Novo removedor aerossol de cola de vinil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/05/2023
Pulverização das partículas de aerossol melhora a limpeza

Pulverização das partículas de aerossol melhora a limpeza

A Saturno, fabricante nacional de tintas digitais, acaba de anunciar o novo removedor de cola em aerossol. O material foi desenvolvido para retirada de resíduos de cola em superfícies diversas, deixando-as limpas e prontas para uma nova aplicação.

Recomenda-se que o produto seja usado em:

  • Superfícies de vidros, metais e madeiras;
  • Vitrines;
  • Adesivação automotiva;
  • Limpeza de cola permanente em berços e mesas de serigrafia;
  • Equipamentos industriais.

Ao formar uma camada uniforme sobre a área a ser limpa, a pulverização micronizada das partículas de aerossol aumenta a eficiência da limpeza. Além do maior rendimento, o aerossol é mais prático e rápido de aplicar, economizando tempo de trabalho e evitando desperdícios. Outra vantagem está no controle de custos: com o aerossol, o cliente sabe exatamente quanto está sendo usado para cada trabalho.

Como aplicar o removedor aerossol:

• Aplique uniformemente o produto sobre a área a ser limpa;
• Deixe o produto agir entre 5 a 15 minutos;
• Limpe utilizando pano, ratinho ou ferramentas similares.

Como é um produto que ataca superfícies plásticas, a Saturno Tintas recomenda que o usuário faça um teste antes da utilização do removedor aerossol.

Fonte: Saturno Tintas



Influência da temperatura na instalação de vinis adesivos

Por Eduardo Yamashita em 28/07/2015
Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Artigo técnico aborda a influência da temperatura na aplicação de vinis adesivos

Todo vinil adesivo sofre influência de temperatura. O frio extremo pode afetar o desempenho do filme de PVC e dificultar a instalação. Por outro lado, o calor extremo pode tornar o adesivo muito agressivo. Portanto, ao instalar imagens de vinil no Pará ou Rio Grande do Sul, em janeiro ou junho, é preciso enfrentar alguns desafios ambientais. Quais são os riscos? E como saber quando está muito frio para a instalação planejada?

Em ambientes muito frios

A baixa temperatura do ambiente ou da superfície reduz a plasticidade do filme de PVC, o que pode roubar sua capacidade de se conformar a uma superfície curva ou ligeiramente texturizada. No entanto, não haverá problema se a superfície de aplicação for lisa e plana. Em outras palavras, a elongação do filme de PVC diminui, deixando-o mais quebradiço.

Mas conformação é apenas parte do problema. O vinil mais conformável do mundo só vai ficar parado (adesivado) se o adesivo trabalhar. Em temperaturas abaixo da mínima, o adesivo torna-se tão frágil que não se molda à superfície. Se estiver perto da temperatura mínima da superfície, o filme pode aderir, mas não vai se relacionar bem o suficiente para tornar-se permanente. Isso poderia causar falha adesiva após a entrega ao cliente.

Qual a temperatura ideal para evitar o fracasso das aplicações? Depende. Cada vinil é diferente, mas em geral a temperatura mínima varia entre 4ºC e 7ºC para vinis cast e entre 8ºC e 10ºC para calandrados. Para ter certeza dos valores ideais, consulte sempre os dados publicados pelos fabricantes.

Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos
Falhas de aplicação podem acontecer caso não seja levada em consideração a temperatura como fator de influência durante a instalação de vinis adesivos

Intemperismo e armazenamento

Ao armazenar vinis em local separado do espaço de trabalho, é preciso adaptá-los à temperatura do ambiente antes da aplicação. Se estiver 22ºC em sua mesa e 3ºC na área de armazenamento, o vinil pode não estar pronto para o trabalho. Logo, será necessário aquecer a mídia para que fique entre 20ºC e 25ºC. Esse procedimento também é válido para fitas adesivas, filmes de laminação e outros materiais autoadesivos.

Entretanto, se o seu vinil está quente e será instalado em um veículo em uma garagem com a temperatura mais baixa, será necessário aquecer a superfície antes da instalação. A temperatura da superfície é tão importante quanto a do próprio vinil.

Lembre-se que, geralmente, leva alguns dias para o adesivo curar na superfície. Então, se você tem de instalar vinis em clima frio, faça-o em local climatizado. Além disso, tente organizar o ambiente para manter a superfície recém-decorada ou o veículo por alguns dias (mínimo de dois dias) descansando antes de liberá-lo para o cliente.

Agora você sabe que “depende” é a resposta para a questão “é quente o suficiente para instalar o vinil?”.

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos
Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos



Canon anuncia nova impressora Colorado M

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/05/2023
Nova série da Canon Colorado vem com sistema rolo a rolo e tem largura de 1,6m

Nova série da Canon Colorado vem com sistema rolo a rolo e tem largura de 1,6m

A fabricante Canon lançou no mercado internacional a Colorado M, impressora modular que pode ser configurada de acordo com as necessidades do usuário. Disponível em dois modelos, M3 e M5 (com velocidade máxima de 111m²/h e 159m²/h, respectivamente), o equipamento vem com sistema rolo a rolo de 1,6m e pode ser atualizado para imprimir com tinta branca.

A tinta branca aumenta a gama de aplicações decorativas, como gráficos para janelas, etiquetas e papel de parede. Com esta adição e com a nova tecnologia de sensor de detecção de mídia, os usuários da Colorado M podem expandir sua oferta típica de produtos, imprimindo em materiais pesados, transparentes, coloridos, refletivos e magnéticos.

Segundo a Canon, as propriedades da tinta original UVgel eliminam problemas associados à tinta branca, oferecendo impressão suave e sem erros, diminuindo o desperdício de tinta e maximizando a produtividade.

Os usuários também podem escolher a opção FLXfinish+, de acabamento fosco e brilhante, sem verniz adicional.

Clientes podem automatizar o processo de impressão e acabamento por meio das configurações UVgel Print Factory e UVgel Wallpaper Factory, que integram a impressora Colorado M aos dispositivos de corte, rebobinagem, aplicação de fita adesiva e empilhamento de folhas, para gerenciar volumes de pelo menos 50.000m² por ano.

Fonte: Canon



Clicky