Pontos de ônibus interativos na Coreia do Sul

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/04/2015

Solução touch-screen integra a sinalização digital instalada em pontos de ônibus

Solução touchs-creen integra a sinalização digital instalada em pontos de ônibus

A Zytronic, desenvolvedora europeia de soluções touch-screen, foi recentemente contratada para fornecer 300 displays de 46 polegadas para serem usados em abrigos de ônibus em Seul, capital da Coreia do Sul.

A sinalização digital não interativa que já existia foi substituída pelas novas soluções da Zytronic, que passaram a oferecer aos passageiros de Seul informações em tempo real sobre tráfego, rotas de trânsito e notícias locais.

Resistentes a arranhões, chuva, gelo, sujeira e poeira, os displays contam com controladores Zytronic ZXY100, montados na parte de trás dos sensores e compostos por um vidro de proteção de 8mm, projetado para oferecer resposta táctil mesmo em ambientes quentes, úmidos e muito gelados.

Ian Crosby, diretor de marketing da Zytronic, declarou: "Foi uma ação que possibilitou inserir nossa tecnologia touch-screen no espaço público na capital de uma das economias mais dinâmicas do mundo. O público espera níveis cada vez maiores de interatividade nos monitores que fazem parte da vida cotidiana. Esse foi um exemplo perfeito de como a Zytronic permite que isso aconteça".

Fonte: Digital Signage Today



Digi Print inaugura showroom em São Paulo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/03/2014

Espaço é dedicado a clientes que trabalham no mercado de impressão em tecidos

Espaço é dedicado a clientes que trabalham no mercado de impressão em tecidos

A Digi Print, revenda de produtos da Roland DG, inaugurou no dia 11 de março de 2014 um showroom localizado na cidade de São Paulo (R. Newton Prado, 346 – Bom Retiro). O espaço, que já está liberado para visitas, é dedicado a clientes da Roland que buscam soluções tecnológicas voltadas ao mercado de impressão em tecidos.

Entre os equipamentos em exibição no local, estão a XF-640S (impressora que trabalha com velocidade máxima acima dos 100m²/h), a BN-20 (impressora de mesa com recorte) e a GX-24 (plotter de recorte). Os clientes podem ver essas máquinas em funcionamento, bem como testá-las.

Além de equipamentos, o espaço possui um mostruário de produtos impressos com sublimação digital. O ambiente também sediará eventos e cursos sobre máquinas, softwares e técnicas sublimáticas.

Masahiro Tomioka, presidente da Roland DG Corporation, comentou: "O showroom ficou ótimo: espaços bem aproveitados, decoração atraente, boas ideias no mostruário e excelente localização".

Já Marcos Pinhata, diretor comercial da Digi Print, enfatizou: "Estamos de portas abertas. Nossa equipe está qualificada e pronta para trocar conhecimentos e agregar aos nossos clientes".

Executivos prestigiaram a inauguração (da esquerda para direita): Anderson Clayton (diretor de marketing da Roland DG Brasil), Marcos Pinhata (diretor comercial da Digi Print), Frederico Coppo (diretor financeiro da Digi Print), Masahiro Tomioka (presidente da Roland DG Corporation), Celso Bento (presidente da Roland DG Brasil) e Mika Satouchi (gerente de desenvolvimento da Roland DG Japão)

Executivos prestigiaram a inauguração (da esquerda para direita): Anderson Clayton (diretor de marketing da Roland DG Brasil), Marcos Pinhata (diretor comercial da Digi Print), Frederico Coppo (diretor financeiro da Digi Print), Masahiro Tomioka (presidente da Roland DG Corporation), Celso Bento (presidente da Roland DG Brasil) e Mika Satouchi (gerente de desenvolvimento da Roland DG Japão)

Fonte: Digiprint



Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito

Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.

O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.

Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:

Projeto ruim

Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.

Ao criar o projeto, garanta que a imagem esteja na escala correta do veículo

Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.

Concepção exagerada

Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.

Investimento malfeito

Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.

A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.

Escolher o vinil adequado para o serviço é fundamental para o sucesso do envelopamento

Tipo de superfície

Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.

Quanto maior a complexidade da superfície, maior qualidade deverá ter o vinil adesivo

Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.

Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual