Cobertura Serigrafia Sign 2013 – Parte 5: Acessórios e equipamentos para adesivação e acabamento

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/07/2013

Apesar de coadjuvantes, os acessórios usados em comunicação visual desempenham funções elementares dentro dos birôs, signmakers e gráficas digitais. Existem aqueles, como espátulas e sopradores, que auxiliam o trabalho de aplicadores nas adesivações e envelopamentos. Há também os acessórios empregados para adornar banners e faixas, como ponteiras e perfis. Sem contar as máquinas que fazem acabamentos em lonas, como os esticadores, ilhoseiras e soldas. Todos eles estiveram presentes na feira Serigrafia Sign 2013. Veja a seguir um panorama dos expositores que apresentam essas soluções.

Leia também as demais partes dessa cobertura:
1ª: Impressoras digitais
2ª: Corte, gravação e acabamento
3ª: Mídias, tintas e softwares
4ª: Números, eventos e parcerias
6ª: Sublimação, transfer e fotoproduto
 

A Comala levou os seus consagrados sopradores térmicos.  Entre eles, os dispositivos da linha industrial, como o HG 4100, que tem potência máxima de 2300W e trabalha na temperatura máxima de 550ºC. A empresa também apresentou os sopradores da linha HL, como os 1500, 1800, 2100 e 500. Esse último tem potência de 1200W, temperatura máxima de 350ºC e ajuste de voltagem bivolt, podendo ser utilizado em tomadas 127V e 220V.

Já a Terra Nova apresentou equipamentos automáticos para soldagem térmica como a Forplast-P, que permite trabalhar em sobreposição de 20, 30, 40 ou 45mm. A máquina pesa 22kg e vem com acessórios como alça para transportar o dispositivo e manivela para soldar sobre pisos. A empresa também comercializa ilhoseiras de vários modelos, como o PMS 080 (pneumático), o HPS 020 (manual) e o APM 060 (automático).

Evento também contou com vários expositores de soldas

Evento também contou com vários expositores de soldas

A Indussross também esteve presente no evento. Expôs algumas máquinas de solda e rebitadeiras de seu amplo portfólio de máquinas.

Outra empresa que marcou presença na feira foi a Maqgutierrez, que é especializada em peças e acessórios empregados na fabricação e reparação de máquinas para acabamento em comunicação visual, como as ilhoseiras.

A Miller Weldmaster apresentou soldas a ar quente, cuja temperatura de trabalho pode variar de 400ºC a 750ºC.

Também na seara das soldas, esteve a Italami, que é especializada na fabricação de ferramentas e eletrodos para solda eletrônica de alta frequência, para trabalhos em substrato de PVC.

Madeiras para banners e faixas

Madeiras para banners e faixas

Para quem trabalha com lonas, a Gutierrez apresentou ilhoseiras semiautomáticas que aplicam de 40 a 50 ilhoses por minuto. A empresa também expôs soldas como a ITDU 15 (com potência de 2,25kva e área de solda de 40cm2).

A Devitor Máquinas também expôs ilhoseiras pneumáticas e semiautomáticas que trabalham com ilhós de 0, 45, 50, 51 e 54. Além disso, a empresa levou soldas de 1m e 1,5m, com resistência de 10mm.

Já a Ronek apresentou um grande portfólio de acessórios e peças para acabamento, como ponteiras para banners, hastes para bandeiras, perfis-c, espátulas para adesivação, entre outros materiais.

A fabricante Guer-plas também esteve presente na feira. Expôs materiais como perfis (H, U, J, C e quadrado), cantoneiras, peg docs, tubos, trilhos, porta-chapas,  gotas, entre outras peças para acabamento em comunicação visual.

Feira contou com empresas que levaram fixadores e acessórios para banners

Feira contou com empresas que levaram fixadores e acessórios para banners

No estande da Madeireira Pontal, o visitante pôde comprar bastões para banner, sarrafos para cavaletes, madeiras retangulares para faixas e suportes para perfil c.

Outra empresa especializada em acessórios é a X Supply, em cujo estande havia muitos materiais para adesivação e envelopamento (espátulas, lâminas e estiletes) e acabamento (ponteiras, sarrafos, entre outros).

