver uma imagem de qualidade (com 350dpi), será possível começar a imprimir transfers em poucos minutos.

Há impressoras a jato de tinta que podem dar saída a imagens coloridas com 20 x 25cm em menos de 40 segundos; o processo de impressão é muito rápido. E, em seguida, a prensagem leva mais um ou dois minutos.

Prensa térmica é equipamento que aplica calor e pressão, para transferir a imagem do papel para a camiseta

Prensa térmica é equipamento que aplica calor e pressão, para transferir a imagem do papel para a camiseta

O processo que vai da arte ao produto é acabado em questão de minutos. Do ponto de vista de vendas, você poderia passar uma manhã criando amostras para potenciais clientes e, na parte da tarde, sair batendo na porta deles.

A impressão digital também é ideal para pequenas produções, o que é um bom complemento para quem já trabalha com serigrafia. Assim, é possível lidar com pequenas ordens de serviço usando transfers digitais de baixo custo, enquanto seus outros equipamentos ficam ocupados com tiragens maiores.

É importante utilizar a tinta adequada para a superfície a ser impressa. É uma questão de química. A escolha incorreta trará resultados inferiores. Com o uso da tinta digital errada, a qualidade e a longevidade da imagem irão declinar. Por exemplo, com camisas de algodão, é preciso usar uma tinta que se ligue às fibras de algodão. Mas quando se trata de fibras de poliéster, será preciso um tipo diferente de processo: a sublimação.

Transfer sublimático

A sublimação utiliza o mesmo processo de produção de qualquer outro transfer digital, mas o processo químico é muito diferente. A tinta sublimática usa corante, e é formulada para fibras sintéticas. Durante a prensagem, a sublimação da tinta se transforma em gás, e as fibras de polímero abrem-se para receber esse gás. A tinta, em seguida, penetra nas fibras.

Quando o calor é retirado, as fibras fecham-se e retêm permanentemente a tinta. Com peças de vestuário, o resultado final desse processo é uma imagem que não desaparece nem descasca durante as lavagens. No caso de materiais rígidos, a superfície não lasca ou descasca.

Com o transfer, é possível estampar uma série de objetos e materiais, desde que eles estejam devidamente preparados para receber a tinta

Com o transfer, é possível estampar uma série de objetos e materiais, desde que eles estejam devidamente preparados para receber a tinta

A impressão tradicional aplica a tinta sobre a superfície. A aplicação de calor transfere a tinta e ativa determinados agentes (aglutinantes) para ligar a tinta à superfície. Por sua vez, a sublimação é um processo que não emprega aglutinantes.

A chave para a sublimação é a fibra de polímero. Com a crescente popularidade das peças de vestuário à base de polímeros, é importante que você concentre-se em usar a tinta certa para elas.

Mas a sublimação não se limita a vestuário. Placas, prêmios, painéis de fotos, produtos promocionais, sinalização, bandeiras, decoração e joias são alguns produtos que podem ser sublimados. A única exigência é que eles tenham uma superfície de polímero ou que tenham revestimento.

Dificuldades

Independentemente do conjunto de tintas escolhido, um dos desafios da impressão digital é o gerenciamento de cores. Isso porque você cria as cores por meio de softwares. Em seguida, a impressora faz a reprodução delas.

O primeiro problema é que o que sai da impressora nem sempre corresponde ao que está na tela do computador. Há duas razões para isso: gama de cores e conversão de cores.

Nem tudo o que você vê no monitor vai ser reproduzido pela sua impressora

Nem tudo o que você vê no monitor vai ser reproduzido pela sua impressora

A gama de cores refere-se ao espectro tonal que um dispositivo pode reproduzir. No caso de um monitor, ela é geralmente maior do que a de uma impressora a jato de tinta. Assim, é possível haver cores na tela que não serão reproduzidas pela impressora.

A segunda razão é que os monitores costumam usar um processo aditivo (RGB), enquanto uma impressora digital utiliza um processo subtrativo (CMY). Assim, acontece um problema de "tradução" entre as cores do monitor e da impressora (saiba mais sobre gerenciamento de cores para impressoras a jato de tinta).

Conclusão

Então, se você está procurando um sistema de baixo custo, considere a impressão e o transfer digital. Certamente existem limitações nesses processos, como a necessidade de usar diferentes tintas para diferentes superfícies. Mas os transfers digitais são versáteis e rentáveis.

Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies.

Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.



Mimaki USA lança três impressoras UV LED com recorte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/06/2018
Modelos fazem parte da linha UCJV300

Modelos fazem parte da linha UCJV300

A filial norte-americana da Mimaki anunciou no mercado internacional a disponibilidade de três novas versões da linha UCJV300, composta por impressoras UV LED com recorte integrado. Embora os modelos tenham as mesmas características operacionais, eles diferem na largura de impressão: 75cm, 107cm e 130cm. A série já contava com uma opção com 160cm de largura.

Com recurso de impressão em multicamadas e aplicação de tinta branca de alta opacidade, as máquinas possibilitam a produção de rótulos, adesivos, vinis para envelopamento de veículos e backlits dinâmicos.

Como produtos certificados pela Greenguard, as impressoras atendem a padrões de baixa emissão de componentes orgânicos voláteis. Além disso, geram pouco calor e consumem menos energia.

Os equipamentos incluem a versão mais recente do software RasterLink6 Plus, com ferramentas de pré-visualização de impressão em quatro camadas e função ID Cut, que gera marcas de registro e códigos de barras com informações de corte e rotação.

As máquinas vêm com outros recursos, como a impressão de pontos variáveis, a tecnologia de circulação de tinta, a unidade de verificação de nozzles e o sistema de recuperação de nozzles.

Fonte: Mimaki USA