Mercado de grandes formatos deve atingir 11,6 bilhões de dólares até 2026
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/02/2022
O mercado global de impressoras de grande formato pode valer até 11,6 bilhões de dólares até o ano de 2026 se as tendências atuais de crescimento continuarem, de acordo com um novo relatório da MarketsandMarkets, empresa de pesquisas de mercado.
O estudo prevê que o setor crescerá a uma taxa CAGR de 5,4% entre 2021 e 2026. Assim, o valor do mercado saltaria de 8,8 bilhões dólares para 11,6 bilhões dólares nesse período.
Uma das principais razões para a expansão das impressoras de grande formato é o uso crescente de equipamentos inkjet para aplicações CAD. “As indústrias de arquitetura, engenharia e construção preferiam as impressoras a laser, pois elas usavam menos cores e garantiam maior velocidade. No entanto, com o tempo, os fabricantes de inkjet começaram a fornecer impressoras mais rápidas com custos operacionais reduzidos, o que levou à ampla adoção dessas máquinas”, pontou o relatório.
O segmento de impressão UV está projetado para manter uma participação maior durante o período previsto na pesquisa. “A tinta UV tem múltiplas vantagens: seca quase instantaneamente, é resistente aos raios UV e não tem nenhum impacto ambiental significativo. Além disso, pode ser aplicada a uma variedade de superfícies não revestidas e rígidas. A UV está substituindo cada vez mais a solvente. Portanto, espera-se que a demanda por essa tecnologia aumente e detenha a maior participação de mercado”, registra a pesquisa.
Estima-se que a Ásia seja a região com maior crescimento. Espera-se que a Índia, o Japão e a China liderem o mercado de impressoras de grande formato nos próximos anos. A China e a Índia, em especial, por serem grandes fornecedores de tecidos.
A América do Norte deverá presenciar um crescimento impulsionado principalmente por investimentos em tecnologia para impressões em grande escala. A América do Norte abriga grandes players como HP, EFI, Xerox e Lexmark.
Fonte: Fespa
swissQprint lança quarta geração de impressoras UV
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/10/2021
A fabricante swissQprint lançou a quarta geração de impressoras das linhas Impala, Nyala e Oryx (que é quase 40% mais rápido que seu antecessor).
Com cabeças que produzem na resolução de 1.350dpi, os equipamentos contam com tecnologia avançada de endereçamento de gotas. Também incorporaram melhorias mecânicas como o Tip Switch Vacuum, sistema de vácuo, na mesa de impressão, dividido em 256 segmentos que podem ser ligados e desligados facilmente pelo operador. Além de eliminar o mascaramento demorado, o sistema impede o vazamento de ar e, por isso, o vácuo opera com sua força total para segurar de forma confiável a mídias.
Configurável, a impressora da swissQprint pode ser montada de acordo com as necessidades do cliente. Se os requisitos de produção mudarem, é possível adicionar dispositivos opcionais ao equipamento.
Fonte: swissQprint
Fujifilm e Inca comemoram 15 anos de parceria
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/01/2014
Na edição de 1998 da feira Ipex, realizada na Inglaterra, a Cambridge Consultants, empresa formada por uma pequena equipe de engenheiros, exibiu o protótipo de uma das primeiras impressoras inkjet planas (flatbed) do mundo. Para dar seguimento ao projeto de produção de suas impressoras, a Cambridge Consultants fechou uma parceria com a Sericol (que seria mais tarde comprada pela Fujifilm), tradicional fabricante de tintas gráficas.
Dois anos depois, a Cambridge Consultants transformou-se na Inca Digital e lançou a impressora Eagle 44, em conjunto com a Sericol. A máquina inovadora obteve grande sucesso e proporcionou uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento da fabricante de impressoras.
Entre 2001 e 2004, num cenário em que a tecnologia a jato de tinta evoluía rapidamente, a Inca continuou a lançar modelos de impressoras planas.
Em 2005, a Sericol foi adquirida pela Fujifilm, uma potência global no ramo de tecnologia. A aquisição deu ainda mais força à parceria com a Inca, bem como aos negócios de impressão inkjet. Nesse mesmo ano, a Inca também foi comprada, pela Dainippon Screen Group.
Outro grande marco para ambas as empresas foi o lançamento da Onset S20, em maio de 2009. A impressora industrial conseguiu unir alta qualidade e alta velocidade de produção.
Em 2013, as empresas cresceram ainda mais. Ambas inauguraram novas instalações fabris, a fim de ampliar a produção e acompanhar as evoluções do mercado de inkjet.
Fonte: Large Format Review
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