Características e funções do liner (usado em vinil adesivo)

Por Eduardo Yamashita em 10/01/2013

O liner é parte essencial dos vinis adesivos usados em diversas atividades do mercado de sinalização e comunicação visual, entre elas, o envelopamento de carro e a adesivação de paredes e móveis. Ele é constituído por um material base, que pode ser revestido (para o controle da aderência do adesivo) em um ou ambos os lados.

A função do liner é controlar a estrutura superficial do adesivo, protegê-lo de sujeira e contaminação, além de influenciar no comportamento do filme durante a sua aplicação.

Tipos de liner

Sintéticos: podem ser feitos de poliéster ou poliolefinas (e em diferentes espessuras). Os liners sintéticos são mais “suaves”, fáceis de deslizar, impermeáveis ​​à umidade e têm melhor planicidade. Esta é uma das razões pelas quais eles funcionam melhor em plotters de recorte. Porém, deve-se tomar cuidado com o acúmulo de estática, que dificulta o manuseio do liner.

De papel: podem apresentar diferentes gramaturas e ter vários tipos de revestimentos. Os mais comuns são compostos de plásticos e/ou soluções químicas. Conheça alguns:

- Comum: relativamente pesado e sem revestimento, usado para etiquetas.

- Revestido: de baixo deslizamento, usado em películas autoadesivas para impressão a jato de tinta ou eletrostática. O revestimento impede que a umidade e o calor afetem o liner e ajuda a mídia a ser alimentada na impressora ou laminadora.

- Revestido de polietileno em ambos os lados: muito comum, tem superfície plana. Pode ter uma microestrutura que dá à superfície do adesivo um ou mais formatos microscópicos. As formas superficiais influenciam o desempenho do adesivo, independentemente da sua construção química.

- Revestido de polietileno com uma película de plástico na parte de trás: a película de plástico impede tintas e toners de atravessarem o liner. Este tipo de liner é encontrado em películas autoadesivas perfuradas.

liner vinil adesivo

O liner controla e protege o adesivo

Desempenho do liner

A tabela abaixo classifica os revestimentos em relação ao desempenho. Forros similares são agrupados dentro de um mesmo bloco:

Classificação Custo inicial Estabilidade dimensional Recorte eletrônico Impressão digital Transparência Resistência à água

Melhor

 

 

 

 

Pior

Papel comum Plástico Plástico espesso Papel comum Plástico Plástico
Papel com filme plástico  -  Papel revestido  -   -   - 
Papel revestido Papel revestido Papel comum  -   -  Papel revestido
Plástico Papel comum  -   -   -   
 -   -  Plástico fino Papel revestido; Plástico Papel revestido; Papel com filme plástico; Papel comum Papel comum

 

Custo versus valor

O custo de uma película com liner plástico pode ser maior. No entanto, é mais fácil de recortá-la e remover o excesso de filme após o corte, o que aumenta a produtividade e compensa a diferença de custo.

Estabilidade dimensional

A boa estabilidade dimensional mantém o tamanho e a forma tanto do liner quanto da película. Portanto, durante o processamento, eles ficam planos e em registro.

Quando o papel absorve a umidade, ele aumenta de tamanho. E quando perde, ele diminui. Esta mudança ocorre quando as condições ambientais oscilam. Então, recomenda-se mantê-las sempre controladas.

As mudanças ambientais também podem causar outros problemas no liner, como levantamento das pontas (bordas), ondulações, enrolamentos, defeitos de impressão e problemas de registro durante a impressão ou recorte.

Tenha em mente que o papel absorve ou emite umidade, que afeta as bordas e as camadas exteriores de rolos e as “primeiras” folhas empilhadas. O revestimento no papel retarda esse processo, mas as bordas ficam sempre vulneáveis.

O transporte e o armazenamento dos rolos e imagens embrulhados em plástico também retardam a taxa de variação da umidade.

Plotter de recorte

Siga algumas considerações na hora de escolher a película (e o liner) para o recorte:

  • O plástico não absorve umidade e permanece mais plano na área de corte do equipamento;
  • O papel revestido pode ser recortado desde que as condições ambientais estejam controladas;
  • A profundidade do corte deve ser controlada no liner de papel revestido. Se ela for grande, o liner pode se separar de modo indesejado.

Impressão do liner

O liner de papel pode ser impresso (com flexografia) na parte traseira. A maioria das tintas não adere tanto ao papel revestido como no plástico. A impressão do liner é feita para adicionar o número lote de produção ou para customizar o nome da empresa ou projeto.

Marcas superficiais

Quando a película de vinil “prensa” contra a parte de trás do liner, podem surgir marcas superficiais. A quantidade e a intensidade das marcas são provenientes de fontes diversas. Liners de papel causam a maior distorção por terem mais textura. Já os liners sintéticos são de textura suave, o que causa menos distorção. Um liner mal desenhado pode marcar toda textura na parte face do filme.

