Fespa anuncia quarta edição do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/01/2017
Evento ocorre entre os dias 15 e 16 de março, na Fespa Brasil 2017

Evento ocorre entre os dias 15 e 16 de março, na Fespa Brasil 2017

Dentro da Fespa Brasil 2017, no Expo Center Norte (SP), ocorrerá a quarta edição do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital, entre os dias 15 e 16 de março.

De acordo com a organizadora, no auditório montado dentro da feira passarão profissionais que abordarão tendências, tecnologias, processos, produção de materiais impressos, entre outros aspectos.

Além do congresso, o auditório da Fespa Brasil terá outras duas iniciativas. Na sexta-feira (17 de março), acontecerá o Fespa Digital Textile Conference, voltado ao mercado de estamparia digital. O sábado (18 de março) é dia do Sublimation Day, que abordará processos e tecnologias de impressão por sublimação.

Outras iniciativas fazem parte da Fespa Brasil, como o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), que dará ao vencedor a vaga para disputar o World Wrap Masters Series, e o Fespa Showroom, espaço que apresentará aplicações criativas e inovadoras produzidas com impressão digital.

A Fespa promove o "Profit for Purpose", programa de reinvestimento de lucros da própria federação no mercado, visando levar a informações aos visitantes e buscar o crescimento constante e sustentável da indústria de impressão. O Congresso de Comunicação Visual e Impressão Digital faz parte dessa iniciativa.

Fonte: Fespa



Substratos não tecidos usados para sublimação

Por João Leodonio em 10/04/2018
Com o processo sublimático, é possível estampar dezenas de mídias e objetos

Com o processo sublimático, é possível estampar dezenas de mídias e objetos

Além dos tecidos com poliéster, é possível sublimar muitos outros tipos de substratos, desde que sejam resistentes a temperaturas superiores a 200ºC. Outra característica fundamental dessas mídias é que elas apresentam uma camada superficial de resina à base de poliéster, cuja função é fixar a sublimação. Portanto, o substrato não é sublimado, mas sim a resina aplicada na superfície dele.

Além de substratos planos, o processo sublimático permite estampar materiais e objetos curvos e com formatos diversos, como canecas, copos, porta-retratos, relógios, chaveiros, squeezes, tapetes, placas, descansos de panelas, caixas de presente, quebra-cabeças, entre outros.

A despeito do surgimento contínuo de novos substratos passíveis de receber a sublimação, os materiais mais comumente utilizados no mercado são: cerâmica, metais, madeiras, pedras, EVA, borracha, vidros, cartões, PVC e alguns polímeros.

Cuidados

- Antes de sublimar, limpe os substratos com produtos indicados pelo fabricante. Elimine qualquer tipo de impureza oriunda do manuseio e da aplicação de resina;

- Obedeça o tempo e a temperatura indicados pelos fabricantes. Essa relação varia de acordo com o tipo de substrato;

- Faça uma inspeção visual no ato da compra do produto para detectar possíveis falhas provocadas na aplicação da resina;

- Para sublimar em prensas planas, recomenda-se o uso de um gabarito de altura para cada substrato. Há materiais, como azulejos e vidros, que são muito sensíveis à pressão da prensa. Com os gabaritos, é preciso fazer apenas o ajuste fino, o que evitará perdas desnecessárias;

- Para todos os casos, indica-se o uso de fita adesiva térmica específica para a fixação do papel ao substrato. Não utilizar outros adesivos, pois corre-se o risco de manchar o produto.

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



HP lança série de impressoras HP Latex 300 no Brasil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/03/2017
Equipamentos serão vendidos em condições especiais de fevereiro até o fim da feira Fespa Brasil 2017

Equipamentos serão vendidos em condições especiais de fevereiro até o fim da feira Fespa Brasil 2017

A HP Brasil anunciou o lançamento oficial no país da linha de impressoras HP Latex 300, composta pelos modelos 315, 335 e 365.

Com largura de impressão de até 1,625m, os equipamentos podem trabalhar na velocidade de até 31m2/h para produzir aplicações outdoors em qualidade de até 1.200 dpi, habilitados pelo otimizador HP Latex e pelo sensor óptico de avanço de mídia (OMAS, Optical Media Advance Sensor).

As impressoras HP Latex 315 e 335 incluem o software RIP SAi FlexiPrint HP Edition, além de terem a capacidade de impressão contínua, o que ajuda a reduzir tempo entre os pedidos e aumentar a produtividade.

A HP Latex 365 dispõe de tecnologias para ajudar os clientes a reduzir custos, como a HP Custom Substrate Profiling, para criação de perfis ICC com o espectrofotômetro integrado i1. A máquina também inclui o aplicativo HP Quick Solutions, acessível pelo painel frontal touchscreen, para a resolução rápida de problemas.

Fespa Brasil 2017, financiamento e trade in para as linhas Latex 300 e 500

A HP estará presente na Fespa Brasil 2017, feira que será realizada de 15 a 18 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a empresa venderá impressoras Latex 315, 335, 365, 560 e 570 em condições especiais de financiamento, com opções sem juros. Os clientes também podem optar por trocar sua impressora usada para obter um desconto na compra de uma HP Latex. No entanto, o equipamento oferecido deve ter 24 polegadas ou mais e pode ser de qualquer marca, modelo e estado, funcionando ou não.

Os clientes interessados em saber mais sobre a promoção podem entrar em contato com um dos revendedores autorizados HP Latex: Big Impression, CSB Plotters, Day Brasil, Digigraf, Office Total, Serilon e Super Signs.

Fonte: HP Brasil