SGIA anuncia vencedores do Product of the Year Awards 2019

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/08/2019
Confira os vencedores do SGIA Product of the Year Awards 2019

Confira os vencedores do SGIA Product of the Year Awards 2019

A SGIA (Specialty Graphic Imaging Association) revelou os vencedores da edição de 2019 do Product of the Year, prêmio realizado anualmente pela instituição norte-americana. Desta vez, mais de 200 produtos foram inscritos para competir em 72 categorias.

Ray Weiss, diretor de programas de impressão digital da SGIA, declarou: “Nossa competição compara objetivamente os produtos Por exemplo, nas categorias de impressoras digitais, as avaliações foram baseadas nas medições das impressões de teste. Esta é a única competição, que eu saiba, que mostra aos competidores a porcentagem de Adobe RGB gamut que uma impressora reproduz”.

Os relatórios de medição usados para as avaliações dos inscritos foram produzidos pelo Instituto Sonoco, da Universidade de Clemson, e serão exibidos com os produtos vencedores na Awards Gallery da PRINTING United, que ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro, em Dallas (EUA).

A lista abaixo elenca, na sequência, as categorias, as empresas vencedoras e seus respectivos produtos campeões:

  • Acabamento – displays e peças de exposição: Birttani Display, com a Portable Lightbox System — LUCID 2nd Generation;
  • Acabamento – filme para laminação e revestimentos: Drytac, com a Protac Anti-Scratch Gloss — 10 mil;
  • Acabamento — sublimação: HIX Corporation, com a CT SubliPro;
  • Acabamento de banners: Leister Technologies, com a UNIPLAN 500;
  • Equipamento de automação (impressão e acabamento): Omniprint International, com a Würk;
  • Equipamento de automação para embalagem: Packsize, com a M1;
  • Equipamento de manipulação de materiais: Foster, com a All-A-Board Lifter;
  • Impressora – híbrida (digital e serigráfica): The M&R Companies, com a DS-4000;
  • Impressora digital – 3D: Mimaki USA, com a Mimaki 3DUJ-553;
  • Impressora digital – Digital Press: FUJIFILM North America Corporation, com a Fujifilm J Press 750S;
  • Impressora digital – Direct-to-Shape: Inkcups, com a Helix Hi-Fi;
  • Impressora digital – DTG (camiseta branca): Omniprint International, com a 330 TX Plus;
  • Impressora digital – DTG (camiseta preta): AnaJet Inc, com a Ricoh Ri 1000;
  • Impressora digital – rolo a rolo solvente/látex (lagura abaixo de 80 polegadas): Roland DGA, com a TrueVIS VG2;
  • Impressora digital – rolo a rolo solvente/látex (lagura acima de 80 polegadas): Mutoh America, com a ValueJet 2638X;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimação em metal: Epson, com a Epson SureColor F6370;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço entre 50 e 100 mil dólares): DGI, com a FT-3204X
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço acima de 100 mil dólares): DGI, com a FH-3204;
  • Impressora digital – rolo a rolo sublimática para tecidos (preço abaixo de 50 mil dólares): DGI, com a POSEIDON;
  • Impressora digital – rolo a rolo UV (lagura abaixo de 80 polegadas): Canon Solutions America, com a Océ Colorado 1650;
  • Impressora digital – rolo a rolo UV (lagura acima de 80 polegadas): EFI, com a EFI VUTEk 5r+ Superwide Rolo a rolo LED Printer;
  • Impressora digital – rolo a rolo/híbrida/flatbed (nova tecnologia): Durst Image Technology U.S., com a Delta WT 250;
  • Impressora digital – single-pass: Durst Image Technology US, com a Delta SPC 130;
  • Impressora digital – tabletop flatbed: LogoJET, com a LogoJET UVx40R;
  • Impressora digital – UV híbrida (preço entre 100 e 500 mil dólares): EFI, com a EFI VUTEk 32h Superwide Hybrid LED;
  • Impressora digital – UV híbrida/flatbed de alto volume de produção: Vanguard Digital Printing Systems, com a VKL300D;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço abaixo de 70 mil dólares): LogoJET Inc., com a LogoJET UVx90R 24 inches by 36 inches;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 70 e 100 mil dólares): Mimaki USA, com a JFX200-2513EX;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 100 e 200 mil dólares): HP Inc., com a HP Latex R Printer Series;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed (preço entre 200 e 500 mil dólares): Agfa, com a Jeti Mira 2732 HS LM LED;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed + branco (preço entre 100 e 200 mil dólares): Canon Solutions America, com a Océ Arizona 1380 XT;
