Profissão de instalador de vinil autoadesivo é incluída na CBO

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2021
Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Atividade passou a fazer parte da Classificação Brasileira de Ocupações

Agora, qualquer instalador de vinis autoadesivos pode adequar a sua carteira de trabalho e ter uma computação formal de sua atividade. Isso porque a profissão foi incluída na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), no nº 5231-20.

Para entender o processo de formalização da profissão, a Fespa Brasil entrevistou Leal Nazario, gerente comercial da Alltak, empresa que pleiteou o reconhecimento da atividade perante o Ministério da Economia:

Por que a Alltak decidiu ingressar com o pedido de inclusão da ocupação (instalador de vinil adesivo) na estrutura da CBO?

Nós, da Alltak estabelecemos um vínculo que vai muito além de fornecer vinil. Nos importamos com os instaladores, investimos na capacitação profissional, na expansão do conhecimento e no futuro da profissão, por entender que isso resulta no crescimento profissional do instalador e, por consequência, no aumento da confiança por parte do consumidor final.

Quanto tempo levou para que o processo fosse concluído?

Iniciamos o contato em outubro de 2019 e, juntamente com o Ministério da Economia, através da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), fizemos todo o processo de pesquisa da profissão, indicamos diversos profissionais, que também contribuíram nas informações pertinentes à atividade, Repassamos várias informações do nosso mercado, para para que o registro fosse relevante para o MTE. Esse processo levou pouco mais de um ano. No final de 2020, tivemos uma videoconferência com a participação da Fipe, do MTE e diversos instaladores, por meio da qual concluímos todo o processo de inclusão da profissão na CBO.

Como foi receber a notícia? Qual é a importância do reconhecimento da profissão?

Recebemos a notícia com uma mistura de satisfação, gratidão e orgulho por fazermos parte disso! Vibramos muito! O reconhecimento oficial da profissão permitirá às empresas do nosso setor registrar seus funcionários da forma correta, dando a estes profissionais o registro formal da sua experiência de trabalho.

Para o instalador, quais são os benefícios?

Na prática, para o instalador, a principal mudança é a adequação da carteira de trabalho pelos empregadores e, a partir de então, terão a computação formal da sua experiência devidamente registrada.

Quais são os próximos passos?

Nosso próximo passo será registrarmos esta nova CBO na CONCLA (Comissão Nacional de Classificações), para que os profissionais freelancers e as novas empresas possam também registrar seus negócios com um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) apropriado. Já estamos nesse processo.

Fonte: Fespa Brasil

 



Confira os vencedores de concurso realizado pela Mactac

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/07/2018
Conheça dos campeões das seis categorias do Mactac Creative Awards

Conheça dos campeões das seis categorias do Mactac Creative Awards

Ao longo dos últimos 12 meses, a Mactac, fabricante de mídias, recebeu inscrições de inúmeros projetos de comunicação visual para concorrer ao Mactac Creative Awards, prêmio anual que visa fomentar o uso criativo de películas adesivas em aplicações de sinalização e decoração. Dividido em seis categorias, o concurso contou com juízes para avaliar os concorrentes considerando inovação, impacto e design.

A seguir, você poderá conferir os ganhadores da edição mais recente do campeonato. Caso tenha se interessado, você pode participar dele, enviando projetos em que produtos da marca tenham sido empregados. Também é possível votar nos trabalhos concorrentes. Basta entrar no site do Mactac Creative Awards.

Categoria: Decoração de interiores
Campeão: Lycée Henaff, da França
Estudantes do Lycée Henaff transformaram em imagens algumas frases lendárias de comentaristas esportivos franceses. Usando trechos de um documentário, os alunos foram levados a refletir sobre duas questões: Os comentários esportivos são portadores de emoções? Em caso afirmativo, como elas podem ser transpostas em pictogramas? O projeto usou filmes MACal 8900 Pro recortados
Categoria: Decoração exterior
Campeão: I.S.I.3 srl, da Itália
“Un’Opera Gigantesca” é um enorme revestimento de parede que reproduz a arte de um artista que trabalha na Academia de Belas Artes de Bolonha. A instalação tem 5,5m de altura e 45m de comprimento e empregou o filme IMAGin WW 100 Pro
Categoria: Decoração de lojas
Campeão: Nicolas Lachambre, da França
Uma vitrine artística foi criada como parte do projeto “Puits de Lumière”. Esse projeto, apoiado pelo grupo Sofim, foi concebido para transformar espaços urbanos em obra de arte iluminada. Diferentes tipos de vinis foram cortados, sobrepostos e retroiluminados. Os materiais usados foram o Macal 9700 Pro Blue, o Glass Decor 700 e o Macal 8988-00 Pro
Categoria: Envelopamento de veículo
Campeão: Wrap Garage, da Alemanha
Trata-se da decoração de uma Yamaha R6, com cobertura total em TF Black Matt e recortes de TF Flexchrome Buttercup. Inicialmente, o Flexchrome foi aplicado. Depois, o design foi recortado à mão, para garantir que o filme não rasgasse nos pequenos pontos finos durante a aplicação. Logotipos foram recortados por plotter
Categoria: Barco
Campeão: Grapefruit Graphics, do Reino Unido
Esse projeto foi pintado à mão pela artista Anna Jacobs e depois produzido digitalmente e instalado pela Grapefruit Graphics, usando o filme JT 5529 B-Free
Categoria: Escolha do público
Campeão: DCM Design, da Romênia
O projeto escolhido pelo voto popular foi o envelopamento de um Gle Coupe, com filmes TF Flexchrome Cherry Red. Mais de 558 pessoas votaram nesse trabalho
Fonte: Mactac

Fonte: Mactac



Mutoh lança software RIP VerteLith

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/08/2021
VerteLith incorpora funções dedicadas a impressão UV LED plana

VerteLith incorpora funções dedicadas a impressão UV LED plana

A fabricante Mutoh anunciou o VerteLith, software RIP fornecido com o FlexiDESIGNER Edition 21. O aplicativo inclui funções aprimoradas de visualização e ferramentas como a Clear Tone, que melhora a qualidade das imagens. Já a prova digital simula, na tela, as cores da saída da impressora. Segundo a empresa, essas novas funções permitem que os usuários desfrutem de uma plataforma “o que você vê é o que você obtém”.

O VerteLith incluindo também várias ferramentas específicas para impressoras planas UV LED. Além disso, apresenta funções de layout automático, processa arquivos PDF de várias páginas e gera texturas com tintas brancas e vernizes.

A geração automática de cores Pantone revestidas e não revestidas é um recurso padrão do VerteLith.

O RIP foi lançado no dia 16 de agosto de 2021 para os modelos de impressora Mutoh Mark II VJ-1638UH e VJ-1638UR. Outras impressoras da marca receberão o VerteLith até o final do ano.

A Mutoh manterá parcerias com outros desenvolvedores de RIP.

Fonte: Mutoh



Clicky