Quando o vinil esquenta, ele amolece, tornando-se mais suscetível a marcas superficiais.

Como o filme é enrolado sobre um suporte (tubete), às vezes, as camadas mais externas ficarão livres de marcas, que podem aparecer quando se chega mais perto do suporte. Isso porque a película autoadesiva é enrolada com mais força.

A “cura” das marcas superficiais ocorre quando se aquece o vinil de modo que ele amoleça e faça as marcas desaparecem.

***

Texto editado e publicado pelo InfoSign no dia 10 de janeiro de 2013.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.

 



Mactac lança vinis adesivos poliméricos da série JT 9700

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/10/2018
Películas podem durar até sete anos

Películas podem durar até sete anos

A fabricante Mactac anunciou no mercado internacional o lançamento da JT 9700, linha de vinis poliméricos de longa duração indicados para superfícies planas e 2D, como vitrines, peças de ponto de venda e veículos.

Disponíveis em vários acabamentos brilhantes, foscos e transparentes, as películas vêm com liner de PE estável, para maximizar a impressão com tintas ecossolventes.

Com durabilidade esperada de sete anos, os vinis JT 9700 pode incluir adesivo cinza e transparente, removível, permanente ou bubble-free.

As mídias são totalmente compatíveis com filmes para laminação LF 9700 (também adequados para tintas UV).

Fonte: Mactac



Entrevista: os campeões do Decor Wrapping 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2019
Bismarkis e André: planejar com antecedência foi o trunfo da dupla vencedora do Decor Wrap 2019

Bismarkis e André: planejar com antecedência foi o trunfo da dupla vencedora do Decor Wrap 2019

Um é do litoral paulista. O outro trabalha e mora em Botucatu, interior de São Paulo. Mesmo separados por centenas de quilômetros, Bismarkis Santos (da Magnata Comunicação Visual) e André William Alves Evangelista (da André Adesivos Carwrap) uniram habilidades, conhecimentos e muita estratégia para ter um desempenho excelente na edição 2019 do Decor Wrapping, campeonato de adesivação decorativa promovido pela Imprimax. A dupla foi a vencedora da competição, realizada entre os dias 10 e 13 de julho, no estande da marca, na feira FuturePrint (sucessora da Serigrafia Sign).

Quis o destino que a dupla se conhecesse em 2017 durante um curso de envelopamento promovido pela LuukFilm, na cidade de São Paulo. A empatia instantânea fez com que André e Bismarkis ficassem amigos e mantivessem contato contínuo, mesmo distantes. Os dois passaram a frequentar juntos as feiras do setor e viram no Decor Wrapping uma ótima oportunidade para mostrar todo o potencial de suas técnicas de adesivação. Então, inscreveram-se na 1ª edição da competição, em 2018, e conseguiram ficar em 3º lugar. Um pouco frustrados por não terem vencido o campeonato, os adesivadores determinaram que em 2019 voltariam para triunfar. Treinaram, observaram e, sobretudo, criaram estratégias exclusivas de instalação. Resultado? Sangraram-se campeões, com louvor, na 2ª edição da disputa.

André começou bem cedo, aos 12 anos, ajudando na empresa do pai, a HB Arte Visual, de Botucatu. Na época, também criava desenhos e adesivos no CorelDraw. Atualmente, trabalha com aplicação de insufilm em arquiteturas e de vinis automotivos e decorativos.

Bismarkis, apelidado de “Homem-Aranha” por fazer adesivagem em altura, começou a envelopar carros em 2011, quando trabalhava em uma siderúrgica. Aprendeu a técnica sozinho e, ao adesivar na rua o seu próprio carro, uma pessoa se interessou pelo serviço e pediu um orçamento. Foi um sinal. Bismarkis, então, deixou o trabalho na fábrica e passou a se dedicar ao envelopamento. Atualmente, além de personalizar carros, ele trabalha com adesivação decorativa e arquitetônica (onde se “pendura” para colar películas em fachadas de prédios).

Exultante pela conquista de 2019, a dupla conversou com o InfoSign:

Vocês ficaram em 3º lugar em 2018. Como foi a participação de vocês em 2019?

André: Este ano a competição foi mais elaborada, com um espaço mais amplo e dificuldades maiores na hora do envelopamento, além dos competidores serem feras na espátula.

Bismarkis: Procuramos corrigir nossos erros do ano passado. Dividimos nossas funções no jogo, que estava mais difícil. Isso é ótimo, porque vai para final quem realmente sabe jogar. Além disso, algumas regras mudaram. Em 2018, era mata-mata. Esse ano, contava a soma da pontuação. Fomos para final, e o segundo lugar já estava garantido. Mas brigamos pelo primeiro. Nos deram três horas para concluir o cenário que simulava uma cozinha. Tivemos que escolher as cores que iríamos usar em cada móvel. Alguns obstáculos nos fizeram perder tempo. Começamos pelas partes mais difíceis, mas recuperamos na última hora. Concluímos antes do tempo e aproveitamos a sobra para revisar todos os itens.