  • Impressora digital – UV/látex flatbed + branco (preço entre 200 e 500 mil dólares): HP Inc., com a HP Latex R Printer Series;
  • Impressora digital – UV/látex híbrida (abaixo de 100 mil dólares): Mutoh America, com a ValueJet 1638UH;
  • Máquinas a laser e routers: Summa nv, com a L3214 laser cutter;
  • Mídias — tecidos — bandeira: Fisher Textiles, com a DD7701 Primary Flag;
  • Mídias— banner: Ultraflex Systems Inc, com a FloorFlex Plus;
  • Mídias — filme: Drytac, com a ViziPrint Illuminate;
  • Mídias — garment — acessórios: Terry Town, com a Sublimated Throw Pillow;
  • Mídias — material imprimível para transfer: Insta Graphic Systems, com a SiliconeX Custom Heat Transfer;
  • Mídias — material para transfer: Chemica US, com a Quickflex Revolution;
  • Mídias — papel transfer para sublimação: Sawgrass, com a TruePix CLASSIC;
  • Mídias — película adesiva (exceto vinil): Drytac, com a Polar Chrome;
  • Mídias — rígida/corrugada: Mako-Board, com a Mako-Board;
  • Mídias — substrato rígido para sublimação: Duraluxe Inc, com a SATIN The New Textured Semi-Gloss Aluminum Blank;
  • Mídias — tecidos — backlit: Fisher Textiles, com a UV2610 Tango;
  • Mídias — tecidos — banner: Fisher Textiles, com a GF4020 Nirvana Purity;
  • Mídias — tecidos — canvas: S-One, com a Fredrix Metallic Gold Canvas;
  • Mídias — tecidos — decoração doméstica: Fisher Textiles, com a GF9766 Poly Cube;
  • Mídias — tecidos — frontlit: Fisher Textiles, com a GF4020 Nirvana Purity;
  • Mídias — tecidos — vestuário: Fisher Textiles, com a ET4000 Board Short;
  • Mídias — vinil adesivo: Drytac, com a ReTac Textures;
  • Mídias — garment — mesclado: Terry Town, com a Sublimated Luggage Cover;
  • Mídias — sem PVC: Drytac, com a ViziPrint Deco SR;
  • Prensa térmica – acessórios: STAHLS’, com a Hotronix 360 IQ Hat Heat Press;
  • Prensa térmica – calandra e rolos de grande formato: HIX Corporation, com a LF-4464;
  • Prensa térmica plana: Insta Graphic Systems, com a Insta 288 Heat Press;
  • Serigrafia – impressora automática para tecidos: The M&R Companies, com a DIAMONDBACK E Automatic Screen Printing Press;
  • Serigrafia – impressora manual para tecidos: The M&R Companies, com a GENESIS Manual Screen Printing Press;
  • Serigrafia – secadores: The M&R Companies, com a Sprint 3000 D Gas Screen Printing Conveyor Dryer;
  • Serigrafia – pré-impressão: The M&R Companies, com a i-Image KX Computer-to-Screen Imaging & Exposure System;
  • Software – aprimoramento de cores: EFI, com a EFI ColorGuard;
  • Software – para workflow/MIS/CRM: EFI, com a EFI Fiery JobFlow;
  • Software – RIP: Canon Solutions America, com a Océ Touchstone Software;
  • Software – web-based design: Printbox, com a Printbox;
  • Tintas digitais – dispersa para tecidos: Roland DGA, com a Texart RT-640M;
  • Tintas digitais – para tecidos (para impressoras com menos de 24 polegadas de largura): Siser North America, com a Siser EasySubli Inks;
  • Tintas digitais – para tecidos (para impressoras com mais de 36 polegadas de largura): Kornit Digital, com a Kornit Robusto Ink;
  • Tintas digitais – solvente/ecosolvente/látex: Roland DGA, com a TrueVIS TR2;
  • Tintas digitais – UV: LogoJET Inc., com a LogoJET H2 UV.



Curitiba recebeu especialistas do Fespa Brasil Fórum

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/11/2016
Próximas etapas do fórum serão realizadas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Próximas etapas do fórum serão realizadas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro

No dia 26 de outubro, o auditório do Sigep, em Curitiba, foi sede da primeira etapa do Fespa Brasil Fórum 2016, iniciativa gratuita que visa compartilhar informações com os profissionais do mercado de impressão digital e comunicação visual.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo diretor da Fespa no Brasil e da APS Feiras, Alexandre Keese. O especialista apresentou o portfólio de iniciativas da empresa, como a ExpoPrint Latin America e a Fespa Brasil/ExpoPrint Digital, feira que será realizada entre os dias 15 e 18 de março de 2017. Alexandre apresentou também uma pesquisa feita pela Fespa e ressaltou que há um otimismo dos empresários no mercado global de impressão.

