Como aplicar vinis adesivos em pisos

Por Eduardo Yamashita em 01/09/2015
Confira dicas para aplicar vinis adesivos em pisos

Confira dicas para aplicar vinis adesivos em pisos

A decoração de pisos é uma atividade em potencial para qualquer birô ou gráfica digital. Então por que não começar a oferecer esse tipo de serviço? A experiência em instalação de vinis e envelopamento de veículos certamente ajudará na execução de trabalho em pisos, que, no entanto, reserva algumas particularidades.

Por exemplo, se as bordas da película começam a levantar antes do término da vida útil do produto (que não é superior a seis meses), o trabalho deverá ser refeito. E por que as bordas levantam? Porque o piso não foi devidamente preparado antes da aplicação do vinil adesivo.

Assim, é melhor gastar alguns minutos para preparar a superfície do que ter de refazer o trabalho. Portanto, é importante saber como posicionar a imagem, como preparar a superfície e como instalar a imagem.

Onde posicionar a imagem

Antes da instalação, é preciso ter certeza de que o vinil vai aderir ao revestimento do piso, que pode ter superfície encerada, de concreto selado, mármore, azulejos de cerâmica ou madeira selada. Mas essa não é a única condição. A superfície do piso deve estar presa e em boas condições. Não adesive sobre peças soltas e irregulares. Além disso, a superfície deve estar protegida, sem reboco (rejunte) solto e livre de rachaduras e lascas. Também deve estar isenta de silicone, pois ele inibe a adesão do adesivo.

Certifique-se de que o piso está bem fixado. Isso porque revestimentos de assoalho colados irregularmente podem se soltar, o que resulta no levantamento prematuro da imagem. Além disso, o revestimento do assoalho pode sair com o vinil durante a retirada do material.

1
Por razões de segurança e para manter a integridade da imagem, é importante colocá-la numa área de trânsito moderado, longe das portas principais

É importante também ressaltar que a imagem fica escorregadia quando molhada. Portanto, é melhor escolher um local onde não chova.

Ao instalar a imagem em um armazém, as empilhadeiras e os motores de reboque podem comprometer a integridade da imagem por derramar óleo e sujeira de rastreamento sobre a película adesivada.

Antes da instalação, pergunte-se: Qual é o volume de tráfego de pés e quanto tempo a imagem deve durar? Imagens em piso de um estádio durarão e permanecerão vibrantes e sem levantar as bordas?

Isso depende de quantas pessoas caminharão sobre a imagem. Esse é o lado negativo. O lado positivo é que há muitos pisos e superfícies para adesivar com anúncios.

Preparação da superfície

Depois de determinar o local apropriado para a imagem, é necessário preparar a superfície para a aplicação do vinil autoadesivo. Caso contrário, a durabilidade da imagem poderá ser comprometida. Em suma, a superfície de aplicação deve estar limpa, lisa e seca.

Limpeza do piso

Em primeiro lugar, pulverize a área onde a imagem será aplicada. Use uma solução com 20 gotas de detergente por litro de água. Não use sabonetes ou detergentes enzimáticos. Limpe a área e, em seguida, limpe uma área 20cm maior do que a imagem total.

Depois, limpe novamente. Com o chão limpo, seque-o com um papel toalha que não solte fiapos. Certifique-se de remover toda a poeira sem deixar sujeira em seu rastro.

Para obter o resultado desejado, é imprescindível limpar corretamente o piso antes da adesivação

Remoção de óleo e graxa

É preciso enfatizar: é necessário limpar o chão com uma toalha de papel sem fiapos umedecida e álcool que não contenha loções ou aromas. O álcool isopropílico é o melhor - não utilize álcool em gel.

Para evitar deixar resíduos, limpe a superfície completamente seca com uma toalha de papel sem fiapos antes de evaporar o álcool.

A superfície brilhante é melhor, mas nem sempre será possível trabalhar com esse tipo de superfície.

Antes de trabalhar com pisos pintados, realize um teste para ter certeza de que a tinta do chão não será removida caso o vinil seja reposicionado ou retirado. Considere o seguinte: a maioria das imagens de piso tem adesivo permanente, que é extremamente agressivo.

Armado com essas informações, você muito provavelmente obterá uma instalação bem-sucedida. Uma dica final: sempre preste muita atenção às orientações específicas dos fabricantes dos vinis. Alguns requisitos adicionais podem fazer grande diferença na aplicação final.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



GCC apresenta a impressora com recorte JC-240E

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2013

GCC JC-240E: impressão e recorte conjugados

GCC JC-240E: impressão e recorte conjugados

A GCC, fabricante de equipamentos para comunicação visual, passa a vender no mercado internacional a GCC JC-240E, impressora (com recorte integrado) que trabalha com seis cores (CMYK, Lc e Lm) e tintas ecossolvente.

A máquina produz na velocidade de 3,85m2/h e vem com o FlexiPRINT DX, software RIP com interface amigável  e que otimiza o fluxo de trabalho. Além disso, o equipamento possui calibração automática de mídia e sistema de corte de contorno.

A impressora, cuja resolução máxima é de 1440dpi, é recomendada para quem trabalha com adesivos de parede, envelopamento de carros, sinalização, PDV, etiquetas e filmes para transferência térmica.

Fonte: GCC



Akad lança impressora Novajet UV M6

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/05/2015

Novajet UV M6 emprega cabeças Ricoh Gen5

Novajet UV M6 emprega cabeças Ricoh Gen5

A Akad, fornecedora brasileira de equipamentos para comunicação visual, lançou a Novajet UV M6, impressora plana indicada para birôs que trabalham com papelão, PVC, MDF, cerâmica, vidro, acrílico, madeira, metal, papel, couro, vinil e outras mídias com tamanho máximo de 2,5m x 1,22m e espessura entre 1mm e 100mm.

A impressora pode empregar de quatro a sete cabeças Ricoh Gen5 e trabalhar na velocidade de 40m²/h (com 600dpi x 600dpi).

Dotada de mesa com revestimento e quatro zonas de vácuo para fixação, a impressora é recomendada para peças de pontos de vendas, decoração de ambientes residenciais e comerciais, sinalizações externas e internas, estandes de vendas, totens promocionais, painéis de informações, além de impressão em objetos (capa para celulares, por exemplo), embalagens, murais decorativos, entre outras aplicações.

Fonte: Akad



Clicky