Xaar comemora aniversário de 30 anos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2020
A fabricante Xaar completou 30 anos, e todos os membros de sua equipe ganharam champanhe para brindar a aniversariante.
Sediada em Cambridge Science Park, na Inglaterra, a Xaar foi inaugurada em 1990 por uma equipe de quatro pessoas, incluindo Mike Willis e Mark Shepherd. O objetivo inicial da companhia era desenvolver e comercializar tecnologias piezoelétricas drop-on-demand.
Em 1991, a empresa assinou seu primeiro contrato com a Brother Industries, que licenciou a tecnologia para desenvolver impressoras domésticas e aparelhos de fax. Em 1992, a Xaar ultrapassou 1 milhão de libras esterlinas em vendas, com taxas de licença, kits de avaliação e consultoria técnica.
Além do licenciamento de sua tecnologia, o desenvolvimento e a fabricação de cabeças inkjet se tornaram uma parte importante da Xaar. As duas primeiras foram a Xaar 128 e a Xaar 500, fundamentais para o crescimento da impressão digital.
Posteriormente, o lançamento da Xaar 1001 representou outro avanço na tecnologia inkjet. A arquitetura exclusiva dessa cabeça, a Hybrid Side Shooter, permitiu a recirculação de tinta atrás do nozzle e em todo o canal. Essa inovação impulsionou a transformação digital do mercado de fabricação de revestimentos cerâmicos nos anos 2000.
Em 2007, a Xaar abriu uma fábrica de ponta em Huntingdon, no Reino Unido, para produzir cabeças Xaar 1001. Mais de 60 milhões de libras esterlinas foram investidas nesse negócio.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento sempre foi essencial para a Xaar. Atualmente, 11% da receita da empresa são aplicados nesse departamento. Essa ênfase resultou em mais de dois mil pedidos de patentes feitos pela empresa durante seus 30 anos de história.
As inovações mais recentes da Xaar incluem a tecnologia High Laydown, que permite a deposição de grandes quantidades de fluidos, em altas velocidades, e a Ultra High Viscosity, que trabalha com fluidos com viscosidades mais altas (de até 100 centipoise em temperaturas operacionais de cerca de 40ºC a 50ºC). Tais desenvolvimentos expandiram o portfólio da empresa, para setores como impressão 3D e manufatura aditiva.
John Mills, CEO da Xaar, declarou: “30 anos é um marco para qualquer negócio, e todos nós estávamos extremamente ansiosos para essa ocasião e para comemorar nossas realizações”.
Fonte: Xaar
Seiko lança impressora ecossolvente ColorPainter H3-104s
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/09/2015
A filial norte-americana da Seiko Instruments, fabricante de eletrônicos, anunciou o lançamento internacional da ColorPainter H3-104s, impressora ecossolvente de grande formato. Com largura de 2,6m, o equipamento é indicado para trabalhos de comunicação visual para aplicações internas ou externas.
Maior modelo da linha ColorPainter, a H3-104s emprega tintas ecossolvente da série SX, a mesma utilizada na ColorPainter M-64s. O insumo apresenta baixo odor e durabilidade de até três anos em aplicações externas sem laminação (conforme testes laboratoriais realizados pela Seiko I Infotech). A alimentação da tinta é realizada por meio de sacos (bags) com capacidade de 1,5 litro de tinta e subcartuchos que permitem impressão ininterrupta.
Com opção de imprimir nos dois lados das mídias, a ColorPainter H3-104s emprega conjunto de oito cores (CMYK, Lc, Lm, cinza e cinza claro), para impressão monocromática real e gradações mais suaves em reproduções coloridas.
Entre as novas funções da impressora está a Safe Scanning System Technology (SSS), que fornece mensagens de aviso quando o sensor detecta rugas na mídia. Ela permite que o operador pare a produção, corrija o substrato e retome a produção sem cancelar o trabalho, o que ajuda a reduzir desperdícios de tempo, tinta e mídia.
Outra função é a Automatic Printer Calibration, que utiliza um sensor óptico para calibrar automaticamente a impressora quando uma nova mídia é carregada.
A ColorPainter H3-104s inclui o software CP, para controle remoto das funções da impressora. O programa envia notificações ao operador por e-mail ou mensagem de Twitter e pode ser operado por meio de PC, tablet ou celular.
A Seiko ainda ressalta que a ColorPainter H3-104s abarca outras tecnologias que otimizam a qualidade da impressão e da produtividade, como:
- Smart Pass Technology 4 Technology (SP4): reduz problemas de banding e emprega um novo algoritmo de controle que gera tamanhos ideais de pontos de impressão para cada tipo de mídia, o que aumenta a qualidade das imagens;
- Smart Nozzle Mapping 2 Technology (SNM2): substitui automaticamente os nozzles entupidos na cabeça de impressão;
- Dynamic Dot Printing Technology (DDP): controla e otimiza o tamanho do ponto e a densidade para tornar as cores mais consistentes e brilhantes e para acentuar detalhes finos.
Fonte: Seiko USA
Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 3: Sublimação e softwares
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/03/2015
A Fespa Brasil 2015 mostrou que a sublimação continua em alta. No evento, vários expositores ofereceram muitas soluções da tecnologia aplicada em segmentos como têxtil, promocional, esportivo, entre outros.
Acompanhe a seguir um panorama dos substratos, maquinários, tintas e papéis para sublimação expostos na edição de 2015 da Fespa Brasil 2015. Confira também um apanhado dos fornecedores de softwares que estiveram no evento para apresentar soluções de RIP, orçamento e gestão de produção.
