Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo

Por Eduardo Yamashita em 16/07/2014

Neste artigo saiba como fazer a correta limpeza do veículo antes de fazer a aplicação do vinil adesivo

Neste artigo veja como fazer a correta limpeza do veículo antes da aplicação do vinil adesivo

A preparação da superfície do veículo que será envelopado envolve um procedimento de 3 etapas: lavagem com detergente, limpeza com solvente (desengordurante ou desengraxante) e limpeza final com álcool isopropílico.

Lavagem com detergente

O veículo deve ser lavado (com água limpa e detergente) um dia antes da aplicação, para que seja removida a maior parte da sujeira solúvel em água. É necessário lavar o carro com um dia de antecedência para que ele seque completamente, especialmente sob as cabeças dos rebites e entre os painéis.

Antes de aplicar a imagem, certifique-se de que a superfície esteja completamente seca. A água retida nas reentrâncias das cabeças de rebite pode levantar o vinil. Umidade sob as emendas das chapas também causa problemas.

Limpeza com solvente

A limpeza do veículo a ser envelopado requer cuidados. Cada parte do veículo deve estar impecável, incluindo áreas debaixo dos para-lamas, portas, capô e porta-malas – regiões que acumulam muita sujeira.

Depois de lavar a superfície com água e detergente, o segundo passo é limpá-la com solvente. Mesmo que uma superfície lavada pareça limpa, podem estar presentes contaminantes (ceras, gorduras, graxa e óleos). Para removê-los, use desengraxantes ou desengordurantes comerciais à base de xilol ou toluol, produtos encontrados em lojas de produtos automobilísticos.

Ao usar qualquer tipo de solvente, leia as advertências do rótulo e da FISPQ. Trabalhe em local bem ventilado, use equipamento de segurança e siga os procedimentos recomendados.

Nessa etapa, é importante fazer testes. As formulações dos produtos de limpeza à base de solventes variam muito de um fabricante para outro. Algumas formulações são muito fortes. Para não danificar o sistema de pintura do veículo, teste o solvente em uma área escondida do carro.

Concentre a limpeza nas áreas "escondidas", ou seja, nas bordas das portas, capô e para-lamas. As áreas das bordas das peças com borracha também acumulam muita sujeira.

Limpeza final

Como o desengraxante pode deixar resíduos oleosos, limpe a superfície com álcool isopropílico. Esta última etapa deve ser realizada com ambas as mãos: uma com um pano embebido com o álcool, a outra com um pano seco. Depois de aplicar o solvente na superfície, limpe-a antes de o álcool evaporar. Faça essa limpeza momentos antes da aplicação do vinil, para remover contaminantes do ar que se instalam na superfície do veículo.

Considerações finais

Muitas vezes, a limpeza da superfície é a última coisa em que o instalador pensa. Frequentemente, ela é ignorada. Mas a falta dela é primeira causa dos problemas de adesão do vinil. Considere o seguinte: se você não limpar a sujeira e a gordura da superfície, como o vinil ficará aderido à superfície? A limpeza inadequada é uma receita certa para o fracasso do envelopamento. Portanto, para obter bons resultados na instalação, limpe adequadamente o veículo antes da aplicação do vinil.

 
Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

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Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual



ABTG divulga agenda 2014 de cursos e atividades relacionadas a impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/02/2014

Atividades visam difundir o conhecimento técnico no mercado de comunicação visual e impressão digital

Atividades visam difundir o conhecimento técnico no mercado de comunicação visual e impressão digital

A ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) anunciou o cronograma de cursos, treinamentos e demais atividades educacionais voltadas para empresas de impressão digital e comunicação visual. Para participar, basta fazer a inscrição pelo no site da ABTG. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11 2797-6718) ou pelo e-mail (digitec@abtg.org.br). A ABTG fica na Rua Bresser, 2315 – São Paulo (SP). Veja abaixo mais detalhes da programação 2014 da instituição:

7° Seminário Técnico: Boas práticas para impressão em grandes formatos

  • Data: 21 de abril;
  • Horário: a definir;
  • Objetivo: aprimorar os conceitos de boas práticas visando o aumento da qualidade de impressão em grandes formatos;
  • Conteúdo: abordagem de temas técnicos, apresentação da cartilha de boas práticas em grandes formatos e painel de debates;
  • Investimento: R$40,00.

