Cinco tendências lucrativas de decoração interna para 2023

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/01/2023
Lucre com essas novas oportunidades de aplicações indoors

Lucre com essas novas oportunidades de aplicações indoors

Com o aumento da demanda por serviços personalizados de impressão, principalmente no segmento de design de interiores, surgiram novas oportunidades para capitalizar em segmentos prósperos e em crescimento. Analisamos o que há de mais recente nesse segmento. Veja a seguir como tirar proveito dessas tendências para 2023:

1. Residencial: personalização de casas

A Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e negócios, projeta que, nos EUA, o segmento de decoração alcançará 202 bilhões de dólares até 2024. Essa pujança foi impulsionada, em parte, pelo aumento do comércio eletrônico, por meio do qual os clientes encontram itens personalizados vendidos a custos inferiores.

A decoração residencial é impulsionada basicamente pelos gostos pessoais dos consumidores. É sabido que os decoradores combinam estilos de diferentes eras com diferentes materiais, para elaborar seus visuais autênticos — e os birôs e gráficas podem ajudar a atender a essas demandas. Graças à impressão digital, hoje há uma disponibilidade enorme de materiais para inúmeros projetos e aplicações de decoração interna.

Para ajudar na oferta desses materiais, a tecnologia HP Latex imprime cores e texturas com sua camada fina de tinta, capaz de preservar a aparência e o toque exclusivos de madeiras, metais, lonas, vinis, tecidos e plásticos, para criar praticamente qualquer coisa, com acabamento e toque naturais.

Em 2022, por exemplo, os acabamentos e texturas naturais estiveram na moda.

2. Escritórios e locais de trabalho

Cerca de 20% dos trabalhadores dos EUA consideram difícil trabalhar remotamente e 87% dos profissionais acreditam que estar no escritório melhora a colaboração. Para combater a “fadiga das vídeo-chamadas”, muitas empresas estão recorrendo aos planos híbridos de trabalho. Para isso, é importante criar espaços que atraiam os colaboradores e ajudem a devolver o trabalho presencial em equipe.

Os birôs e gráficas podem oferecer materiais impressos para melhor o ambiente daqueles que precisam voltar ao trabalho presencial. Apresentamos a seguir algumas ideias que podem ser usadas para escritórios e espaços corporativos:

- Tratamento acústico: pode ser integrado a impressos como tecidos, mobiliários e lonas. As tintas HP Latex podem ser dobradas e não racham, o que é ideal para materiais como lonas, que podem ser esticadas e flexionadas.

- Mídia funcional: espaços compartilhados podem se beneficiar de propriedades funcionais, como revestimentos antibacterianos e produtos que absorvam CO2 e outros poluentes.

- Pisos: há pisos personalizados que atendem às necessidades individuais das marcas, das cores aos requisitos de durabilidade.

- Zoneamento e áreas de descanso: por meio de cores e designs, os escritórios podem ser divididos em áreas de “trabalho” e de “descanso”, melhorando a produtividade e proporcionando um equilíbrio maior entre trabalho e vida social.

- Detalhes e paredes em destaque: decorar as paredes de um escritório tem propósitos estéticos e psicológicos. Por exemplo: cores tranquilas acalmam as pessoas e melhoram a saúde mental dos colaboradores. A HP Latex é compatível com uma grande variedade de papéis de parede, incluindo materiais de impressão “eco-conscientes”, para as marcas que procuram opções sustentáveis.

- Vidros personalizados: adicione cores, designs e outros elementos a cortinas, persianas e decorações internas. Gráficos para janelas impressos com tinta branca de alta opacidade acrescentam privacidade às paredes de vidro.

- Interatividade: integre a Internet das coisas à decoração. É possível imprimir códigos QR e itens de realidade aumentada em vários produtos e superfícies, para transformá-los em uma experiência interativa.

