Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito

Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.

O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.

Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:

Projeto ruim

Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.

Ao criar o projeto, garanta que a imagem esteja na escala correta do veículo

Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.

Concepção exagerada

Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.

Investimento malfeito

Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.

A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.

Escolher o vinil adequado para o serviço é fundamental para o sucesso do envelopamento

Tipo de superfície

Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.

Quanto maior a complexidade da superfície, maior qualidade deverá ter o vinil adesivo

Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.

Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



NanoLumens lança displays de LED para sinalização digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2013

NanoSlim DS: display LED da NanoLumens, para sinalização digital

NanoSlim DS: display LED da NanoLumens

Durante a Digital Signage Expo 2013, em Las Vegas (EUA), a NanoLumens apresentou duas novidades: o NanoSlim DS e o Nanoflex DS Series. De acordo com os representantes da marca, os displays "flexíveis" de LED chegaram para modificar o padrão deste tipo de sinalização digital.

"Em um mundo onde não há dois clientes iguais, não temos como oferecer soluções engessadas. Cada instalação é única e, portanto, cada projeto deve ser criado especificamente para atender às necessidades de cada aplicação", comentou Rick Cope, presidente e CEO da NanoLumens em Atlanta.

"Os novos NanoSlim DS e Nanoflex DS Series permitem que cada cliente possa criar a melhor experiência digital possível para o seu negócio e seu público", acrescentou.

De acordo com Cope, a NanoLumens desenvolveu um sistema avançado de manufatura que permite fabricar displays de LED em qualquer formato, tamanho ou curvatura.

Segundo Cope, essa nova tecnologia é projetada para dar aos clientes a máxima flexibilidade possível para utilizar a tecnologia LED em grande formato contando com um produto sustentável e de alta qualidade.

Fonte: Digital Signage Connection



Avery anuncia edição 2014 de campeonato de envelopamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/04/2014

Wrap Like A King é competição voltada para profissionais que envelopam veículos

Wrap Like A King é competição voltada para profissionais que envelopam veículos

A Avery Dennison, fabricante de vinis adesivos, anunciou a segunda edição do Wrap Like a King, competição de envelopamento automotivo com películas da linha Supreme Wrapping, cujo portfólio é composto por 78 tipos de filmes de cores e acabamentos diversos.

As inscrições vão do dia 1º de abril a 15 de setembro.

O vencedor ganhará um pacote de prêmios, entre eles uma viagem para a feira Sema 2014. A partir do dia 15 de setembro, sete juízes escolherão os 32 melhores trabalhos, que passarão para as próximas etapas, englobando:

  • Judge’s Choice: prêmio no qual um corpo de juízes (profissionais eleitos pela Avery) escolhe o melhor envelopamento;
  • Fan Favorite: prêmio cuja votação é aberta ao público, isto é, fãs e entusiastas escolherão o melhor envelopamento. A votação da categoria começa no dia 19 de setembro pelo link: www.wraplikeaking.com.

Friedlinghaus, da West Coast Customs, uma das patrocinadoras do campeonato, declarou: "É o segundo ano do Wrap Like a King. Estamos na expectativa de alcançar novos níveis e possibilidades com a vasta linha de vinis da Avery".

Para saber mais sobre as regras e regulamentos, bem como obter mais informações sobre a competição, os juízes e os prêmios, acesse o site oficial do concurso.

Fonte: My Print Resource