Nordeste é a região onde as indústrias gráficas mais crescem no país
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/07/2019
O Nordeste possui mais de três mil empresas do setor gráfico e é a região que atualmente registra o maior crescimento no mercado. Para atender a essas empresas, chega à capital cearense a Signs Nordeste, feira de impressão digital, sinalização e serigrafia, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste). Grátis, a inscrição já pode ser realizada no site do evento.
“Juntamente com Bahia e Pernambuco, o Ceará é o estado com maior a concentração de empresas do setor gráfico. Por isso, vimos a necessidade de alimentar este mercado com informação, tecnologia, networking e tudo mais que uma feira como a Signs Nordeste tem para oferecer”, comenta Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group, empresa especialista na promoção de feiras de negócios.
Maquinários de ponta, novidades do mercado, produtos e serviços serigráficos e matérias-primas para impressão têxtil são algumas das tecnologias que poderão ser conferidas durante a Signs Nordeste.
As negociações também são um ponto forte da feira: “Com este evento, buscamos reunir as marcas em torno de soluções inovadoras. Quem participa da exposição, tem oportunidade de ampliar seu portfólio, ficar por dentro das novas soluções, estreitar relacionamento com fornecedores e, claro, contribuir para o crescimento da indústria nacional, que é nosso principal objetivo”, finaliza o diretor.

Fonte: Signs Nordeste
Nova impressora DTF da Roland DG
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/01/2025
A Roland DG anunciou o lançamento global da nova impressora DTF (Direct-to-Film) TY-300, que estavan sendo vendida apenas no Japão, desde setembro de 2024.
A DTF é uma nova tecnologia empregada para estampar artigos de vestuário e decoração personalizados, como camisetas, roupas esportivas, bolsas e almofadas. Após a impressão em um filme especial, o pó termofusível é aplicado e derretido termicamente. Então o filme é aplicado em camadas sobre o tecido e prensado a quente.
Este método está se tornando muito popular e pode ser utilizado para uma ampla gama de materiais, como algodão, poliéster, algodão-poliéster, jeans, náilon e rayon, bem como materiais escuros e claros.
A TY-300 combina qualidade de imagem, alta produtividade e cores ricas.
A Roland DG tem se comprometido a contribuir para a realização de negócios de vestuário mais eficientes e de maior valor.
Fonte: Roland
Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)
Por Jimmy Lamb em 21/05/2013
Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.
Saiba mais sobre sublimação:
- Como escolher o papel transfer
- Transfer digital: vantagens, dificuldades e processos
- Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Prensa térmica e calandra para sublimação
Definição de fotoproduto
Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.
Fotoprodutos: como eles são impressos
Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.
Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.
Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.
Impressão por sublimação
Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.
Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.
O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).
Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.
Confira a segunda parte desse artigo. Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies. Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Resultado enquete 2024: as impressoras de grande formato mais compradas no ano
-
Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável
-
Agfa lança geração mais tecnológica de impressoras UV Anapurna
-
Mimaki vende na Europa mais de 300 unidades da TxF150-75
-
Resultado da enquete 2023: as impressoras digitais mais cobiçadas no ano
-
Avery cria adesivo sem solvente para películas gráficas
-
Feiras Maquintex e Signs Norte Nordeste 2023 somaram negócios de mais de R$360 milhões
-
Feira FuturePrint 2023 recebeu mais de 40.000 visitantes
-
Durst finaliza fusão com a Aleph e cria novo polo têxtil
-
HP lança hub de automação para impressão
-
NUtec Digital Ink expande tintas fluorescentes sublimáticas
-
Polyprint lança Filmjet nos EUA
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual