Censo de 2023 da FESPA mostra demandas por sustentabilidade e mudanças

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/10/2023
Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

Estudo apresenta informações sobre crescimento, sustentabilidade e novas demandas

A FESPA disponibilizou aos seus membros o Print Census 2023, relatório que destaca os impactos das crescentes demandas por sustentabilidade e aponta as novas necessidades dos clientes.

Realizado em parceria com a InfoTrends, o estudo explorou tendências de longo prazo, como receitas e perspectivas da indústria, aumento das pressões ambientais, mudanças nas demandas dos clientes, planos de investimento e modelos de negócios.

Ao todo, foram consultados 1.778 fornecedores de impressão e sinalização de mais de 120 países, representando um aumento de 26,5% em relação ao censo publicado em maio de 2018. Os entrevistados definiram seu foco de negócios como gráfico (61%), sinalização (26%), tecido (24%) e indústria (14%).

Aumento da receita e perspectivas do setor

As perspectivas de mercado continuam positivas:  71% dos entrevistados afirmaram estar otimistas quanto ao futuro de seus negócios, apesar dos consideráveis desafios económicos dos últimos cinco anos. Os entrevistados também relataram um aumento médio de receita de 7%, desde 2018.

Crescente demanda por sustentabilidade

O censo reafirmou a importância da sustentabilidade, com 72% dos compradores de impressão a solicitarem produtos e práticas ecológicas. Um quarto dos entrevistados partilharam que os seus clientes se preocupam mais com produtos sustentáveis.

Os aumentos de custos percebidos são muitas vezes uma barreira à produção sustentável, mas 70% dos entrevistados afirmaram que podem responder a tais exigências sem aumentar os preços, e outros 22% informaram que já aumentaram os preços sem impacto nas vendas.

A demanda do cliente continua mudando

A indústria está mudando de acordo com os requisitos dos clientes: 67% das respostas mostraram um aumento na procura por entregas mais rápidas, 58% notaram um aumento nos pedidos de tiragens mais curtas e 56% destacaram o aumento do interesse por personalização, enquanto 38% notaram um aumento na procura por mais requisitos logísticos complexos.

Planos de aquisição de impressoras de grande formato

A pesquisa destacou que os fornecedores de impressão estão interessados em investir em tecnologia que aumente a produtividade e proporcione maior flexibilidade de aplicações. Para os 201 entrevistados, as prioridades de investimento são: UV (27%), ecossolvente (18%) e acabamento CNC (17%).

Expansão dos negócios

Quando questionados sobre investimentos tecnológicos, 55% dos entrevistados pretendem entrar em novos mercados e expandir suas ofertas de serviços e aplicações, 53% estão concentrados em melhorar a qualidade de impressão e 52% procuram reduzir o custo unitário.

Fonte: FESPA



Novo equipamento para manutenção de cabeças de impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/08/2015
Print Head Doctor 11 é totalmente automatizado e pode ser controlado por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets

Print Head Doctor 11 é totalmente automatizado e pode ser controlado por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets

A Digital Sign, fornecedora de dispositivos de impressão digital, lançou no mercado internacional a versão 11 do Print Head Doctor, equipamento para limpeza, desentupimento, manutenção e recuperação de cabeças de impressão inkjet.

De acordo com a empresa, a máquina oferece controles intuitivos, realiza diagnósticos e permite a execução de ciclos de recuperação e limpeza personalizáveis. Além disso, pode ser operada por aplicativo de dispositivos com sistema Android.

A fornecedora também comercializa as versões 12 e 13 do Print Head Doctor. A décima segunda oferece controle automático de pressão e temperatura do fluido de limpeza. Segundo a empresa, o dispositivo cria maior fluxo e permite limpeza de mais de uma cabeça por vez.

Além de incluir todas as funcionalidades do modelo 12, a versão 13 do Print Head Doctor oferece opção de direcionar o fluxo de fluidos em quatro saídas diferentes. Sem alterar as configurações das cabeças de impressão, a máquina executa vários ciclos de limpeza em modo completamente autônomo. Trata-se de um equipamento desenvolvido para usuários mais avançados que procuram recuperar grande volume de cabeças de impressão e com intervenção mínima do operador.

Fonte: Digital Sign Technologies Inc.



Novo vinil com adesivo curado por UV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/05/2024
NextBond é indicado para aplicações externas de longo prazo

NextBond é indicado para aplicações externas de longo prazo

A Nekoosa, fabricante norte-americana de mídias, apresentou, nos Estados Unidos, a NextBond, nova solução adesiva, sem solventes e não tóxica, para aplicações de grande formato em ambientes externos.

Segundo a empresa, por ser UV curável, a solução é uma alternativa aos adesivos à base de solvente, para aplicações de impressão de longo prazo, como displays e sinalizações.

De acordo com a marca, quando produzido, o adesivo NextBond é curado com lâmpadas UV para a remoção dos resíduos perigosos e prejudiciais. Além disso, a solução não encolhe e mantém a força de adesão quando exposta a condições ambientais e químicas desafiadoras.

Bryan Baab, gerente de desenvolvimento de produto da Nekoosa, declarou: “Estamos estabelecendo um novo padrão ao fornecer soluções ecologicamente corretas sem comprometer o desempenho e a acessibilidade dos quais nossa indústria depende”.

O adesivo NextBond está presente em três linhas de produtos da Nekoosa:

Vinil Premium: para aplicações de sinalização interna e externa de longo prazo que exigem acabamentos superiores;

Laminados: com durabilidade de até 5 anos em aplicações externas críticas, onde fatores ambientais, umidade e abrasão estão presentes;

Filmes de montagem: de poliéster opticamente transparente, permanente ou removível, para converter filmes não adesivos em materiais sensíveis à pressão, com 3 anos de durabilidade externa.

Fonte: Nekoosa

Tags: NextBond, Nekoosa, ,