Paredes de vidro personalizadas aumentam a privacidade e o conforto de escritórios e salas de trabalho 

3. Varejo: experiências em lojas

A pandemia de covid-19 acelerou a transformação do varejo. Dados da Pricewaterhouse Coopers (PwC) mostram que, por dia, fecharam 50 lojas no Reino Unido em 2020, em função da concorrência do comércio eletrônico e dos serviços de entrega. Para trazer os clientes de volta às lojas físicas, é fundamental acertar a estratégia de varejo e se destacar.

Esquemas de cores fortes têm sido usados para proporcionar efeitos atraentes, especialmente para definir o zoneamento e encorajar comportamentos específicos dos clientes. Além disso, as lojas têm se apoiado na tecnologia para criar experiências imersivas. Ambientes internos que proporcionam funções úteis ou ambientes semelhantes a museus (que oferecem uma atmosfera única) estão cada vez mais presentes nas lojas físicas do pós-pandemia.

Como exemplo, o birô ImageCo9 colaborou com o Conselho Municipal da Cidade de Leeds, no Reino Unido, para revigorar o espaço de varejo local após meses de restrições causadas pela pandemia. Usando a tecnologia HP Latex, a empresa produziu impressões vibrantes e duradouras, para uso interno e externo, totalmente isentas de produtos químicos nocivos e poluentes. Veja os resultados dessa ação no Instagram.

Deseja saber mais? Visita a HP para ver mais exemplos de aplicações e especificações e encontrar o produto que vai atender às necessidades de seus negócios

A decoração personalizada de lojas influenciam o comportamento do consumidor 

4. Hospitalidade: viagens e turismo

O foco atual das sinalizações para o setor de hospitalidade está na estética. Hotéis, bares e restaurantes tentam se destacar em um mercado muito competitivo e, para isso, empregam impressões personalizadas como papéis de parede, banners, backlights e superfícies rígidas estilizadas.

Como praxe, os hotéis mudavam suas decorações de sete em sete anos. Porém, o feedback instantâneo das mídias sociais tem impelido mudanças mais rápidas. Esse fenômeno, o “Efeito Tripadvisor”, significa que estabelecimentos de hospedagem precisam se atualizar constantemente com estilos mais recentes para garantir que estejam sempre oferecendo novas experiências.

Os provedores de impressão podem ajudar seus clientes do setor de hospitalidades ao oferecer produtos que proporcionam tais experiências personalizadas e exclusivas — e isso inclui revestir, por completo, móveis, superfícies e ambientes.

Com a impressão digital, é fácil dimensionar e personalizar os designs. Para alcançar resultados extraordinários, é essencial combinar a mídia certa com a tecnologia de impressão adequada. Porém, as possibilidades neste segmento são de alta rentabilidade: revestimentos de parede personalizados, decalques de parede, telas, obras de arte, persianas, almofadas, estofados e muito mais.

Experiências sociais

As plataformas digitais, sobretudo o Instagram e o TikTok, estão causando impactos nas tendências de design no setor de hospitalidade. A “instagramificação” tem mostrado que bares vivem ou morrem graças a detalhes exclusivos e decorações que podem ser compartilhadas nas mídias sociais. Por exemplo: um papel de parede atraente confere uma aparência diferenciada aos estabelecimentos e, com isso, proporciona oportunidades únicas de divulgação de fotos para o Instagram.

Sinalizações de orientação são fundamentais em ambientes de saúde e medicina

5. Impressões para a área de saúde

Desenvolver designs personalizados para ambientes da área da saúde também é oportunidade animadora de negócios. Regulamentos clínicos rigorosos exigem que tudo seja estéril, inodoro e fácil de limpar.

Hospitais podem ser assustadores, especialmente para as crianças. Mas, com um pouco de imaginação, é possível mudar isso. Na Dinamarca, por exemplo, a HP fez uma parceria com o Hospital Infantil H.C. Andersen e criou um ambiente atraente com decorações impressas instaladas no equipamento de ressonância magnética.