Antes de começar as disputas, vocês criaram uma estratégia para de otimização de trabalho?

Bismarkis: Sim, montamos uma espécie de diagrama, que foi a chave do jogo. Cada um sabia o que faria. Estávamos bem confiantes, fomos uns dos últimos a competir e isso nos ajudou a ter tempo para estudar o jogo dos demais participantes,

André: Conversamos bastante sobre as cores dos vinis que utilizamos, para um não atrapalhar o outro, além de manter sempre o ambiente de trabalho organizado.

Na primeira etapa, o trabalho da dupla foi terminado antes do tempo estipulado

A competição teve duas etapas. Como foi a etapa inicial?

Bismarkis: Na primeira fase, quem concluísse antes ganhava 500 pontos. Concluímos antes. Nossa técnica de adesivação do vinil “tijolinho” foi fundamental. Não vi ninguém fazer igual. No caso, você corta a primeira peça já na medida. Sem cortar a segunda peça, você procura a posição correta. Para que meus adversários não vissem a minha técnica, usei o próprio adesivo de tijolinho para marcar, cortamos na medida aproximada, instalamos a primeira peça, e a segunda já estava marcada na posição da primeira.

André: Com o tempo que sobrou, fomos corrigindo imperfeições para melhorar a qualidade do trabalho.

Em quanto tempo vocês adesivaram essa primeira etapa?

Bismarkis: Em 1h45. Na verdade, acabamos antes. Porém revisamos tudo. Nossa pontuação ficou bem à frente de todos. A pontuação máxima era 5.000 pontos, e fizemos 4.980 pontos.

E como foi a etapa final?

Bismarkis: Tínhamos que montar o projeto, e a arquiteta avaliava, e não sabíamos se o nosso projeto seria aceito por ela. Tivemos que usar a criatividade, e acredito que fizemos uma boa combinação. Isso pesou na pontuação total. Estávamos confiantes, mesmo sabendo que nosso adversário era um bom profissional. Observamos os trabalhos que tinham maior chance de ir para a final e observamos seus pontos fracos.

André: Utilizei a prateleira como base para o alinhamento das pastilhas, que deveriam ser coladas na parede. Assim, colei com mais facilidade.

Na segunda etapa, o planejamento do projeto de adesivação foi um diferencial 

Vocês já fizeram algum trabalho juntos além do campeonato?

Bismarkis: Nunca trabalhamos juntos, só no campeonato. Sempre conversamos por telefone quando temos dúvidas, mandamos vídeos um para o outro.

O que motivou vocês a participar do campeonato?

André: Participei do Decor Wrapping para mostrar o conhecimento e as técnicas que aprendemos no dia a dia.

Bismarkis: O que me motiva é estar entre os melhores. A premiação também é um grande motivador. Com os prêmios que ganhamos, dá para fazer um bom dinheiro. Tudo isso nos ajuda a crescer cada vez mais. A confiança aumenta. É muito gratificante chegar na sua cidade e receber parabéns das pessoas que conhecem seu trabalho. Chegar na revenda e ser bem visto e indicado. Hoje mesmo recebi três indicações de uma revenda.

Qual a importância do campeonato para o mercado?

Bismarkis: É muito importante que os fabricantes realizem eventos desse tipo. Eles ajudam a desenvolver o mercado. Mais clientes passam a acreditar que a adesivação é uma forma de renovar a decoração de suas casas. Muitos ainda não sabem disso, acham que é "contact" ou acham que o vinil danifica as superfícies. E é muito bom para nosso mercado quando o fabricante investe em publicidade.

A adesivação decorativa tem crescido. O que falta para ela se desenvolver mais?

Bismarkis: Precisa olhar os adesivadores com outros olhos. Somos nós que movimentamos o mercado, nós que vendemos.

André: Ter mais profissionais capacitamos para fazer um bom trabalho de qualidade e sempre inovar nas tendências de cores e texturas.

Ganhar esse título ajuda vocês de que maneira?

Bismarkis: A conquista desse título nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo. Estamos muito felizes. A premiação nos nossos negócios. Novas portas serão abertas. Dá mais confiança para os nossos clientes. Saber que estou entre os melhores adesivadores do país é um grande retorno, me deixa feliz por saber que estou no caminho certo. E muito gratificante ver centenas de pessoas curtindo o seu trabalho, reconhecendo nosso esforço.

Vocês vão participar de novo na próxima edição?

Bismarkis: Certamente! Se formos selecionados, iremos participar novamente. Gostaríamos de agradecer os apoiadores Exfak e Roland e agradecer a Imprimax, por realizar esse belo evento, que ajuda o nosso mercado a crescer.

André: Também gostaria de agradecer à organização da Imprimax e aos patrocinadores do Decor Wrapping, pela oportunidade de participar e ganhar esse título tão cobiçado pelos adesivadores brasileiros.    



Clicky