Características dos principais tipos de papéis transfer

Por João Leodonio em 05/12/2017
Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Os papéis transfer são conhecidos principalmente por serem boas alternativas para aplicação de imagens em tecidos de algodão e poliéster. Alguns deles apresentam um fundo branco, que permite imprimir peças coloridas sem prejudicar as estampas originais. Trata-se de sobreposição, ou seja, da adesão ao tecido por termocolagem.

Por questões de preço e disponibilidade, os papéis transfer mais utilizados são o OBM e o Dark, também encontrado no mercado com outros nomes. Além deles, listamos abaixo as caraterísticas do Ink Pro e do INNEO.

Para todos os casos, recomenda-se que as peças que receberam as aplicações fiquem em descanso por, pelo menos, 24 horas, antes de serem lavadas. Além disso, é importante que elas não sejam lavadas em tanques e não sejam torcidas à mão. Se utilizar água quente, a temperatura máxima deve ser de 40°C. A água não pode ter alvejante, e deve-se passar pelo avesso. Esses procedimentos são muito importantes para manter a integridade do transfer por mais tempo.

Papel Transfer OBM

Característica: o lado da impressão possui revestimento de poliéster (para sublimação). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. É indicado para estampas que não precisam de recorte, pois a plotter não suporta esse material, que é bem difícil de ser cortado à mão. Após aplicado, ele oferece um toque menos discreto, porém, confere relevo à peça.

Camiseta preta com aplicação em OBM

Papel Transfer INNEO

Característica: papel transfer importado.

Aplicações: em tecido branco de algodão. Esse papel é indicado para impressora laser colorida de alta velocidade, sem óleo e com temperatura interna de até 200°C.

Papel Transfer Ink Pro

Característica: papel transfer impresso por equipamentos a jato de tinta.

Aplicações: em algodão. Esse material exige que as tintas utilizadas na impressão devem ser originais, de preferência. Isso porque as tintas paralelas não oferecem um resultado de boa qualidade.

Papel Transfer Dark

Característica: o lado da impressão é de papel sulfite resistente a temperatura (impressão a laser). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. Esse papel não confere 100% de qualidade da definição, mesmo que sejam usados arquivos em alta resolução. Porém, ele oferece um toque mais discreto.

Camiseta preta com Dark Film com fundo branco

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Konica Minolta lança impressora inkjet única passada para estamparia têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/11/2015
De porte industrial, Nassenger SP-1 é capaz de produzir em altíssimas velocidades

De porte industrial, Nassenger SP-1 é capaz de produzir em altíssimas velocidades

A Konica Minolta, fabricante de tecnologias de impressão, apresentou ao mercado internacional o Nassenger SP-1, equipamento de estamparia têxtil digital que produz em velocidades altíssimas. A máquina é fruto da experiência em desenvolver e produzir cabeças e dispositivos de impressão e tintas inkjet para tecidos.

O modelo foi lançado em resposta ao aumento do uso de impressão digital sob demanda para mídias têxteis, a fim de reduzir o tempo de inatividade entre trabalhos em grandes indústrias de tecidos. Segundo a empresa, a máquina também foi desenvolvida para reduzir efluentes e gastos com combustíveis.

Com tecnologia única passada, a Nassenger SP-1 imprime diretamente sobre tecidos alimentados no equipamento por meio de unidade fixa de impressão, que pode produzir em velocidades atingidas por impressoras serigráficas.

Fonte: Konica Minolta



Serilon apresenta novidades na feira Serigrafia Sign 2013

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2013

Dona de um dos maiores estandes da feira Serigrafia Sign 2013, a Serilon, fornecedora brasileira de materiais para comunicação visual, vai apresentar uma série de novidades no evento:

Magic Glue

Mídia eletrostática que não utiliza cola para aderir à superfície. Voltado para aplicações de curta duração em ambientes internos, o substrato se destaca por aderir a superfícies de metal, madeira, tijolo, mármore, drywall e vidro. O Magic Glue aceita impressão UV, pode ser reciclado e não possui cola e materiais tóxicos em sua composição.

Magic Led

Distribuído exclusivamente pela Serilon, o Magic Led é um display formado por painéis de acrílico, moldura e iluminação LED. Para usá-lo, basta imprimir a imagem no backlight (vendido separadamente), aplicar o substrato no Magic Led e ligar a fonte de energia. Com 9mm de espessura, o acessório é voltado a ambientes internos, como bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais.

Magic Led: novidade da Serilon na feira Serigrafia Sign 2013

Magic Led: novidade da Serilon na feira Serigrafia Sign 2013

Magic Display

Trata-se de um display superfino (com 21mm de espessura) de 630 x 456mm. Para utilizá-lo, basta salvar imagens e vídeos em um pen drive e conectá-lo na entrada USB. Além da transição de imagens e vídeos, é possível inserir legenda e áudio. O Magic Display confere alta qualidade na imagem em aplicações de comunicação visual.

Magic Display, para comunicação visual indoor

Magic Display, para comunicação visual indoor

O Magic Sign

Solução formada por camadas de mídias magnéticas sobrepostas. Deve ser usado em ambientes e superfícies que exigem constante atualização. Com o Magic Sign, é possível compor imagens diferenciadas com até três camadas de mídias magnéticas sobrepostas. É uma solução reutilizável, portátil e recebe impressão solvente e UV.

Magic Sign: mídia magnética

Magic Sign: mídia magnética

Linha de vinis adesivos

A Serilon vai apresentar duas linhas de películas cast: a Arlon Ultimate Premium Plus e a Magic Tunning. A primeira possui alta flexibilidade, baixa adesão inicial e disponibilidade de cores especiais, com efeito metalizado, fosco, perolado e fibra de carbono. A linha Magic Tunning é para envelopamento de carro. Possui excelente desempenho em superfícies curvas e está disponível em diversas cores e efeitos, que permitem o desenvolvimento de uma customização exclusiva em veículos.

Magic Tuning: substrato para envelopamento de carro

Magic Tuning: substrato para envelopamento de carro

SerilonShop

A Serilon leva para a feira Serigrafia Sign 2013 a equipe da SerilonShop, a loja virtual pela qual os clientes têm acesso a produtos relacionados à Mini Silhouette, plotter de recorte que trabalha com papel, cartolina, magneto, tecido, transfer, entre outros substratos. Além da linha Silhouette, estará disponível, para compra online, a solução completa de fotoprodutos, composta por prensas térmicas (modelo Prensa 3D, Prensa Plana e Prensa de Caneca), objetos com tratamento especial para receber impressão por sublimação, tinta sublimática, papel e impressora.

Loja virtual da Serilon disponibiliza materiais para quem trabalha com fotoprodutos

Loja virtual da Serilon disponibiliza materiais para quem trabalha com fotoprodutos

Painel Texturizado New Wall

Com essa solução, é possível montar uma parede de pedra, tijolo, madeira ou bambu em poucas horas. Opção para quem trabalha com obras, decoração, comunicação visual e reformas em geral. O painel está disponível em mais de 30 texturas diferentes, como madeira, pedra, tijolo, metal, entre outras.

Confira mais informações e novidades sobre a Serigrafia Sign e seus expositores.

Fonte: Serilon