Luciana Andrade, especialista em comunicação visual, também palestrou na etapa de Curitiba do Fespa Brasil Fórum. Ela destacou que a melhor forma para atingir novos mercados é a mudança do pensamento das empresas.

Os participantes do Fórum ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado, como destacou Lucilla Bark, do marketing da VinilSul: “A troca de conhecimento foi enriquecedora. Os dados e números sempre auxiliam nas tomadas de decisões. Os profissionais presentes puderam acompanhar dados e refletir sobre o atual mercado de impressão digital”.

O evento contou também com a apresentação de especialistas de empresas que patrocinaram a iniciativa. Marcelo Dutra (Mimaki), Tiago Barbosa (Roland) e Bruno Ayala (Caldera) destacaram tecnologias de impressão digital para comunicação visual e estamparia têxtil.

O fórum se repetirá em Belo Horizonte (no dia 9 de novembro, no Senai Cecoteg, rua Santo Agostinho, 1717 - Horto Florestal) e no Rio de Janeiro (no dia 22 de novembro, no Senai Maracanã, rua São Francisco Xavier, 417 - Maracanã).

Para se inscrever no fórum grátis, basta entrar no site e preencher os formulários.

Fonte: Fespa Brasil



Impressora digital (grande formato): dicas para escolher a ideal

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012

Não, escolher uma impressora digital não é fácil. O empresário, além de correr inúmeros riscos ao investir num equipamento, depara com centenas de modelos, entre novos e usados, na hora de adquirir a máquina. O assédio dos fornecedores é grande. A concorrência é acirrada. Então, o que fazer para acertar — ou diminuir as incertezas — na hora de escolher a impressora? O InfoSign mostra algumas dicas rápidas, mas não rasteiras, principalmente para os empresários iniciantes.

Conheça a sua clientela

Comprar uma nova impressora para quê? Fazer e responder a essa questão é o primeiro passo. A sua empresa tem essa necessidade para atender quais clientes e demandas? Se você não souber, corra imediatamente atrás dessas informações. Quanto mais foco e clareza você tiver, melhor. Há muitas possibilidades de aplicações. E saiba que não existe uma impressora que dê conta de todas elas.

Qual é o tipo de serviço que o seu cliente demanda? PDV é opção

A verba que você dispõe para o investimento

Ok, você já conhece o seu foco. Por exemplo: estamparia e personalização de tecidos. Ao saber disso, você naturalmente vai restringir as suas possibilidades de investimento (o que aumenta as suas chances de acerto). Porém, há outras limitações, como o montante que a sua empresa dispõe para o investimento.

E mais: não pondere apenas o preço da máquina. O investimento vai além: há gastos com periféricos (no-break e computador, por exemplo) e instalação (aterramento, ar condicionado, sala de impressão, entre outros). Se você dispõe de 50 mil reais, por exemplo, gastará aproximadamente 20 mil reais para a correta acomodação do equipamento. O restante do valor fica para a impressora (esse é apenas um exemplo; há muitos outros).

Conheça as impressoras e as tecnologias agregadas

Aprenda o máximo possível sobre impressoras digitais e suas aplicações. Aos olhos do leigo, parece não haver muita diferença entre as tecnologias UV e látex. Mas quem as conhece a fundo sabe que ambas têm características bem particulares.

É fundamental dominar informações sobre dispositivos, auxiliares, periféricos, softwares, tipos de tintas, sistemas de alimentação de substratos, entre outros elementos essenciais de uma impressora. Saiba, também, que a tecnologia digital está em evolução constante e que as máquinas entram em rápida defasagem. Portanto, use mídias, como o InfoSign, para conhecer mais a tecnologia e se manter atualizado.

Conheça o mercado: fabricantes, distribuidores, concorrentes e parceiros

Procure empresas com as quais você possa fechar uma parceria. Tenha em vista que a compra de uma impressora não envolve apenas a negociação, mas também toda uma série de atividades pós-venda, como entrega, instalação, assistência técnica entre outros serviços.

Busque conhecer empresas que tenham credibilidade e solidez. Para tanto, consulte empresários que já adquiriram impressoras digitais. Colha informações. Não hesite em ir aos show rooms das fornecedoras. Converse com os vendedores e técnicos. Visite feiras de negócios e eventos nos quais você possa ter contato com profissionais da área, além de poder ver as impressoras em ação.

Feiras oferecem ótimas oportunidades para pesquisar e comprar impressoras