Características dos principais tipos de papéis transfer

Por João Leodonio em 05/12/2017
Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Saiba quais são os papéis transfer disponíveis atualmente

Os papéis transfer são conhecidos principalmente por serem boas alternativas para aplicação de imagens em tecidos de algodão e poliéster. Alguns deles apresentam um fundo branco, que permite imprimir peças coloridas sem prejudicar as estampas originais. Trata-se de sobreposição, ou seja, da adesão ao tecido por termocolagem.

Por questões de preço e disponibilidade, os papéis transfer mais utilizados são o OBM e o Dark, também encontrado no mercado com outros nomes. Além deles, listamos abaixo as caraterísticas do Ink Pro e do INNEO.

Para todos os casos, recomenda-se que as peças que receberam as aplicações fiquem em descanso por, pelo menos, 24 horas, antes de serem lavadas. Além disso, é importante que elas não sejam lavadas em tanques e não sejam torcidas à mão. Se utilizar água quente, a temperatura máxima deve ser de 40°C. A água não pode ter alvejante, e deve-se passar pelo avesso. Esses procedimentos são muito importantes para manter a integridade do transfer por mais tempo.

Papel Transfer OBM

Característica: o lado da impressão possui revestimento de poliéster (para sublimação). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. É indicado para estampas que não precisam de recorte, pois a plotter não suporta esse material, que é bem difícil de ser cortado à mão. Após aplicado, ele oferece um toque menos discreto, porém, confere relevo à peça.

Camiseta preta com aplicação em OBM

Papel Transfer INNEO

Característica: papel transfer importado.

Aplicações: em tecido branco de algodão. Esse papel é indicado para impressora laser colorida de alta velocidade, sem óleo e com temperatura interna de até 200°C.

Papel Transfer Ink Pro

Característica: papel transfer impresso por equipamentos a jato de tinta.

Aplicações: em algodão. Esse material exige que as tintas utilizadas na impressão devem ser originais, de preferência. Isso porque as tintas paralelas não oferecem um resultado de boa qualidade.

Papel Transfer Dark

Característica: o lado da impressão é de papel sulfite resistente a temperatura (impressão a laser). O outro lado é emborrachado termocolante (fundo branco).

Aplicações: em tecidos claros ou escuros de algodão ou poliéster. Esse papel não confere 100% de qualidade da definição, mesmo que sejam usados arquivos em alta resolução. Porém, ele oferece um toque mais discreto.

Camiseta preta com Dark Film com fundo branco

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



SAi apresentará novidades para o software Flexi na SGIA 2014

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/10/2014

Novas ferramentas melhoram a funcionalidade e aumentam produtividade

Novas ferramentas melhoram a funcionalidade e aumentam produtividade

A SAi (SA International), desenvolvedora de softwares para comunicação visual, estará presente na feira SGIA 2014, que vai de 22 a 24 de outubro, em Las Vegas, EUA. No evento, a empresa exibirá novos drivers e ferramentas para o SAi Flexi, aplicativo de sinalização e impressão digital.

Segundo a empresa, com as novas ferramentas é possível reduzir o tempo de acabamento de peças como banners e pop-ups. As novidades estarão disponíveis aos clientes a partir da SGIA 2014, no Pack 6 para a versão 11 do SAi Flexi.

No estande da SAi, o visitante também poderá assistir a palestras sobre o SAi Flexi e demonstrações de fluxo de trabalho de produção em máquinas como a HP Latex 300, a Mutoh VJ-1624 e a Mutoh ValueCut VC-1300.

Fonte: SGIA



Black November da Roland DG dá descontos de R$5.000,00

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/11/2018
Promoção engloba impressoras de grande formato com recorte integrado

Promoção engloba impressoras de grande formato com recorte integrado

Até o dia 31 de novembro, a Roland DG Brasil, fabricante de impressoras, promoverá a sua Black November, que oferece descontos de R$5.000,00 em diversos produtos. “Fazem parte da promoção, as impressoras de grande formato com recorte integrado das linhas SG e VS, além das séries RF e LEF”, anuncia Anderson Clayton, gerente de marketing da empresa.

Entre os modelos em promoção estão o TrueVis SG-540 e o TrueVis SG-300, ambos indicados para iniciantes ou para empresas que desejam expandir seus negócios.

Outras impressoras contempladas na Black November são a VersaCAMM VS-640i e a VersaUV LEF (modelos 12i, 200 e 300). O equipamento UV é indicado para estampar capinhas de smartphones e brindes, serviço oferecido pelas principais empresas de e-commerce do país.

Para saber mais sobre a promoção dos equipamentos, acesse: www.rolanddg.com.br/blacknovember.

Fonte: Roland DG Brasil