Epson entra no mercado de sublimação com duas novas impressoras

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2012

impressora Epson para sublimação

Nova SureColor SC-F7000: aposta da Epson para o mercado de impressão sublimática

SureColor SC-F: esse é o nome da nova linha de impressoras que marcam a entrada da Epson na sublimação. Dois modelos fazem parte dessa família: o SureColor SC-F60 e o SureColor SC-F70. O primeiro tem 44 polegadas (1,1m) de largura de impressão. Já o segundo, um pouco maior, vem com 64 polegadas (equivalente a 1,6m).

As novidades, que trabalham com a paleta básica de cores CMYK e resolução de 720 x 1440dpi, têm um grande diferencial: todos os seus componentes (tintas, cabeças, chassis e acessórios) são projetados e fabricados pela mesma empresa, a Epson — um feito inédito no mercado de impressoras sublimáticas. "A impressão digital têxtil ainda é pequena, mas está crescendo rapidamente. Nossa estratégia é aumentar esse percentual, fornecendo soluções confiáveis e de baixo custo, totalmente projetadas por nós", declarou recentemente Guy Martin, gerente de produto da Epson Europa.

Até então, vários outros modelos de impressoras da fabricante eram adaptadas para receber tintas sublimáticas compatíveis. Algo que a empresa tentará coibir com as suas novas apostas para o mercado.

Características técnicas das impressoras Epson para sublimação

As impressoras SureColor SC-F possuem sistema rolo a rolo de alimentação de substrato (papéis para sublimação), cuja estrutura exige pouco trabalho de um único operador. As máquinas também contam com tensionamento automático de mídia. Além disso, o cilindro de recolhimento de material impresso — padrão na SC-F70, mas opcional na SC-F60 — permite produções ininterruptas. E para quem faz uso de bobinas mais pesadas, pode-se adquirir um sistema opcional de mídias que suporta bobinas de 80Kg.

Epson SureColor SC-F6000: impressora sublimática de 1,1m

Segundo a fabricante, as impressoras vêm equipadas com cabeças Epson MicroPiezo TFP, já consolidadas no segmento de sublimação. Trata-se de uma tecnologia que casa bem com as tintas Epson UltraChrome DSink, outra novidade da empresa, vendida em cartuchos de 1,5 litro.

Ambos os modelos foram desenvolvidos para a produção de brindes, soft signage, moda esporte, vestuário, acessórios, artigos personalizados, entre outras aplicações feitas com sublimação. De acordo com a empresa, as máquinas geram impressos com resitência à luz, lavagem, abrasão e transpiração.

Quanto aos modos de operação, os equipamentos oferecem: Draft (velocidade de 57m2/h), Produção (28m2/h) e Qualidade (16m2/h).

Fonte: Epson UK. Texto: InfoSign



swissQprint lança impressora UV plana Kudu

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/06/2022
Kudu vem com dez canais de cores

Kudu vem com dez canais de cores

A fabricante swissQprint apresentou na Fespa 2022, feira internacional que ocorreu em Berlim, a impressora Kudu, com tecnologia UV LED, sistema plano de 3,2m × 2m e cabeças com resolução de até 1.350dpi.

Capaz de operar na velocidade de 300m2/h, o equipamento contém dez canais de cores, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades de produção.

A impressora emprega tintas com certificação Greenguard Gold, disponíveis em CMYK, light cyan, light magenta, preto claro, branco, verniz, primer, laranja, amarelo neon e rosa neon.

Segundo a fabricante, a impressora se apoia em uma base mecânica e opera usando os mais recentes acionamentos lineares, o que garante o posicionamento preciso das gotas em velocidades altas.

A Kudu também apresenta o vácuo Tip Switch, dividido em 260 zonas, o que dá ao operador um controle muito simples do vácuo. E o software Lory, desenvolvido pela swissQprint, oferece interface gráfica para uma operação intuitiva e segura.

Além disso, a impressora pode receber um dispositivo opcional de rolo a rolo, para estampar bobinas.

Fonte: swissQprint



Sun Chemical exibirá nova geração de tintas digitais na Fespa 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/02/2016
Novidades, as séries SunTex e Aquacure serão mostradas em primeira mão em feira internacional

Novidades, as séries SunTex e Aquacure serão mostradas em primeira mão em feira internacional

A SunJet, divisão da Sun Chemical especializada em tintas para impressoras de grande formato, estará presente na Fespa 2016, feira que ocorre de 8 a 11 de março, em Amsterdã, Holanda. Durante o evento, a empresa lançará a Aquacure, nova geração de tinta digital que combina tecnologias UV e à base d’água. Trata-se de um insumo aquoso capaz de aderir a uma ampla gama de substratos, além de apresentar baixo odor e uma série de benefícios ambientais.

A SunTex será outra linha para grandes formatos apresentada em primeira mão na Fespa 2016. Segundo a empresa, a série é composta por dois tipos de tintas (sublimático e disperso) desenvolvidas especificamente para aplicações têxteis. A sublimática é indicada para aplicações com papéis transfer que demandam a aplicação de uma película de tinta altamente resistente. O insumo do tipo disperso emprega corantes e é indicado para impressão direta de bandeiras e banners em que a mesma imagem tem de ser reproduzida em ambos os lados do material.

Para a Fespa 2016, a Sun Chemical também levará a Streamline, linha de tintas à base de solvente compatíveis composta pelas ESL2 (de baixo odor), TBJ (para HP TurboJet) e SGX (para cabeças Epson).

Fonte: Sun Chemical