Profissão de instalador de vinil autoadesivo é incluída na CBO

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2021
Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Agora, qualquer instalador de vinis autoadesivos pode adequar a sua carteira de trabalho e ter uma computação formal de sua atividade. Isso porque a profissão foi incluída na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no nº 5231-20.

Para entender o processo de formalização da profissão, a Fespa Brasil entrevistou Leal Nazario, gerente comercial da Alltak, empresa que pleiteou o reconhecimento da atividade perante o Ministério da Economia:

Por que a Alltak decidiu ingressar com o pedido de inclusão da ocupação (instalador de vinil adesivo) na estrutura da CBO?

Nós, da Alltak estabelecemos um vínculo que vai muito além de fornecer vinil. Nos importamos com os instaladores, investimos na capacitação profissional, na expansão do conhecimento e no futuro da profissão, por entender que isso resulta no crescimento profissional do instalador e, por consequência, no aumento da confiança por parte do consumidor final.

Quanto tempo levou para que o processo fosse concluído?

Iniciamos o contato em outubro de 2019 e, juntamente com o Ministério da Economia, através da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), fizemos todo o processo de pesquisa da profissão, indicamos diversos profissionais, que também contribuíram nas informações pertinentes à atividade, Repassamos várias informações do nosso mercado, para para que o registro fosse relevante para o MTE. Esse processo levou pouco mais de um ano. No final de 2020, tivemos uma videoconferência com a participação da Fipe, do MTE e diversos instaladores, por meio da qual concluímos todo o processo de inclusão da profissão na CBO.

Como foi receber a notícia? Qual é a importância do reconhecimento da profissão?

Recebemos a notícia com uma mistura de satisfação, gratidão e orgulho por fazermos parte disso! Vibramos muito! O reconhecimento oficial da profissão permitirá às empresas do nosso setor registrar seus funcionários da forma correta, dando a estes profissionais o registro formal da sua experiência de trabalho.

Para o instalador, quais são os benefícios?

Na prática, para o instalador, a principal mudança é a adequação da carteira de trabalho pelos empregadores e, a partir de então, terão a computação formal da sua experiência devidamente registrada.

Quais são os próximos passos?

Nosso próximo passo será registrarmos esta nova CBO na CONCLA (Comissão Nacional de Classificações), para que os profissionais freelancers e as novas empresas possam também registrar seus negócios com um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) apropriado. Já estamos nesse processo.

Fonte: Fespa Brasil

 



ColorByte lança aplicativo de cortes automatizados

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2019
Cut-it-out! executa acabamento em fotos

Cut-it-out! executa acabamento em fotos

A ColorByte, desenvolvedora de softwares, lançou no mercado internacional a Cut-it-out! É uma nova tecnologia que produz cortes automatizados de fotos e trabalha em conjunto com os aplicativos ImagePrint R.E.D. e ImagePrint Black. A solução pode ser usada com qualquer plotter de corte da Graphtec.

Segundo a empresa, o Cut-it-out! executa os cortes na melhor ordem, para manter a integridade da página e produzir um acabamento melhorado. Além disso, os usuários podem especificar cantos quadrados arredondados ou ovais.

Ao ser combinado com os recursos do ImagePrint, o Cut-it-out! torna-se uma ferramenta para a criação de cartões de evento e produtos relacionados a esportes e escolas.

John Pannozzo, presidente da ColorByte, declarou: “A capacidade de cortar vinil existe há muito tempo. Porém, o acabamento fotográfico sempre foi o calcanhar de Aquiles daqueles que usam impressoras de grande formato para produzir grandes quantidades de fotos. O Cut-it-out!resolve esse problema. Agora, os usuários podem ter o custo-benefício da impressão em grandes formatos e um corte automatizado rápido e eficiente”.

Fonte: ColorByte



EasyCut Studio passa por atualização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2018
Aplicativo está na versão 4.1.0.4

Aplicativo está na versão 4.1.0.4

A desenvolvedora EasyCut Studio anunciou a versão 4.1.0.4 do software homônimo, que passou a dar suporte para plotters de recorte da PixMax, Rabbit, SignMax, Summa D Series e Vicsign (HP, HL, HW, HWQ, HWF, HS, HSQ e HSF).

Compatível com o macOS 10.13.6, o Easy Cut Studio é um aplicativo indicado para rodar somente plotters de recorte. Ele inclui ferramentas de design gráfico, manipulação de texto e layout de imagens. Também possui drivers para mais de 500 equipamentos e recursos exclusivos para facilitar a produção e instalação de vinsi adesivos recortados. Entre os recursos destacados do EasyCut Studio, estão:

  • Corte de fontes True Type;
  • Editor de texto rápido;
  • Edição de nós;
  • Ferramentas de acabamento;
  • Rastreamento de imagem;
  • Recursos de sombra e blackout;
  • Preenchimentos de textura;
  • Design e corte de modelos de strass;
  • Layout e efeitos especiais para peças de sinalização;
  • Opções para espelhar ou inverter imagens antes de cortar;
  • Predefinições personalizáveis;
  • Inserção de marcas de registro;
  • 500 ícones prontos para cortar e imprimir;
  • Suporta corte de contorno para modelos de máquinas Craft.

Fonte: EasyCut Studio