Webinar gratuito apresenta nova versão do EFI Metrics

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/08/2021
Evento ocorre no dia 26 de agosto, às 10h00

Evento ocorre no dia 26 de agosto, às 10h00

No dia 26 de agosto, às 10h00, a fornecedora EFI apresentará um webinar gratuito, em português, da versão mais recente do EFI Metrics, a 9.0. No mesmo dia, às 14h00 (horário do México), vai ao ar o mesmo conteúdo em espanhol. A programação será comandada por Filipe Cardozo, especialista em consultoria e implantação de sistemas na EFI, que conta com mais de 15 anos de experiência na indústria gráfica.

Para participar, é preciso se registrar na página do evento da EFI. Caso não possa acompanhar ao vivo, com o cadastro, o interessado pode receber posteriormente a gravação do webinar no idioma escolhido.

Será apresentada a nova versão do módulo iQuote, disponível para clientes da América Latina, além de uma versão em CSharp. Outra funcionalidade que passa a integrar o sistema é o recebimento de pedidos de repetição pela web, em HTML5. Também será exibida uma nova forma para aumentar a automação, com menor investimento, em infraestrutura de PLC ADAM.

O palestrante Filipe Cardozo é formado em Gestão de Tecnologia  da Informação pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e técnico em Impressão Offset pela escola SENAI – Theoboaldo de Nigris. Tem grande experiência em gráficas de diferentes segmentos e empresas de tecnologia voltada ao mercado de impressão, atuando nas áreas de orçamentos, planejamento, produção, suprimentos e garantia da qualidade.

Fonte: EFI



Substratos não tecidos usados para sublimação

Por João Leodonio em 10/04/2018
Com o processo sublimático, é possível estampar dezenas de mídias e objetos

Com o processo sublimático, é possível estampar dezenas de mídias e objetos

Além dos tecidos com poliéster, é possível sublimar muitos outros tipos de substratos, desde que sejam resistentes a temperaturas superiores a 200ºC. Outra característica fundamental dessas mídias é que elas apresentam uma camada superficial de resina à base de poliéster, cuja função é fixar a sublimação. Portanto, o substrato não é sublimado, mas sim a resina aplicada na superfície dele.

Além de substratos planos, o processo sublimático permite estampar materiais e objetos curvos e com formatos diversos, como canecas, copos, porta-retratos, relógios, chaveiros, squeezes, tapetes, placas, descansos de panelas, caixas de presente, quebra-cabeças, entre outros.

A despeito do surgimento contínuo de novos substratos passíveis de receber a sublimação, os materiais mais comumente utilizados no mercado são: cerâmica, metais, madeiras, pedras, EVA, borracha, vidros, cartões, PVC e alguns polímeros.

Cuidados

- Antes de sublimar, limpe os substratos com produtos indicados pelo fabricante. Elimine qualquer tipo de impureza oriunda do manuseio e da aplicação de resina;

- Obedeça o tempo e a temperatura indicados pelos fabricantes. Essa relação varia de acordo com o tipo de substrato;

- Faça uma inspeção visual no ato da compra do produto para detectar possíveis falhas provocadas na aplicação da resina;

- Para sublimar em prensas planas, recomenda-se o uso de um gabarito de altura para cada substrato. Há materiais, como azulejos e vidros, que são muito sensíveis à pressão da prensa. Com os gabaritos, é preciso fazer apenas o ajuste fino, o que evitará perdas desnecessárias;

- Para todos os casos, indica-se o uso de fita adesiva térmica específica para a fixação do papel ao substrato. Não utilizar outros adesivos, pois corre-se o risco de manchar o produto.

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático 

 



Mimaki marca presença na Fespa Brasil 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/04/2016
Além de soluções para os segmentos industrial, têxtil e de comunicação visual, fabricante apresentou material não tecido

Além de soluções para os segmentos industrial, têxtil e de comunicação visual, fabricante apresentou material não tecido

A Mimaki, fabricante de impressoras e plotters, esteve presente na Fespa Brasil 2016, que ocorreu entre os dias 6 e 9 de abril, no Expo Center Norte, São Paulo.

Entre as séries de equipamentos apresentadas pela empresa estava a CJV150, composta por impressoras com recorte integrado. Quatro modelos com larguras diferentes (0,8m, 1m, 1,3m e 1,6m) fazem parte da linha, que pode ser adquirida com tecnologia solvente ou sublimática. A novidade da série é o CJV150-107, indicado a estamparias e confecções que desejam atender ao mercado têxtil.

A Mimaki também apresentou na Fespa Brasil 2016 impressoras para comunicação visual, como a SIJ-320UV, capaz de reproduzir imagens em alta qualidade e produtividade. A máquina é indicada para impressão de banners, adesivos, envelopamentos, placas de sinalização, entre outras aplicações.

Já para o segmento industrial, um dos equipamentos apresentados foi a JFX200-2513, impressora plana UV LED que comporta mídias de até 1,3m x 2,5m.

Além de equipamentos, a Mimaki, em parceria com a Dupont, apresentou as diversas possibilidades de aplicações com o Tyvek, material não tecido exclusivo da DuPont.

Fonte: Mimaki Brasil



Clicky