Conheça as atrações paralelas da feira FuturePrint 2022

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/06/2022
Evento ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de julho

Evento ocorrerá no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de julho

Entre os dias 20 e 23 de julho, a cidade de São Paulo sediará, no Expo Center Norte, a FuturePrint 2022, feira de tecnologias de impressão digital, serigrafia, sign e têxtil. Trata-se de um espaço de fomento à geração, transformação de negócios e estímulo ao conhecimento empresarial e profissional. Além da exposição de diversas soluções, a feira, que é organizada pela Informa Markets, oferecerá eventos paralelos e gratuitos.

Liliane Bortoluci, diretora da FuturePint, declarou: “Estar atento às tendências no Brasil e no mundo pode ser um diferencial na criação de estratégias e planos para o futuro no negócio. Na FuturePrint ofereceremos um espaço de debate de tendências, apresentação de novidades e fomento à geração de negócios, que servirão como base para tomadas de decisões mais assertivas”.

Fórum FuturePrint

Durante a feira, o Fórum FuturePrint será um espaço com palestras gratuitas com conteúdo sobre como fortalecer os negócios na área de impressão. Durante os quatro dias estarão reunidos profissionais renomados que abordarão temas sobre comunicação visual, mídia OOH, performance de vendas, impressão para visual merchandising, as diversas aplicações do acrílico e gestão empresarial.

Fórum Future Têxtil e Circuito de Impressão Digital Têxtil

Dedicadas aos segmentos têxteis, as palestras abordarão temas como processos de pesquisa e tendências para desenvolver uma coleção, diferentes bases para estampar, certificações disponíveis, versatilidade de maquinários e equipamentos, pré e pós-tratamento, entre outros. Além das palestras, o público poderá esclarecer dúvidas com especialistas sobre opções de impressão e suas aplicações para iniciar ou ampliar um negócio de estamparia têxtil digital.

Sebrae Móvel e a Sala de Crédito

A edição 2022 da FuturePrint contará com espaços para os visitantes que buscam investir em novos projetos. O Sebrae-SP estará presente com sua unidade móvel, onde os consultores do órgão auxiliarão os visitantes com análises financeiras e de gestão. Já na Sala de Crédito, organizada pela FIESP, Abigraf e o Sindigraf, estarão bancos, cooperativas, fintechs e agentes de desenvolvimento para auxiliar na construção da melhor estratégia de financiamento, inclusive com oportunidades especiais de crédito.

Serigrafia em Ação

Esse espaço promoverá palestras gratuitas sobre todo o processo serigráfico aplicado a diversos nichos de mercado, como moda infantil, religiosa e esportiva, impressão de quadricomias, simulados e indexados, entre outros. Além das palestras, com duração de 45 minutos, o ambiente contará com demonstrações de equipamentos para pré-impressão (preparação de matrizes serigráficas), impressão de diferentes produtos, efeitos e substratos diversos, impressão digital direta em tecido. Também terá treinamentos de formação de custos e dicas para quem está começando no mercado e serigrafia artística em pôsteres.

Sublimação em Ação

Os visitantes poderão conhecer na prática as diferentes aplicações de sublimação, além de obter informações sobre o gerenciamento do negócio, por meio de palestras gratuitas. O espaço mostrará todo o processo de sublimação aplicado a diversos nichos, como brindes, moda e decoração, entre outros. Haverá palestras, demonstrações de equipamentos e insumos, bem como interação entre palestrantes e público, sorteios e quizzes.

Fonte: Informa



Como são reproduzidas cópias oficiais das obras de Van Gogh

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2019
Museu Van Gogh usa tecnologia de grande formato para imprimir quadros do pintor

Museu Van Gogh usa tecnologia de grande formato para imprimir quadros do pintor

Localizado em Amsterdã, na Holanda, o Museu Van Gogh abriga a maior coleção de obras do pintor homônimo. O visitante da exposição pode admirar uma coleção permanente de obras-primas de um dos pintores mais famosos e apreciados no mundo.

O museu abriga uma loja de lembranças onde é possível comprar objetos temáticos e itens colecionáveis. Entre ele, estão reproduções autenticadas (com certificado) e de alta definição das pinturas de Van Gogh.

Todas as imagens das obras-primas foram digitalizadas com scanners de alta resolução, que capturaram detalhes finos, texturas de pinceladas, protuberâncias de tinta e texturas das superfícies dos quadros. Por isso, as reproduções são quase idênticas aos originais.

Para estampar as imagens, o Museu Van Gogh utiliza uma Canon imagePrograf, capaz de produzir impressões de alta qualidade (na resolução de 2.400 x 1.200dpi) em papel ou canvas. A máquina emprega um conjunto de 12 tintas inkjet pigmentas, nas cores: preto fotográfico, preto fosco, ciano, magenta, amarelo, ciano fotográfico, magenta fotográfico, cinza, fotográfico cinza, vermelho, azul e otimizador cromático.

Para proteger reproduções de obras de arte, recomenda-se usar um vidro de proteção em cima das impressões, para para protegê-las da luz. Pode-se optar por envernizar o material com um revestimento que ressalte as cores e proteja a peça contra arranhões.

Após a impressão e o envernizamento, as imagens são montadas em uma base. As impressões em papel podem ser fixadas em poliestireno, papelão, placas de alumínio ou qualquer outra superfície plana. As telas tambpem podem ser esticadas à mão sobre uma moldura de madeira, para que o quadro fique com um aspecto mais artesanal. É aconselhável que as molduras de madeira tenham certificação PEFC e FSC, para garantir o manejo florestal sustentável. Existem muitos tipos de molduras, mas o mais importante é que ela reflita a qualidade da impressão.

Qualquer um pode adquirir uma reprodução autenticada das obras de Van Gogh

Fonte: Flaar



Pesquisa sobre o mercado de tecidos para decoração indoor

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/03/2019
Consultoria canadense levantou dados sobre o segmento

Consultoria canadense levantou dados sobre o segmento

A Research Report Insights (RRI), consultoria canadense de inteligência de mercado, criou recentemente o estudo Home Decor Textiles Market: Global Industry Analysis, Size, Sales and Forecast By 2025 (Mercado de tecidos para decoração doméstica: análise, tamanho, vendas e previsões da indústria global até 2025). Uma amostra do documento pode ser baixada.

A pesquisa trata de tecidos estampados decorativos usados na composição de itens como cortinas, lençóis de cama, capas de almofadas, tapeçarias, toalhas de mesa, capachos, entre outros produtos de seda, lã e algodão.

Segundo a RRI, o que impulsiona o crescimento dos tecidos de mobiliário doméstico é o desejo dos consumidores por um estilo de vida melhor. O aumento da população e da urbanização mundial também contribui para a expansão das demandas por tecidos de decoração indoor. No entanto, esses materiais têm suas limitações, como desbotamento, encolhimento e surgimento de rugas que fazem com que o produto pareça velho.

O segmento de tecidos para cama é o maior do mercado de têxtil para decoração indoor. Essa categoria inclui lençóis, cobertores, travesseiros, capas e almofadas.

O estudo aponta que o mercado europeu tem o número maior de consumidores. Em seguida vem o da América do Norte. E os países em desenvolvimento da Ásia-Pacífico estão consumindo cada vez mais tecidos de mobiliário doméstico.

Fonte: WhatTheyThink



Clicky