Como reproduzir a mesma cor sobre diferentes substratos em grandes formatos

  • Data: 26 de abril;
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Objetivo: entender o impacto das diferentes cores dos substratos na consistência das cores na impressão em grandes formatos;
  • Conteúdo: calibração (básica, linearização, caracterização e simulação), color matching (equivalência de cores), cores de substratos utilizados em grandes formatos, adaptação cromática, equivalência de cores com o modelo Color Appearence Model, alvo de calibração (ISOCoatedv2 ou 15939 ), planilha de conversão de valores e verificação para os valores adaptados;
  • Investimento: R$190,00 (associados) ou R$230,00 (não associados).

Aplicação geral de vinil: seco e úmido

  • Data: 17 de maio;
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Objetivo: compreender as técnicas de instalação de vinil autoadesivo usando as metodologias a seco e a úmido
  • Conteúdo: noções gerais de vinil auto adesivo, ferramentas para aplicação, limpeza de superfície, metodologia a seco e a úmido, acabamento e aplicação de vinil usando as técnicas a seco e a úmido;
  • Investimento: R$190,00 (associados) ou R$230,00 (não associados).

Bate-Papo com a Tecnologia: Como os cabeçotes de impressão jato de tinta interferem no resultado da impressão? (EVENTO GRATUITO)

  • Data: 03 de junho;
  • Horário: 18h45 às 21h45;
  • Objetivo: mostrar ao público a importância das cabeças de impressão, suas principais diferenças e como isto afeta o resultado final, além de mostrar alguns dos principais defeitos causados pelas cabeças de impressão.

Problemas e soluções de sublimação nas diversas mídias

  • Data: 23 de agosto;
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Objetivo: auxiliar os profissionais de sublimação digital a encontrarem as soluções dos problemas de impressão mais facilmente, eliminando o "achômetro", tão comum nos dias de hoje;
  • Conteúdo: teoria de impressão, teoria de sublimação, principais segmentos de sublimação e defeitos e soluções;
  • Investimento: R$190,00 (associados) ou R$230,00 (não associados).

Bate-papo com a tecnologia: Boas maneiras de se tornar uma empresa de comunicação visual ambientalmente correta (EVENTO GRATUITO)

  • Data: 08 de outubro;
  • Horário: 18h45 às 21h45;
  • Objetivo: difundir e conscientizar os participantes sobre como as empresas estão sendo desafiadas a encontrar novas formas de organizar e controlar os processos produtivos, para atender exigências ambientais de forma eficiente e com foco em resultados eficazes.

Gerenciamento de cores para Impressão digital

  • Data: 25 de outubro;
  • Horário: 9h00 às 16h00;
  • Objetivo: compreender o que é gerenciamento de cores, quais seus benefícios e como aplicá-lo para Impressão digital;
  • Conteúdo: o que é cor, visualização de cor, espectro eletromagnético, sistemas de cores, espaços de cores, condições de visualização, dispositivos de reprodução, principais pontos de controle na impressão digital, ISO 12647 e ISO 12647-8;
  • Investimento: R$190,00 (associados) ou R$230,00 (não associados).



Versão 2.3 do Apogee StoreFront da Agfa

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/03/2015

StoreFront permite o comércio eletrônico de materiais impressos

StoreFront permite o comércio eletrônico de materiais impressos

A Agfa, fabricante de equipamentos gráficos, atualizou a Asanti StoreFront, solução web-to-print projetada para birôs de impressão comercial e sinalização. Com a versão 2.3 do software, é possível vender por meio da internet produtos impressos, como banners, e eletrônicos, como imagens e arquivos PDF.

Entre outras funções, o StoreFront 2.3 facilita transações comerciais. Como alternativa ao pagamento on-line com cartão de crédito ou débito, os birôs podem oferecer o serviço de transferência bancária, o que é interessante para organizações sem fins lucrativos ou governamentais.

O novo módulo de faturamento garante que os compradores recebam uma fatura completa em todos os pedidos. Esses extratos são armazenados como arquivos PDF, para facilitar a impressão e o arquivamento.

Andy Grant, gerente mundial de software da Agfa, declarou: "Os birôs precisam oferecer serviços adicionais aos clientes. A StoreFront é uma ferramenta interessante para que as empresas do setor possam criar documentos e distribuir produtos via internet, tornando-as completas fornecedoras de serviços comunicação".

Fonte: Agfa