Review: Impressora sublimática HP Stitch S 500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2021
Lançada em janeiro no Brasil, a HP Stitch S 500 chega para acirrar de vez o segmento de sublimação de grande formato

Lançada em janeiro no Brasil, a HP Stitch S 500 chega para acirrar de vez o segmento de sublimação de grande formato

O lançamento mundial da impressora HP Stitch S 500, em meados de 2019, representou a entrada da marca no segmento de impressão sublimática. Um pouco tardio, esse movimento, no entanto, tem cacife para elevar o patamar das inkjets de grandes formatos dedicadas à sublimação. A latência teve uma razão simples: a HP investiu 3 anos de desenvolvimento para criar um equipamento que se distinguisse de seus concorrentes. No período, a fabricante envolveu mais de 100 clientes e 100 engenheiros e despendeu 30 patentes, 60 mil horas de teste, 120 mil metros quadrados de papel de transferência, 20 mil litros de tinta e 5 mil cabeças, em 8 revisões, para enfim entregar ao mercado uma impressora produtiva, fácil de operar e que oferecesse saídas de alta qualidade com resolução nativa de 1.200dpi.

Com foco em birôs, gráficas e estamparias têxteis de pequeno e médio porte, a HP Stitch S 500, lançada no Brasil em janeiro pela Serilon, imprime papéis de transferência e tecidos com tratamento e gramatura a partir de 25g/m2. Esses substratos são utilizados na personalização de aplicações de moda, vestuário, sinalização (soft sign), comunicação visual e materiais promocionais. São indicados também para a produção de itens de decoração de interiores, móveis de design (termoformados) e roupas de cama, mesa e banho.

Produtividade

Vendida exclusivamente no Brasil pela Serilon, a Stitch S 500 se diferencia de seus pares de 1,6m por rodar na velocidade máxima de 110m2/h (com uma passada). Por essa característica, além das inúmeras tecnologias que alavancam a produtividade da máquina, os fornecedores referem-se a ela como “a sublimação mais rápida do mundo” em sua categoria.

Além da alta velocidade, a produtividade da HP Stitch S 500 é garantida por um conjunto de tecnologias agregadas ao sistema de alimentação de substratos. É o caso do sensor óptico de avanço de mídia (Sensor Omas) e do rebobinador com sensor de tensão. Outro diferencial de produtividade é o HP Drop&Dry, aquecedor na área de impressão cuja função é secar a tinta antes de o material sair da máquina.

Outra exclusividade da HP Stitch S 500 é o seu sistema de alimentação de mídias com carregamento feito pela parte frontal da máquina. Trata-se de uma configuração que possibilita a redução de espaço e, portanto, a otimização do ambiente de produção.

Carregamento frontal de mídias: inovação que reduz demanda por espaço 

Tinta e cabeça

Vendida em bags de 3 litros, a tinta original da HP para a Stitch S 500 está disponível na paleta de cores CMYK. O rendimento do insumo varia de acordo com a qualidade de saída e do tipo de papel de transferência — fatores determinados pela aplicação final.

Custando R$ 1.290,00 (em março de 2021), as cabeças empregadas pela impressora são térmicas e desenvolvidas pela própria HP. Ao todo, são utilizadas oito delas, na configuração de duplo CMYK. A recomendação é que sejam substituídas após ejetarem 8 litros (para magenta e amarelo) ou 6 litros (preto e cyan). Para a troca das cabeças, não é necessário requisitar um técnico especializado, e o próprio operador do equipamento pode substituir as peças. Os fornecedores asseguram que o procedimento é rápido e fácil de executar. Feita a mudança, entra em ação o alinhamento automático, que retifica o posicionamento das peças e coloca a impressora em estado de operação ideal.

O alinhamento faz parte do kit de manutenções automáticas, cuja função é manter a impressora sempre pronta para uso. Portanto, o equipamento prescinde de procedimentos manuais, o que diminuiu o trabalho do operador.

Outro procedimento de manutenção automática da Stitch S 500 é a compensação de nozzles das cabeças, que é acionada quando um desses orifícios entope ou falha. Para corrigir o desequilíbrio, o sistema substitui os canais avariados por outros em plenas condições de funcionamento.

Os cartuchos de manutenção são facilmente substituídos pelo operador

RIP e gerenciamento de cores

Desenvolvido exclusivamente para impressão digital têxtil, o RIP Ergosoft, que roda a HP Stitch S 500, vem com ferramentas e funções dedicadas à estamparia digital sublimática. Por meio do aplicativo e do HP Configuration Center - Smart Color Tools, o usuário opera a impressora e também calibra, cria perfis e faz o gerenciamento de cores — essencial para a repetibilidade dos padrões de imagens no ramo têxtil.

