Nova solução de medição robótica de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/06/2024
Dispositivo emprega inteligência artificial e tecnologia óptica mecânica

Dispositivo emprega inteligência artificial e tecnologia óptica mecânica

A Barbieri Electronic, fabricante de dispositivos de medição de cores para impressão digital, lançou uma solução robótica de medição de cores automática e inteligente. Trata-se de um dispositivo que reúne o sensor espectral Barbieri qbV e uma tecnologia óptica avançada, para revolucionar a calibração e o controle de cores.

Projetada para atender às demandas da impressão digital, esta solução automatizada agiliza os fluxos de trabalho, reduz a necessidade de intervenção manual e garante consistência de cores em todo o ciclo de produção.

A tecnologia Barbieri qbV integra-se com inteligência artificial e com tecnologia óptica mecânica, para formar uma plataforma robusta para calibração de cores automatizada. A integração com a IA permite que o sistema aprenda e se adapte, melhorando continuamente a precisão e a confiabilidade.

A nova solução robótica de medição de cores está preparada para estabelecer novos padrões na indústria de impressão digital.

A automatização dos aspectos críticos do gerenciamento de cores melhora a qualidade e a consistência dos materiais impressos. Também reduz significativamente os custos operacionais e minimiza os erros.

Fonte: Barbieri



Xaar anuncia nova cabeça de impressão Nitrox

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/04/2021
Dispositivo possibilita impressões em até 100 metros por minuto

Dispositivo possibilita impressões em até 100 metros por minuto

A fabricante Xaar lançou a Nitrox, cabeça de impressão capaz de trabalhar com frequências de disparo de até 48kHz e velocidade de até 100 metros por minuto.

Disponível nas versões “Core”, “Pro” e “Elite”, a Nitrox pode trabalhar com uma ampla gama de fluidos. Portanto, pode ser empregada nos ramos de cerâmica, vidro, embalagens e impressão 3D, além de imprimir no modo vertical ou horizontal.

Segundo a Xaar, o set-up e a instalação da Nitrox são rápidos. Isso porque ela mantém um fluxo constante dos fluidos diretamente na parte de trás dos nozzles, o que também evita a necessidade de purgas antes de a impressão começar. A taxa de fluxo muito alta também evita a sedimentação e o entupimento dos nozzles, particularmente em tintas pigmentadas.

A Nitrox conta com uma série de tecnologias. Entre elas, a “AcuChp”, que possibilita um processo mais automatizado. Já a “Xaars TF” diminui quaisquer mudanças de temperatura na cabeça, eliminando virtualmente as variações de densidade e controlando a viscosidade, para uma impressão consistente ao longo dos trabalhos. A tecnologia “High Laydown” fornece grandes volumes de tinta em uma única passada e, combinada com a “Xaars TF”, permite o uso de fluidos com maior carga de partículas, mesmo aqueles com viscosidades de até 100 centipoise.

Fonte: Xaar



Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/03/2025
Novo RIP da Caldera otimiza a produção de estampas DTF e DTG

Novo RIP da Caldera otimiza a produção de estampas DTF e DTG

A desenvolvedora Caldera anunciou que seus softwares RIP para DTF (direct-to-film) e DTG (direct-to-garment) estão acessíveis para todo o mercado de decoração têxtil, e não somente para fabricantes de impressoras DTF.

Indicada tanto para iniciantes quanto para profissionais da indústria têxtil, a solução traz uma ampliada de recursos para personalização total de peças exclusivas e produção de pequenas tiragens.

A nova solução da Caldera é compatível com formatos de arquivos como BMP, PSB, PSD, PNG, TIFF, PDF, AI e JPEG. Além disso, pode ser utilizada na personalização de camisetas, moletons, uniformes esportivos, bonés, bolsas, bandeiras e outros produtos têxteis.

O software inclui ferramentas avançadas de gerenciamento de tinta branca, com medições precisas e presets otimizados para facilitar a impressão. O sistema de visualização pré-impressão permite que os usuários identifiquem e corrijam erros antes da produção, economizando tempo e evitando desperdícios.

Entre os diferenciais do RIP estão:
- Preparação de arquivos automatizada: espelhamento de imagens para impressão DTF;
- Gestão avançada de cores: com conversão de spot colors e ajustes finos;
- Suporte a até 12 tipos de tinta: fluorescentes, verniz e pré-tratamentos.

Fonte: Caldera

Tags: Caldera, RIP, DTF, DTG,