Dicas para aplicar o envelopamento líquido (Power Revest, da Imprimax)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2015

Desde o lançamento do Power Revest, produto desenvolvido pela Imprimax, muitos carros já receberam o envelopamento líquido. Na mesma proporção, muitos profissionais tiveram de aprender a utilizar a novidade, para aplicá-la corretamente, evitando desperdícios e otimizando o resultado do envelopamento.

Além de agitar bem a lata antes de utilizá-la e limpar a válvula (virando-a de cabeça para baixo e pressionando até cessar o jato), o aplicador deve atentar-se aos seguintes itens (recomendados pela própria fabricante, a Imprimax):

Dicas para aproveitar melhor o Power Revest

  •  A influência do processo de aplicação: com pincel, trincha ou rolo, ocorre uma perda de 5% a 15% do Power Revest. Já nas aplicações com pistolas convencionais, a perda é maior: em torno de 30%.
  •  Em pinturas feitas em ambientes externos: principalmente quando está muito quente ou ventando muito, pode-se perder o dobro das quantidades mencionadas no item anterior. E o caso da aplicação com pistola é o mais crítico.
  • A forma de aplicação: também influi no rendimento. Se o pintor não tiver treinamento, habilidade e experiência, ele pode desperdiçar tempo e material. Por exemplo: na distribuição do produto sobre a superfície do carro. Se ele for aplicado em excesso, para atingir uma determinada espessura, a camada vai ficar sem uniformidade, prejudicando o resultado da aplicação.
 
Dicas para melhorar a aplicação do envelopamento líquido

Dicas para melhorar a aplicação do envelopamento líquido

 Dicas para aplicação e rendimento

 
  • Recomenda-se a diluição (com Redutor Power Revest) de, no mínimo, 10% do volume (podendo variar).
  • Durante a pulverização, se aparecerem névoas, partículas ou teias, pare a aplicação. Esses problemas tem como causa a diluição. Portanto, a recomendação é fazer a adição de 10% de redutor. Em seguida, faça o teste. Se ainda ocorrer a formação de teias, misture mais redutor (de 10% em 10%) até que a formação de teias pare. Saiba que o redutor diminui a viscosidade e retarda a secagem da produto.
  • As aplicações "ásperas" ocorrem quando o produto está caindo "seco" sobre a superfície. Para evitar que isso aconteça, regule bem a pistola, após acertar a diluição do Power Revest. Experiências com regulagens auxiliam muito na aplicação.
  • Variação climática (isto é, dias muito quentes ou frios) influencia na secagem do produto. A dica, para esses casos, é aumentar a diluição do Power Revest. Depois, será necessária a aplicação de uma ou mais demãos além do normalmente recomendado.
  • Não é necessário cobrir as partes onde o material não será aplicado. Porém, se cobri-las, você terá maior economia e menos tempo de limpeza.

Tabela para quantidade de Power Revest a ser utilizado:

 
  Exemplosde modelos Quantidade total de Power Revest Quantidade de Redutor necessária
Motos Burgman, CG, Fazer, Twister, Ninja, R1, Hornet choppers e carenadas em geral. De 1/4 a 2/4 (de 900 a 1.800ml) 1 Litro
Carros pequenos Hatchs em geral, Gol, Uno, fiesta, Mini Cooper, Corsa, Golf, Punto, 206, Clio etc. De 7/4 a 8/4 (6.300 a 7.200ml) 3 Litros
Carros médios Sedans em geral, Honda, Corolla, Elantra, Vectra, Sandero, Voyage etc. De 8/4 a 9/4 (de 7.200 a 8.100ml) 3 Litros
Carros grandes Modelos SW em geral, Omega, Azzera, Sonata, Malibu, BMW 325, Mercedes 180, Fusion, Passat etc. De 10/4 a 11/4 (de 9.000 a 9.900ml) 4 Litros
SUVs SUVs em geral Grand Blazer, Captiva, Edge, Freemont, Land Rover, Santa Fé, IX35, Ecosport, Silverado etc. De 12/4 a 13/4 (de 10.800 a 11.700ml) 4 Litros
Rodas De aro 15 a 22 De 1/4 a 2/4 (de 900 a 1.800ml) 1 Litro

