Fórum debaterá o uso correto do acrílico na comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/06/2019
Organizado pelo Indac, evento ocorre durante feira FuturePrint 2019

Organizado pelo Indac, evento ocorre durante feira FuturePrint 2019

O Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (Indac) é o organizador do Fórum Acrílico 2019, que será realizado no dia 11 de julho, às 13h00, como parte da programação da 29ª FuturePrint, feira sucessora da Serigrafia Sign.

João Orlando Vian, engenheiro industrial e consultor executivo do Indac, declarou: “O objetivo do fórum é reunir players do setor de comunicação visual, visando esclarecer dúvidas sobre o uso correto do acrílico e como valorizá-lo no setor”.

Entre os temas do fórum estão:

- evolução do acrílico no mercado de comunicação visual;

- tendência mundial do uso das chapas acrílicas e a comparação com outros plásticos;

- novidades em chapas acrílicas (superfícies sólidas, orgânicas, fantasia e antirrefletivas duplas);

- precisão do corte e gravação de máquinas laser em chapas acrílicas;

- dobragem ultrarrápida com fios de aquecimento em ambos os lados das chapas acrílicas;

- agilidade e resistência da colagem UV de acrílico com outros materiais.

Em 2018, o mercado de chapas acrílicas consumiu 9 mil toneladas do material, retomando o espaço perdido devido à recessão de 2015. Do total utilizado em 2018, cerca de 60% (5.400 toneladas) foram usadas em comunicação visual no Brasil. A estimativa é que em 2022, esse número seja de 8 mil toneladas, segundo o Indac.

Fonte: FuturePrint



Fisher Textiles lança tecido para aplicações backlit

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2019
UV2610 Tango pode ser estampado com impressoras UV ou látex

UV2610 Tango pode ser estampado com impressoras UV ou látex

A Fisher Textiles, fornecedora de mídias para impressão digital, anunciou no mercado internacional o UV2610 Tango, novo tecido indicado para aplicações de sinalização em molduras backlits.

Vendido em rolos com 122 polegadas de largura, o tecido pode receber impressão digital UV e látex.

Segundo a Fisher Textiles, a mídia tem capacidade de dispersar uniformemente a luz e reproduzir as cores impressas quando iluminada. Sua estrutura permite um esticamento uniforme, suave e firme.

Ainda de acordo com a fabricante, o UV2610 Tango tem alta durabilidade e resistência ao rasgo. Portanto, é indicado para aplicações que duram bastante. Além disso, possui ponto branco brilhante e tem tratamento anti-chamas.

Fonte: Fisher Textiles



Mimaki anuncia nova impressora sublimática de entrada

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/02/2021
TS100-1600 roda na velocidade máxima de 70m²/h

TS100-1600 roda na velocidade máxima de 70m²/h

A fabricante Mimaki lançou a TS100-1600, impressora inkjet sublimática para personalização de tecidos e vestuários. Segundo comunicado da empresa, o equipamento estará disponível em todo o mundo a partir de fevereiro de 2021.

Por ser um modelo mais básico, o TS100-1600 pode ser usado por clientes que estão considerando começar na impressão digital sublimática.

Com largura 1,6m, a impressora roda na velocidade de 70m²/h (no modo mais rápido) e utiliza frascos de um litro de tinta, o que contribuiu para uma operação duradoura, devido à frequência reduzida de substituição dos insumos.

A impressora também é equipada com uma variedade de recursos, como a unidade de verificação de nozzles e o sistema de recuperação de nozzles, que garantem impressões mais estáveis e de alta qualidade. Além disso, a função DAS (Dot Adjustment System) automatiza a correção do posicionamento dos pontos de impressão.

O equipamento também vem com sistema de correção de alimentação, para reduzir drasticamente a carga de trabalho do operador.

O TS100-1600 é compatível com os dois RIPs originais: o TxLink4 Lite e o RasterLink7. O operador pode escolher qualquer um como aplicativo padrão, ao comprar a impressora.

Fonte: Mimaki