Já a VP Máquinas expôs dobradeiras de sua linha, entre elas a 2000-4F, que pode dobrar chapas de acrílico, alveolar, PETG, policarbonato, poliestireno, PSAI e PVC expandido.

Além das consagradas envernizadoras de mesa, a Raslu expôs o seu portfólio de materiais para acabamento (como espátulas e cabos para banners) e recorte eletrônico (máscaras de transferência).

Esticador de banner exposto na Serigrafia Sign 2013

Esticador de banner exposto na Serigrafia Sign 2013

Já a Szprinter mostrou uma grande variedade de acessórios e peças para impressoras digitais de grande formato. No estande da empresa, o visitante deparou com bombas, filtros, subtanques, válvulas, entre outros dispositivos.

Além de comercializar peças para impressoras (como wipers, dampers, entre outras), a Polyfly vende uma série de acessórios, que foram apresentados na feira, como os banners roll-ups, x-banners e as mochilas banners.

Outro destaque ficou por conta do esticador de lona vendido pela CK. Composto por ferro maciço, o acessório promove a tensão uniforme do substrato em estruturas metálicas e facilita a instalação da lona, evitando que o impresso sofra danos.

A Sensitiva apresentou os módulos Icaro de levitação eletromagnética, usados em PDV e displays. Segundo pesquisa da POPAI, esses acessórios aumentam consideravelmente a valorização dos objetos expostos neles.

Na feira, havia displays que levitam objetos

Na feira, havia displays que levitam objetos



Ricoh apresenta nova impressora digital para vestuário

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/01/2018
Ricoh Ri 100 não requer treinamento especial para que seja operado

Ricoh Ri 100 não requer treinamento especial para que seja operado

A fabricante Ricoh apresentou no mercado internacional a Ricoh Ri 100, impressora DTG (Direct to Garment) de mesa indicada para negócios de pequeno ou médio porte. A máquina é capaz de estampar camisetas e outras peças de tecido em produções de curto prazo e baixa tiragem.

A Ricoh Ri 100 incorpora um sistema de aquecimento que elimina rugas e mantém o tecido liso para a impressão. Há também um dispositivo para a cura da tinta, que ajuda a conservar as estampas coloridas. Trata-se de uma unidade de aquecimento, que foi projetada com a simplicidade.

Os operadores da impressora podem escolher entre o software Ricoh Design (para criar e imprimir projetos) ou o driver RPCS (para criar projetos com outro software da preferência do usuário).

Segundo a empresa, a máquina imprime na resolução de 1.200 x 1.200dpi e emprega cabeças da marca Ricoh e tecnologia drop-size.

A Ricoh Ri 100 junta-se às impressoras Ricoh Ri 3000 e Ri 6000. A nova impressora estará disponível nos EUA ainda no primeiro semestre de 2018, e foi exposta pela primeira vez na CES, feira de tecnologia que ocorreu em janeiro em Las Vegas.

Fonte: Ricoh



Tintas Mutoh US-11 recebem selo Greenguard Gold

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2019
Insumos atendem a padrões de saúde e segurança

Insumos atendem a padrões de saúde e segurança

A fabricante Mutoh anunciou que obteve a certificação Greenguard Gold para as tintas UV LED da série US-11. Isso significa que os insumos atendem aos padrões da norma UL 2818-2013 Gold Standard (para emissões químicas de materiais de construção, acabamentos e móveis), criada pela UL Environment.

O selo garante que as tintas US-11 não emitem compostos orgânicos voláteis. Portanto, as impressões feitas com os insumos são adequadas para uso interno, em ambientes como escritórios, salas de aula e clínicas médicas.

Kenji Yasuhara, diretor executivo da Mutoh Europe, declarou: “A certificação oferecerá aos usuários das tintas da série US-11 total tranquilidade, além de uma vantagem competitiva, pois trata-se de uma solução certificada para aplicações decorativas”.

A série de tintas US-11 é composta pelas opções CMYK, branca e verniz. Elas são indicadas para uso em impressoras LED UV da ValueJet Mutoh, como a 1638UR, a 1638UH, a 426UF e a 626UF. Além disso, não exigem ventilação especial nem purificação de ar no ambiente de trabalho.

Disponível em cartuchos de 220ml ou embalagens de 800ml e 500ml, as tintas podem estampar diversas mídias, incluindo substratos sensíveis ao calor.

Fonte: Mutoh



Clicky