Observações:

  •  1/4 de Power Revest cobre até 0,80m², na espessura recomendada: entre 0,08 e 0,12micra (de 8 a 12 demãos);
  •  A tabela acima leva em conta os diversos equipamentos de pintura. A variação (da quantidade total do produto) ocorre em função do dispositivo e da forma de aplicação;
  •  1/4 de Power Revest equivale a 900ml.

Fonte: Imprimax. Edição do texto: InfoSign



Em novembro, EFI promove palestra sobre internet e impressão

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2016
Guy Gecht, CEO da EFI, ministrará a palestra no dia 29 de novembro

Guy Gecht, CEO da EFI, ministrará a palestra no dia 29 de novembro

No dia 29 de novembro, Guy Gecht, CEO da EFI, fabricante de impressoras digitais, ministrará a palestra “A influência da internet na indústria de impressão”. Sediado em São Paulo, o evento objetiva compartilhar a visão de futuro do executivo, que também apresentará um contraponto entre o movimento on-line e a indústria gráfica. Acompanhado pelo diretor de vendas para América Latina, Ernande Ramos, na sequência do evento, o CEO receberá os convidados para um coquetel.

Além da palestra, a visita do executivo ao Brasil pretende estreitar seu relacionamento com clientes, interagir com a imprensa e promover ações junto à equipe regional.

A passagem do CEO pelo Brasil também visa divulgar o maior evento da empresa, o EFI Connect. Em 2017, a conferência ocorrerá em Las Vegas, entre os dias 17 e 20 de janeiro. Na ocasião, a empresa pretende reunir mais de mil profissionais para participar de uma programação que envolve palestras, exposições e demonstrações ao vivo dos equipamentos com o time de especialistas da EFI.

Guy Gecht declarou: “Neste ano, países latinos como o Brasil estão passando por transformações que refletiram na economia e promoveram mudanças nas negociações das empresas. Mas a EFI continua acreditando e investindo no mercado latino-americano para otimizar a produtividade e aumentar a lucratividade dos clientes, por meio da automação”.

Fonte: EFI



Avião envelopado para promoção do filme O Hobbit: a desolação de Smaug

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2013

A companhia aérea Air New Zealand apresentou em Auckland (Nova Zelândia) um avião envelopado com uma imagem enorme do dragão Smaug. A ação visa divulgar o segundo filme da franquia "O Hobbit".

Christopher Luxon, CEO da Air New Zealand, declarou que a cúpula da empresa fez muitas reuniões para viabilizar o projeto que colocaria Smaug no "outdoor voador": "Trabalhamos com a Weta Digital, que projetou a imagem especialmente para essa finalidade".

Este é o segundo Boeing (777-300, com 54m de comprimento) adesivado para a promoção da trilogia. O primeiro foi revelado no ano passado, para coincidir com o lançamento de "O Hobbit: uma jornada inesperada".

Eric Saindon, supervisor de efeitos visuais da Weta Digital, disse que a concepção da arte do dragão (para posterior impressão e envelopamento) não se mostrou uma tarefa fácil: "Foi um grande desafio capturar a presença de Smaug e dar conta dos detalhes, como os recortes para as janelas, portas e asas".

O diretor do filme, Peter Jackson, também comentou: "É muito emocionante ver Smaug voando assim. Estamos orgulhosos por estreá-lo na Nova Zelândia, onde nossa equipe trabalhou arduamente para dar vida a ele".

Até o momento, as empresas responsáveis não divulgaram detalhes sobre os materiais e técnicas usadas no envelopamento do avião.

Confira galeria com fotos da adesivação e da aeronave já preparada:

Fonte: Airnzhobbitmedia