Leia também as demais partes desta cobertura:
- 1ª: Impressoras digitais
- 2ª: Substratos e máquinas de corte e gravação
- 4ª: Visitação, congressos e campeonato de envelopamento
Uma das fornecedoras especializadas em sublimação presente na Fespa Brasil 2015 foi a Nexel. A empresa comercializa diversos substratos, tintas e prensas para quem trabalha com personalização de produtos.
Quem buscou por calandras para sublimação pôde encontrar modelos avançados no estande da Monti Antonio. A empresa vende a Mod.853, cujo cilindro tem 350mm de diâmetro e pode trabalhar materiais com até 1600mm de largura.
A Metalnox também aproveitou a feira para mostrar calandras e prensas térmicas de diversos modelos e formatos, como a PMT 25 (para calçados), a PTA 650 (para jeans) e a PTC 2000 (para alta produtividade).
Entre as máquinas mostradas pela Flock Color estavam prensas térmicas manuais e pneumáticas. Além disso, a fornecedora exibiu diversas soluções de transfer.
Além de prensas (planas, para canecas e multiuso), a IS Suprimentos apresentou uma vasta série de fotoprodutos, como capas para smartphones, pratos, sacolas, chinelos, entre outros materiais.
A Colorkit foi à feira para mostrar sua linha de substratos para produção de fotoprodutos estampados com sublimação, como xícaras, copos e canecas personalizáveis. Também apresentou diversas prensas. Uma delas, a Multifuncional 6 em 1, realiza transferência térmica em tecidos sintéticos, mouse pads, azulejos, entre outros materiais.
A Art Hot também esteve no evento. No estande da marca, o visitante pôde comprar materiais e equipamentos para transfer e sublimação, como prensas térmicas, papéis para transferência e diversos substratos, como chaveiros, canecas, entre outros brindes e fotoprodutos.
Ainda na seara da sublimação, esteve a Gaúcho Br, que expôs itens como prensas térmicas, papéis transfer e substratos como canecas e squeezes.
Já a Nova Dampex apresentou o DarkFilm, composto por películas para recorte eletrônico ou impressão digital solvente e transferência sobre tecidos de algodão ou sintéticos.
A Havir também expôs no evento. Entre seus produtos, estavam papéis para sublimação digital e papéis transfer para diversos processos gráficos.
O visitante interessado em mídias sublimáticas pôde conferir alguns modelos no estande da Cinco Estrelas, como o papel monolúcido branco vendido em bobinas com diversas larguras.
Já a Embaplan levou o Power Film, película transfer usada para personalização de camisetas, uniformes e artigos de vestuário. O trabalho com o material exige a utilização de plotters de recorte e prensas térmicas.
Destaque também para a MidiasPrint/Protransfer. A empresa levou ampla diversidade de canecas, bem como pratos, porta-copos, mouse pads, entre outros materiais para quem trabalha com brindes, presentes, lembranças e marketing personalizado.
A Textransfer mostrou produtos que podem ser recortados em plotters para aplicações em tecidos de algodão, poliéster-viscose, lycra e mistos. Também apresentou materiais que podem receber impressão digital para transferência em tecidos normais.
Já a TMT expôs as linhas 123 Flex (de filmes de poliuretano para recorte eletrônico), 123 Premium (filme com maior tack), MC2Print (filmes de impressão e recorte para transfer) e MCGlitter (filme com textura de purpurina).
Softwares
Além de apresentar diversas soluções de softwares para gestão e criação de orçamentos, a Fespa Brasil 2015 agregou estandes de fabricantes de aplicativos gráficos.
A Caldera levou softwares específicos para birôs e gráficas digitais, como a nova versão 10 do RIP Caldera, além de programas como o VisualRIP, GrandRIP, GrandCut, EasyMedia, CostView, Flow+ e o WebShop, solução web-to-print desenvolvida para empresas que trabalham com impressoras de grande formato.
Outra empresa tradicional no segmento, a SA International (SAi) esteve na feira, com um estande que apresentava as principais funções do PhotoPrint, RIP com ferramentas de design criadas especialmente para birôs e compatível com muitos modelos de impressoras digitais de grande formato.
A Inèdit Software mostrou ao público o neoStampa, software RIP desenvolvido para estamparia têxtil digital. O aplicativo oferece ferramentas para calibração, criação de perfil ICC, passo e repetição de impressão e controle de custos.
Já a EFI Metrics apresentou seu sistema de gestão que integra todo o fluxo de trabalho, das vendas web-to-print à impressão.
A Calcgraf também exibiu soluções para birôs e gráficas digitais de pequeno, médio ou grande porte. Entre elas, sistemas para diversas áreas de uma empresa: comercial, produção, suprimentos, financeira, gerenciamento e fiscal.
No estande da Zênite Sistemas, o visitante viu em funcionamento o GS2.0, com recursos e ferramentas específicas para empresas de serigrafia e impressão digital de grande formato. Com a solução, é possível obter orçamentos e relatórios de produção por metro quadrado.
A Bremen levou para a Fespa Brasil 2015 o Wingraph, software de gestão para birôs e gráficas de micro, pequeno, médio ou grande porte.
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
SAi comemora ano de crescimento
-
Neschen comemora 135 anos
-
swissQprint comemora venda da 2.000ª impressora
-
Xaar desenvolve cabeças de impressão para revestimento de baterias elétricas
-
Durst comemora milésima instalação do software Durst Workflow
-
Sobe para 3 anos a garantia de todas as impressoras da swissQprint
-
DuPont comemora 35 anos da marca Artistri
-
Xaar e Marabu desenvolvem solução inkjet para impressão em frascos de vidro
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual