DuPont comemora 35 anos da marca Artistri

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2024
Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

Marca enfatiza seu compromisso com a inovação na impressão digital

A fabricante DuPont comemora o 35º aniversário das tintas digitais DuPont Artistri.

Em 1989, a empresa apresentou sua primeira dispersão e desde então, o portfólio de tintas digitais evoluiu significativamente, com soluções para diversos segmentos de impressão: têxtil, comercial e embalagens.

Em 1996, a DuPont lançou suas primeiras dispersões pigmentadas e o Self Disperse Pigment (SDP). Essa tecnologia proprietária tornou-se um diferencial em seu segmento. Anos depois, a empresa investiu em uma segunda linha de fabricação para atender à demanda de SDP.

Para atender o segmento têxtil digital para grande formato, a marca lançou as tintas pigmentadas à base de água Artistri, introduzidas no ano 2000. Na mesma época, foram lanças as impressoras têxteis DuPont Ink Jet 3210 e Artistri 2020.

A Artistri 2020 tornou-se uma impressora de muito sucesso. A utilização de tintas têxteis pigmentadas à base de água marcou uma melhoria significativa da sustentabilidade no setor. Como as tintas pigmentadas eliminam a etapa de pós-processamento, as impressoras consomem menos água e energia.

O segmento têxtil digital estava crescendo quando a DuPont lançou os primeiros conjuntos de tintas ácidas, reativas e de dispersão, em 2004. No ano seguinte, o primeiro conjunto de tintas Direct-to-Garment (DTG) foi lançado, permitindo que as estamparias imprimissem em camisetas brancas e pretas.

Em 2015, a DuPont lançou suas primeiras tintas de sublimação para impressão têxtil. Em 2020, foi lançada uma nova linha de dispersão branca, oferecendo uma nova geração de tintas pigmentadas brancas para DTG. Esta segunda geração proporcionou melhor opacidade, estabilidade e menos sedimentação.

O último lançamento da Artistri foi em 2023: uma oferta de tintas digitais Direct-to-Film (DTF).

Fonte: DuPont

Tags: DuPont, Artistri,


Caldera lançará versão 11 de software homônimo na SGIA 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2016
Lançamento do Caldera V11 faz parte das comemorações de 25 anos da empresa

Lançamento do Caldera V11 faz parte das comemorações de 25 anos da empresa

A Caldera estará na SGIA 2016, feira de impressão digital que ocorre entre os dias 14 e 16 de setembro, em Las Vegas, EUA. Durante o evento, a empresa promete lançar a versão 11 do software RIP homônimo. Um dos diferenciais da nova edição do aplicativo é a incorporação do Adobe PDF Print Engine (APPE 4), tecnologia de processamento que melhora o desempenho de impressoras de grande formato por meio de avanços no gerenciamento de cache, memória e configurações técnicas. Além de incluir o gerenciamento de 127 cores especiais simultaneamente, o APPE é capaz de processar padrões e máscaras com maior precisão.

Compatível com macOS Sierra, o Caldera V11 vem com novas ferramentas, como a True Bleed, com a qual pode-se clonar pixels em torno das bordas das imagens para criar acabamentos melhores. A ferramenta também pode ser combinada com opções de nesting disponíveis em pacotes como o GrandRIP+, VisualRIP+, TextilePRO e várias outras soluções OEM.

Outra ferramenta é a Sync & Deploy, que possibilita rodar as mesmas configurações de um mesmo RIP em diferentes impressoras e ambientes. Isso reduz o tempo de instalação de software, e os dados mais críticos, como perfis ICC e predefinições de cores, podem ser compartilhados de maneira mais amigável. Quando o Caldera V11 for lançado, a desenvolvedora também fornecerá um aplicativo que calcula os recursos de hardware necessários para o ambiente de produção.

O Caldera V11 também emprega o OpenCL (Open Computing Language), que aumenta o poder de processamento por meio de implantação automática na CPU e na GPU, o que maximiza a interação da arquitetura da Caldera com os componentes centrais das máquinas.

Segundo a empresa, as ferramentas do Caldera V11 poderão ser usadas para criar ambientes de produção baseados em um único modelo de impressora. Por exemplo, para determinada empresa pode ser mais interessante adquirir algumas unidades de um mesmo tipo de equipamento com largura de 1,6m em vez de investir em uma máquina maior, com 3,2m.

Fonte: Caldera



Inovação é o foco das mídias lançadas pela HP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2019
Portfólio é composto por vinis, tecidos, papéis e lonas

Portfólio é composto por vinis, tecidos, papéis e lonas

A HP lançou em 2018 uma série de mídias para sinalização e comunicação visual. Entre os materiais figuram vinis, laminados, tecidos, lonas e papéis desenvolvidos para dar conta das demandas por aplicações mais amigáveis ambientalmente. A linha de películas, por exemplo, oferece garantia de saúde e meio ambiente. Já o tecido backlit pode substituir vinil, polipropileno e papel, além de ser leve e fácil de trocar e transportar.

Outra novidade da HP foi a lona cuja principal matéria-prima é produto de garrafas de água recicladas. A mídia foi desenvolvida com o intuito de reduzir os impactos ambientais.

Outra inovação da empresa foi um papel de embrulho para presentes. Acetinada e certificada pela FSC, a mídia pode receber impressão digital de imagens, logotipos e mensagens personalizadas.

Por fim, a HP lançou um banner específico para a tecnologia PageWide, para a produção rápida de banners brilhantes.

Fonte: HP