Nova geração de plotters de recorte Roland CAMM-1

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2017
GR Série GR é composta por três modelos de plotters de recorte

GR Série GR é composta por três modelos de plotters de recorte

A fabricante Roland DG anunciou três novos modelos de plotters de recorte da linha CAMM-1 GR: o 640 (com 1,62m de largura), o 540 (com 1,37m) e o 420 (com 1,06m). Segundo a empresa, a série foi redesenhada para oferecer mais precisão e velocidade e maior variedade de mídias.

Entre as novidades dos equipamentos está o design ergonômico do suporte e da máquina em formato "L", que dá mais estabilidade na produção. Além dele, o carro redesenhado, o suporte da lâmina e outros mecanismos permitem que as plotters operem em velocidade máxima de 1.485mm/s.

Para trabalhar com maior variedade de aplicações e mídias, a série GR oferece a função de ajuste de pressão dos roletes eletrônicos. As plotters também possuem uma ferramenta que permite o corte de sobreposição em substratos difíceis. Também há a função de emulação tangencial, que oferece maior precisão de corte de contornos para letras em mídias espessas.

Os equipamentos rodam com o software Roland CutStudio, que possui função de corte de perfuração indicada (para adesivos e decalques) e de corte por cor (útil em saídas de desenhos com várias folhas coloridas). O programa ainda inclui um plug-in que permite integração com Adobe Illustrator e CorelDRAW.

Yohei Shinomura, gerente de produto do negócio de impressão digital da Roland DG no Japão, declarou: “A indústria está mais diversificada. Além de sinalização, o corte agora pode ser utilizado para adesivação de janelas e veículos, proteção para automóveis, vestuário personalizado, etiquetas e decalques, protótipos de embalagem e muito mais. A amplitude de aplicações proporciona a oportunidade de uso de uma ampla gama de materiais, como películas para janelas, materiais refletivos de alta intensidade, materiais de termotransferência, papelão e máscara de jateamento”.

Desde 1988, a Roland DG vendeu mais de 440 mil plotters de recorte no mundo.

Fonte: Roland DG Brasil



Hexis lança películas adesivas sem PVC

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/02/2016
Nova linha de filmes da Hexis tem propriedades ambientalmente amigáveis

Nova linha de filmes da Hexis tem propriedades ambientalmente amigáveis

A Hexis, fabricante de películas adesivas, anunciou no mercado internacional três novos filmes sem PVC ambientalmente amigáveis para impressão digital e aplicações de comunicação visual.

De acordo com a empresa, os materiais foram desenvolvidos para reduzir impactos ambientais e serem uma alternativa ecologicamente correta aos vinis adesivos tradicionais. Além de não conter PVC, os filmes são livres de cloro, solventes, plastificantes e metais pesados. Conheça as mídias:

Hexis A5000

Trata-se de uma linha composta por 15 filmes de poliuretano coloridos para recorte eletrônico. Com 60µm de espessura, os filmes são cast, brilhantes e indicados para aplicações outdoor em diversos tipos de superfícies planas, côncavas ou convexas, em ambientes como escolas, faculdades, universidades, hospitais, museus, parques infantis, entre outros. Com adesivo acrílico, as películas podem ser aplicadas com técnica úmida e resistem a baixas e altas temperaturas e ambientes úmidos.

Hexis HX500WG2

Compatível com impressão digital solvente, ecossolvente, látex e UV, o Hexis HX500WG2 é um filme cast de poliuretano com 50µm de espessura e alto brilho. Desenvolvido para envelopamentos sustentáveis, o substrato incorpora adesivo com tecnologia HEX’Press, que promove a rápida aplicação em veículos e ajuda a eliminar bolhas de ar. Como prova de suas credenciais ecologicamente corretas, o Hexis HX500WG2 é usado no envelopamento de carros elétricos da Tesla.

Hexis HXL300WG2

Trata-se de um filme cast látex, com alto brilho e 100µm de espessura. É indicado para superfícies planas e ligeiramente curvas, em aplicações como outdoors, painéis, cartazes, paredes e envelopamento de veículos. Compatível com impressão solvente, ecossolvente, látex e UV, o filme também emprega adesivo com tecnologia HEX’Press.

Fonte: Hexis



Mimaki lançará impressoras UV desktop na Viscom Paris

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2016
UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

A Mimaki, fabricante de impressoras, estará presente na Viscom Paris, feira de sinalização que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de setembro, na França. Para o evento, a empresa promete apresentar dois novos equipamentos UV desktop, o UJF-3042 MkII e o UJF-6042 MkII. As máquinas são indicadas para fábricas, shopping centers e lojas que produzem materiais e objetos personalizados.

Mais produtivas do que suas antecessoras, as impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII podem trabalhar na velocidade máxima de 2,48m2/h e 3,52m2/h, respectivamente, em objetos com altura de até 153mm.

Um dos destaques das máquinas é a mesa de impressão que se move durante o processo, o que reforça a funcionalidade mecânica, reduz vibrações e melhora o endereçamento dos pontos impressos. Outro desenvolvimento adicional é a inclusão de uma cobertura sobre o sistema de impressão, criada para aumentar a segurança dos operadores e manter contaminantes afastados da impressora.

A Mimaki também destaca as configurações de cores do software RasterLink, que faz a interface com as impressoras, proporcionando cores vibrantes e sólidos e tons de pele mais brilhantes. Além disso, as máquinas contam com detecção e limpeza automáticas de nozzles entupidos, que permitem a impressão contínua e reduzem o desperdício. Já a tecnologia Mimaki Circulation Technology (MCT) mantém a circulação de tinta branca em intervalos regulares e evita a sedimentação dos pigmentos, que pode levar ao mau funcionamento da cabeça de impressão.

Ainda não há previsão de lançamento das impressoras no Brasil.

Tintas especiais

As impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII possibilitam o uso de maior variedade de tipos de tintas, o que aumenta as opções de aplicações. Por exemplo, as tintas LUS-120 são indicadas para imprimir em superfícies de materiais macios e podem esticar até 170% sem rachar quando pressionadas ou dobradas.

Já as tintas LUS-150, que estarão disponíveis em breve, são indicadas para sinalização interna, troféus e outros itens de acrílico, devido às suas propriedades de adesão.

Por fim, as tintas LH-100 foram desenvolvidas para imprimir acessórios e artigos que exigem elevados níveis de abrasão. Os insumos, quando usados em conjunto com o verniz PR-200, também podem estampar vidros, metais e resinas.

Fonte: Mimaki Emea