Estamparia digital têxtil na Mimaki Week

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/08/2015
Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Mimaki Week contou com palestras sobre o mercado de impressão digital

Entre os dias 3 e 7 de agosto, na filial recifense da Mimaki Brasil, foi realizado o Mimaki Week, evento que reuniu clientes, empresários e técnicos para discutir a impressão digital em tecidos. Na ocasião, Marcelo Ribeiro, da Mimaki, ministrou a palestra “Estamparia Digital”, na qual foram apresentados processos de impressão em poliéster, algodão e poliamida, além de novas tecnologias para o ramo.

Além disso, foram apresentados equipamentos Mimaki (CJV150 e JV300) e atuações da impressão sublimática. Outro ponto frisado durante o evento foi a impressão em banners de tecidos, que estão substituindo banners de lonas.

Segundo Ribeiro, para a preparação da palestra, “foi necessário colocar em pauta dados da indústria têxtil nacional, compilando informações do setor em 2012, 2013 e 2014 e projeções para 2015. Mostramos também os polos têxteis brasileiros e mensuramos a capacidade produtiva de cada um”.

Tecnologias de impressão digital em tecidos

Na palestra apresentada na Mimaki Week, foram discriminadas as tecnologias de estamparia têxtil digital, que podem ser divididas em impressão direta (para bases naturais) e sublimação (normalmente utilizada para poliéster).

As bases naturais são estampadas com pastas (tintas) reativas ou ácidas. Para tanto, são necessários tratamentos prévios e posteriores realizados por meio de equipamentos como rama, lavadora, vaporizador, entre outros. São máquinas consolidadas que se encontram instaladas em muitas empresas do país.

A estamparia em tecidos com base sintética poliamida é realizada com impressão direta e pasta (tinta) ácida. Por reter calor, a poliamida exige processos mais complexos de estamparia. Porém, há empresas que adaptaram a sublimação para obter resultados aceitáveis nesse tipo de substrato.

Para o caso das bases sintéticas (PES), o processo é definitivamente mais simples e demanda impressão em papel e termotransferência (calandra ou prensa térmica). Trata-se de uma solução popular entre as estamparias brasileiras, que contam com uma grande variedade de bases PES, como PV, PA e bases mistas.

Fonte: Mimaki Brasil



Javier Rodriguez assume cargo de Gerente Sênior de Vendas Regional da EFI

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/06/2020
Executivo estabeleceu planos para o segundo semestre de 2020

Executivo estabeleceu planos para o segundo semestre de 2020

A fabricante EFI anunciou o novo cargo do executivo Javier Rodriguez, que passa a atuar como Gerente Sênior de Vendas Regional.

Com 18 anos de trajetória na empresa, Rodriguez tem sua base na Flórida, nos EUA, e atende toda a região latino-americana, com foco em inkjet para grandes formatos, cerâmicas, tecidos, madeiras e embalagens.

O executivo já estabeleceu metas e estratégias para o segundo semestre de 2020: “Iremos direcionar grande parte de nossa energia para captação de oportunidades nas empresas de cartonagens e fabricantes de embalagens de papelão de grande porte, com foco na EFI Nozomi. No segmento de cerâmica, a EFI possui em torno de três equipamentos Cretaprint instalados no Brasil, e queremos elevar esse número com o suporte local”.

Segundo o executivo, para o segmento têxtil, a estratégia é usar o know-how adquirido com a linha EFI Reggiani em uma divulgação maciça junto aos clientes da grande indústria latino-americana. Para o setor de decoração em madeira, a aposta é no equipamento Cubik.

Fonte: EFI Brasil



Novo vinil adesivo Oracal 751RA

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2020
Mídia vem com a tecnologia RapidAir

Mídia vem com a tecnologia RapidAir

A fabricante Orafol anunciou no mercado internacional o novo Oracal 751RA, vinil cast com tecnologia adesiva RapidAir, que facilita as instalações e evita o surgimento de bolhas.

Com duração de até oito anos, o vinil é composto por adesivo permanente transparente à base de solvente e liner de papel de silicone revestido.

Com acabamento brilhante, o Oracal 751RA é indicado para decoração, comunicação visual e envelopamento veicular (barco, ônibus, metrô, trem, caminhão etc).

A fabricante recomenda que o vinil seja aplicado com fita Oratape HT55, que se une firmemente ao revestimento RapidAir e reduz o levantamento durante o transporte.

O Oracal 751RA é vendido em rolos com largura de 60cm ou 120cm e comprimento de 9m ou 45m,

Fonte: Orafol



Clicky