Como combater o efeito “silvering” em laminações

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2020
Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

O efeito “silvering” (prateado) é um problema na laminação de um trabalho impresso. É causado por pequenas bolhas de ar que ficam presas sob a laminação, criando a aparência de linhas reflexivas difusas ou prateadas. Pode não ser visto em mídias mais claras ou áreas com cores claras, mas fica óbvio em imagens de escuras ou pretas.

Para resolver esse problema, é importante identificar a causa dele, que pode ser:

  • não aplicar a pressão apropriada do rolo;
  • laminar muito rápido;
  • usar mídia com uma superfície irregular.

O “silvering” também pode ser consequência do processo de “secagem” da laminação, quando os adesivos fluem sobre a mídia e a tinta. As tintas ecossolventes geralmente se espalham suavemente na superfície do substrato mídia, de modo que, quando o adesivo umedece, ele preenche a área de maneira uniforme. As tintas UV, no entanto, não obtém a mesma uniformemente. Portanto, algumas áreas podem ficar descobertar de adesivo, o que pode alterar a aparência do gráfico.

Se você for um usuário de tintas UV, é possível evitar o problema do “silvering” usando um produto laminado com um “peso” maior, para que seu adesivo preencha as áreas de tintas desiguais. Isso é especialmente verdadeiro se a mídia também for irregular.

Outro fator pode ser o tipo de adesivo: os mais “macios” fluem mais e cobrem áreas irregulares.

Às vezes, a adesão às tintas UV é um problema. Portanto, recomenda-se realizar testes em uma seleção de diferentes mídias e produtos laminados. Pode ser possível obter um acabamento excelente alterando a combinação de produtos.

Se o “silvering” persitir, uma solução é usar a laminação fosca. O prateado ainda está lá, mas é mais difícil de ver graças ao acabamento. O Protac Anti-Scratch Matte, da Drytac, por exemplo, é um filme laminado de PVC calandrado monomérico com acabamento fosco antirriscos, que é revestido em um lado com um adesivo de alta camada. É indicado para laminação sobre tintas UV.

Fonte: Drytac



Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/11/2023
Matmak oferece e produz templates precisos de contorno de carros

Matmak oferece e produz templates precisos de contorno de carros

A fabricante Hexis lançou o Matmak, software para pré-cortes de películas adesivas para envelopar e proteger veículos.

Um pré-corte é um corte preciso e predefinido de um filme autoadesivo que deverá caber (ser adesivado) em uma parte específica do veículo. Os pré-cortes eliminam os erros que acontecem quando as películas são cortadas diretamente na carroceria do carro.

De acordo com a Hexis, o Matmak reúne tecnologias de CAD e incorpora uma base de dados composta por inúmeros templates de automóveis. O software também conta com uma “plotter virtual”, que permite visualizar o que será produzido pelo equipamento de corte.

O Matmak oferece dois métodos para projetar os pré-cortados. Um deles é produzir os templates manualmente. O outro envolve posicionar sensores em todos os contornos do veículo, para que ele possa ser modelado em 3D pelo computador. E, uma vez escolhido o template, o software encarrega-se de produzir um corte preciso.

O site do Matmak contém um histórico dos modelos mais utilizados pelos clientes.



Inscrições para Fespa Brasil 2020 estão abertas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/10/2019
“O Poder da Impressão” é o mote da feira em 2020

“O Poder da Impressão” é o mote da feira em 2020

Os organizadores da Fespa Brasil 2020, feira de impressão digital e comunicação visual, anunciaram a abertura das inscrições para os participantes interessados em visitar a exibição que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A Fespa Brasil 2020 terá o lema “O Poder da Impressão” e apresentará os avanços tecnológicos de vários segmentos, como o têxtil, o sublimático e o 3D, entre outros. Segundo a organizadora, o visitante poderá conferir tecnologias de toda a cadeia produtiva, da pré-impressão (softwares e serviços) ao acabamento e enobrecimento.

Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da feira, declarou: “Temos uma parceria fundamental com a Fespa, a principal federação de associações de impressão do mundo, o que nos dá a oportunidade única de estar em contato direto com os grandes players globais do setor e oferecer ao nosso público o que existe de mais relevante na indústria de impressão digital”.

Entre as novidades prometidas para a edição 2020 da Fespa Brasil está um complexo de inspiração e aprimoramento profissional para mostrar “O Poder da Impressão” aos visitantes. Trata-se de um espaço dedicado a exibir aplicações produzidas com as impressoras digitais em exposição na feira, além de congressos técnicos gratuitos sobre gestão, marketing, sustentabilidade, inovação, criatividade, empreendedorismo e tendências.

Outra atração confirmada é A Ilha da Sublimação. Parceria entre APS, Fespa e ComunidadeWEB, o evento oferecerá uma grade especial de palestras e debates sobre técnicas, tecnologias e empreendedorismo na sublimação.

A organizadora também destaca a décima edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo). A Fespa Brasil 2020 sediará o aniversário de 10 anos do torneio de envelopamento automotivo. O vencedor disputará o título do World Wrap Masters Series, na Europa.

A Fespa Brasil 2020 é realizada pela Fespa, entidade que há mais de 50 anos fomenta a impressão mundial, e organizada pela APS Eventos Corporativos, responsável pela execução de grandes iniciativas na indústria de impressão

Fonte: Fespa Brasil