Sinais de de recuperação dos segmentos de impressão industrial na região Ásia-Pacífico

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/08/2020
Região foi a que menos retraiu no segundo semestre de 2020

Região foi a que menos retraiu no segundo semestre de 2020

A consultoria International Data Corporation (IDC) publicou recentemente o “Quarterly Industrial Printer Tracker”, relatório com dados mostrando que as remessas de impressoras industriais foram “significativamente impactadas” pela crise do covid-19 em todo o mundo, no segundo trimestre de 2020.

Composto pelos segmentos de grande formato, embalagens, etiquetas, direct-to-dhape, DTG e estamparia têxtil, o mercado global de impressoras industriais teve queda de 46,8%, em comparação ao ano anterior.

Tim Greene, diretor de pesquisa do IDC, declarou: “Com grande parte do mundo ainda em quarentena ou apenas começando a sair dela no final do segundo trimestre, nenhum segmento ou região foi poupado. Embora nossa pesquisa indique que muitos fabricantes globais estão repensando as cadeias de suprimentos para atender às metas de resiliência e sustentabilidade, essas são iniciativas de longo prazo. As remessas e a receita de hardware no mercado de impressoras industriais diminuíram devido a desafios de curto prazo, como paralisações governamentais e cortes orçamentários”.

Destaque regional

A região da Ásia-Pacífico mostrou o início de uma recuperação no segundo trimestre, com crescimento de remessas em comparação ao primeiro trimestre, nos segmentos direct-to-shape, estamparia têxtil, grande formato e embalagens.

As remessas na América do Norte caíram mais de 20%, enquanto as remessas na Europa caíram quase 42%, em comparação com o primeiro trimestre.

Segmentos

As vendas no segmento DTG caíram um pouco mais de 20% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Já as vendas no segmento direct-to-shape diminuíram mais de 26%. As remessas de impressoras têxteis industriais diminuíram apenas 7%, com o crescimento na região Ásia-Pacífico compensando as quedas em outras regiões. As vendas das máquinas de embalagens diminuíram 12,5%. As remessas de impressoras de grande formato caíram quase 25% em todo o mundo.

O IDC espera que tanto as unidades quanto o valor das remessas se estabilizem no segundo semestre de 2020, à medida que as diferentes regiões passam por diferentes fases de recuperação.

Greene cincluiu: “2021 ainda deve ser um ano de recuperação. Antecipamos que haverá tanto a recuperação econômica quanto a digitalização da cadeia de suprimentos, para impulsionar os investimentos em tecnologias mais flexíveis, como soluções de impressão industrial”.

O IDC, que conta com mais de 1.100 analistas, oferece experiência global, regional e local em tecnologia, oportunidades e tendências, para empresas de mais de 110 países.

Fonte: IDC



Roland DG faz upgrade no RIP VersaWorks

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2020
Grátis, a atualização pode ser feita diretamente pelos usuários do software

Grátis, a atualização pode ser feita diretamente pelos usuários do software

A fabricante Roland DG anunciou que o RIP VersaWorks 6 foi atualizado. Usado para rodar as impressoras digitais da marca, o software incorporou recursos como a função “Job Assistant”, que permite adicionar automaticamente linhas de corte de contorno, sem retornar ao aplicativos de design.

Outra nova configuração de impressão é a “True Rich Color”. Ela aproveita ao máximo os recursos de reprodução da impressora e da tinta, para criar imagens com cores vibrantes, cinzas neutros, gradações suaves e tons de pele naturais.

A Roland também incorporou ao VersaWorks 6 novas funções que melhoram a qualidade e a eficiência das operações. Entre elas, a compatibilidade com os mais recentes espectrofotômetros da Barbieri, para gerenciamento de cores.

Kevin Shigenoya, vice-presidente da divisão de negócios de impressão digital da Roland DG, declarou: “Com essa nova versão do VersaWorks 6, acreditamos que ajudaremos a melhorar os negócios de impressão de nossos clientes. Oferecemos uma solução total que inclui assistência de software e aplicativos”.

Para baixar a versão mais recente do VersaWorks 6, basta acessar o site da Roland DG e seguir os procedimentos da página.

Veja se seu equipamento é compatível com a nova edição do RIP da marca japonesa:

  • BN-20;
  • EJ-640;
  • LEC2-300;
  • LEC-540/330;
  • LEF-12/12i;
  • LEF2-300D/300/200;
  • LEF-300/200/20;
  • LEJ-640;
  • RF-640;
  • RT-640 (usuários do ErgoSoft Roland DG Edition estão excluídos do upgrade);
  • SG2-640/540/300;
  • SG-540/300;
  • SP-540i/300i;
  • VF2-640;
  • VG2-640/540;
  • VG-640/540;
  • VS-640i/540i/300i;
  • XF-640;
  • XR-640.

Fonte: Roland DG



DuPont Digital lança tinta branca para impressoras DTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2015
Insumo tem alta compatibilidade com prensas térmicas e secadores

Insumo tem alta compatibilidade com prensas térmicas e secadores

A DuPont, fabricante de materiais gráficos, anunciou no mercado internacional a Artistri Brite White, tinta pigmentada branca para equipamentos DTG (Direct to Garment), empregados para impressão direta em tecidos.

De acordo com a empresa, o insumo oferece benefícios às empresas que usam DTG, como redução de tempo em processos de acabamento de vestuário, sobretudo ao diminuir o tempos de cura da tinta.

A tinta Artistri Brite White é também compatível com sistemas automatizados de cura, eliminando processos manuais demorados. Segundo a empresa, é possível curar uma peça de vestuário em 30 segundos em prensa térmica, sem comprometer a qualidade.

Ted Zhi, gerente da DuPont Digital Printing, declarou: “A DuPont desenvolveu as tintas Artistri Brite para excepcional qualidade, consistência e velocidade de produção. A tinta branca é produzida com as melhores especificações para prensas térmicas e secadores”.

Fonte: DuPont



Clicky