As decorações em clínicas e hospitais ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade das crianças e, por isso, reduzem o número de casos em que elas precisam ser sedadas para exames de ressonância magnética. Vários centros de saúde, pelo mundo, adotaram abordagens parecidas em quartos, salas e corredores.

Sinalizações de orientação também podem ser instaladas com o fim de melhorar o fluxo dos pacientes em instituições de saúde. Corredores complexos em vários prédios? Dificuldade em localizar escritórios e consultas? Sem problema. Os birôs e gráficas podem projetar, imprimir e instalar sinalizações de orientação que ajudam e simplificam a experiência do público. De murais a sinais pictográficos, são infinitas as soluções para ajudar a direcionar as pessoas.

Precisa de inspiração? Dê uma olhada na página da Dezeen, repleta de inspirações para decorações de ambientes internos para a área da saúde.

Com mais de 30 certificações e selos ambientais, as impressões da HP Latex são adequadas para ambientes sensíveis. Veja nos vídeos como a HP transformou centros médicos infantis nas Filipinas, Espanha e EUA:



Akad passa a vender gravadora laser GCC Spirit GLS

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/03/2014

GCC Spirit GLS é indicada para empresas de comunicação visual

GCC Spirit GLS é indicada para empresas de comunicação visual

A Akad, fornecedora de equipamentos para comunicação visual, passou a vender a LaserPro Spirit GLS, gravadora laser da GCC, fabricante de máquinas para corte e gravação. O modelo incorpora aperfeiçoamentos que, segundo a empresa, aumentam a produtividade e a facilidade de operação.

A gravadora apresenta controles de qualidade e velocidade e o sistema DuraGuide, dotado de uma estrutura mecânica robusta, que traz correias reforçadas com Kevlar.

O equipamento conta com a função de "arrastar e gravar", com a qual o operador posiciona manualmente onde deseja iniciar a gravação do objeto. Além dessa possibilidade, as portas dianteira e traseira têm passagem para os substratos a serem utilizados.

A LaserPro Spirit GLS conta com área de trabalho de 960mm x 610mm, laser de COSynrad e funções como o SmartLID (sistema de abertura pelas extremidades da parte superior, que facilita a manutenção diária), SmartLIGHT (permite a visualização da área de trabalho e o progresso detalhado da gravação em andamento) e SmartPIN Auto Focus (plug-and-play que promete ajustar o foco com um único toque).

Fonte: Akad



Avião envelopado para promoção do filme O Hobbit: a desolação de Smaug

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2013

A companhia aérea Air New Zealand apresentou em Auckland (Nova Zelândia) um avião envelopado com uma imagem enorme do dragão Smaug. A ação visa divulgar o segundo filme da franquia "O Hobbit".

Christopher Luxon, CEO da Air New Zealand, declarou que a cúpula da empresa fez muitas reuniões para viabilizar o projeto que colocaria Smaug no "outdoor voador": "Trabalhamos com a Weta Digital, que projetou a imagem especialmente para essa finalidade".

Este é o segundo Boeing (777-300, com 54m de comprimento) adesivado para a promoção da trilogia. O primeiro foi revelado no ano passado, para coincidir com o lançamento de "O Hobbit: uma jornada inesperada".

Eric Saindon, supervisor de efeitos visuais da Weta Digital, disse que a concepção da arte do dragão (para posterior impressão e envelopamento) não se mostrou uma tarefa fácil: "Foi um grande desafio capturar a presença de Smaug e dar conta dos detalhes, como os recortes para as janelas, portas e asas".

O diretor do filme, Peter Jackson, também comentou: "É muito emocionante ver Smaug voando assim. Estamos orgulhosos por estreá-lo na Nova Zelândia, onde nossa equipe trabalhou arduamente para dar vida a ele".

Até o momento, as empresas responsáveis não divulgaram detalhes sobre os materiais e técnicas usadas no envelopamento do avião.

Confira galeria com fotos da adesivação e da aeronave já preparada:

Fonte: Airnzhobbitmedia



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