O gerenciamento de cores é ainda mais facilitado porque a HP Stitch S 500 tem um espectrofotômetro integrado. Com ele, pode-se criar perfis de acordo com as condições atualizadas tanto da impressora (cabeça, tinta, mídia) quanto do ambiente (temperatura e umidade da sala).

HP Stitch S 500 vem com espectrofotômetro embutido

Instalação e treinamento

Embora não exija requisitos ambientais, a instalação da HP Stitch S 500 obriga a gráfica a preparar um aterramento conforme a norma NBR 5410, que trata dos requisitos de proteção elétrica. Além disso, a resistência deve estar abaixo de 10Ohms. Porém, não é necessário comprar um nobreak e a ligação do equipamento pode ser feita no quadro elétrico, em entrada de energia de 220V.

Entre os dispositivos periféricos essenciais está a calandra (ou prensa térmica). Trata-se do aparelho por meio do qual a sublimação da tinta de fato ocorre. Outro item importante é o computador que rodará a impressora. A fornecedora recomenda um PC rápido e consistente para evitar que a produção trave e para que o processamento do RIP seja eficiente. A sugestão é que o dispositivo tenha, no mínimo, as seguintes configurações: processador i7, 16GB de RAM, SSD de 512GB, Windows 10 (64bits).

A instalação da HP Stitch S 500 é realizada, sem custo, por um profissional da Serilon, que também deve ser contatada em caso de dúvidas operacionais. A assistência técnica fica por conta da HP.

O treinamento dura três dias e engloba a instalação do equipamento e as operações de software e hardware.

Vantagens

Com um ano de garantia oferecida pela HP, a Stitch S 500 foi desenvolvida para rodar com autonomia e isentar os operadores de manutenções e outros procedimentos que demandem tempo e treinamento. Isso reduz quase totalmente o tempo de equipamento parado e, portanto, diminui o desperdício de tintas e mídias.

Com isso, é possível ver que por trás do equipamento estão marcas confiáveis. Além da HP, a Serilon, uma das maiores referências no mercado nacional de comunicação visual, conta com um rol de profissionais preparados e com uma grande estrutura de atendimento ao cliente.

Curioso para saber mais sobre a HP Stitch S 500? Assista a um depoimento de cliente que já usa a impressora:



Serilon apresenta o painel decorativo New Wall

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/11/2013

A Serilon, distribuidora de produtos para comunicação visual, anunciou o New Wall, um painel decorativo empregado na montagem de paredes de pedra, tijolo ou bambu, em trabalhos de comunicação visual, decoração e reformas.

O painel é composto por chapas de poliuretano que simulam dezenas de texturas, podendo ser aplicado em ambientes internos ou externos.

De acordo com a empresa, o New Wall é leve (o que facilita seu transporte), impermeável e resistente a intempéries e tem durabilidade de até 10 anos.

Bruno Leme, gerente de marketing da empresa, declarou: “É a solução perfeita para quem deseja transformar ambientes, pois, além da alta qualidade na simulação das texturas, ele garante uma obra limpa, rápida e sem a necessidade de mão de obra especializada”.

Veja abaixo exemplos de aplicações com o New Wall:

Exemplo de aplicação do New Wall 6

 

Exemplo de aplicação do New Wall 1

 

Exemplo de aplicação do New Wall 2

 

Exemplo de aplicação do New Wall 3

 

Exemplo de aplicação do New Wall 4

 

Exemplo de aplicação do New Wall 5

Fonte: Serilon



GQM apresenta novo agente químico para estamparia digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2019
Produto reduz níveis de ureia e nitrogênio amoniacal

Produto reduz níveis de ureia e nitrogênio amoniacal

A fornecedora nacional GQM (Global Química & Moda) anunciou o Global Print BU, novo produto químico auxiliar para uso na pré-impressão da estamparia têxtil digital.

De acordo com a empresa, o produto é sustentável, pois reduz tanto a ureia utilizada na pasta base quanto o nitrogênio amoniacal nos efluentes.

Márcio Wesley H. Faria, gerente de contas da GQM, declarou: “o Global Print BU oferece qualidade e segurança ao processo. Outra vantagem desse agente é que ele reduz a incidência de ‘replique’ no tecido - os indesejáveis de respingos -, o que é essencial para garantir mais qualidade ao resultado final. Com menos poluentes, a limpeza e o reaproveitamento da água residual são facilitados. Assim, o processo se torna mais prático, limpo e sustentável. A redução desses resíduos é um grande ganho, especialmente em larga escala”.

A GQM representa marcas como Epson, Sensient, Lamberti e Neenah Coldenhove.

Fonte: GQM



Clicky