Cobertura Fespa Brasil 2015 – Parte 1: Impressoras digitais
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/03/2015
Embora predominantes, as impressoras solvente parecem estar perdendo a hegemonia entre as tecnologias de impressão inkjet de grande formato. É o que mostrou a Fespa Brasil 2015, feira promovida entre os dias 18 e 21 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Maior que a edição anterior, de 2013, a Fespa Brasil 2015 contou com mais expositores e maior variedade de equipamentos e materiais, sobretudo de impressoras digitais, que não se restringiram à tecnologia solvente e estiveram representadas por modelos UV, látex e, principalmente, por máquinas para estamparia têxtil por sublimação e impressão direta.
Para você que visitou a feira ou para quem não conseguiu prestigiar o evento, o InfoSign, veículo parceiro da Fespa Brasil, preparou uma cobertura completa, dividida em seções, a começar por esta, que trata especialmente de impressoras de grande formato.
Leia também as demais partes desta cobertura:
- 2ª: Substratos e máquinas de corte e gravação
- 3ª: Sublimação e softwares
- 4ª: Visitação, congressos e campeonato de envelopamento
Impressoras solvente
Além de um amplo portfólio de impressoras UV e para sublimação, a Mimaki apresentou pela primeira vez numa feira no Brasil as linhas JV150 e CJV150. Os equipamentos de ambas as séries incluem a versão 6 do software RasterLink e podem empregar tintas solvente ou sublimática, dependendo da preferência do cliente.
A família Mimaki JV150 é composta por modelos de 1,3m e 1,6m de largura que contam com bulk ink, tecnologia de pontos variados e sistema de checagem de nozzle. Já a linha CJV150 abrange quatro modelos, com larguras diferentes, de 0,8m, 1m, 1,3m e 1,6m. Todos vêm com recorte eletrônico integrado e podem empregar até dez tintas diferentes: CMYK, light cyan, light magenta, light black, laranja, prata e branca.
Equipamentos da Mimaki também estiveram presentes em distribuidores da fabricante japonesa no Brasil, como a TS2 e a Fix Impressoras.
Fabricante brasileira, a Ampla também expôs suas impressoras no evento. Destacou a Targa XT, linha de equipamentos que podem imprimir na velocidade máxima de 142m²/h e resolução de até 1200dpi. Fabricadas com chassi monobloco, as máquinas são ideais para empresas que precisam de produção volumosa.
A Potencial Laser, além de máquinas de corte e gravação, apresentou impressoras ecossolvente para trabalhos de sinalização e comunicação visual. Já a Pixel Soluções mostrou aos visitantes da feira o leque de serviços de suporte técnico que a empresa oferece para birôs de impressão digital.
Impressoras UV
Um dos grandes destaques da Fespa Brasil 2015 foi a presença da europeia Durst, em estande dividido pela VinilSul, fornecedora nacional de produtos e equipamentos para comunicação visual. A impressora exposta por ambas as empresas foi a Rho P10 160. De porte industrial, o equipamento com sistema de cura UV pode trabalhar com mídias rígidas e flexíveis em produtividade de 100m2/h.
A coreana Dilli, representada pela Danfex, também esteve no evento. A fabricante disponibiliza um portfólio abrangente de impressoras UV, que variam de produtividade e sistema de carregamento de mídias, para atender necessidades diferentes de birôs de porte pequeno, médio e grande. O modelo destacado pela empresa durante a feira foi o recém-lançado NT FB2513-06DW, cuja paleta de cores é composta por seis tintas, incluindo a branca. Plana, a máquina trabalha principalmente com substratos rígidos, em velocidade máxima de 50m2/h.
No estande da Akad, o visitante pôde ver um modelo da linha Novajet UV em ação. Indicada para a impressão de diversas mídias rígidas, a máquina pode empregar de quatro a 16 cabeças e paletas de quatro ou seis cores, com opcionais como branco e verniz. O equipamento inclui software da Photoprint ou da Onyx e trabalha com resoluções de 360dpi a 1440dpi.
Outra fabricante tradicional no ramo gráfico, a Canon também marcou presença na feira, exibindo diversas opções de impressoras. Para grande formato, o destaque ficou por conta da Océ Arizona 6100, equipamento UV flatbed que pode trabalhar na velocidade máxima de 155m²/h. Com mesa de 2,5m x 3,05m, a máquina suporta diversos substratos irregulares, espessos, flexíveis, rígidos e pré-cortados. Além disso, inclui tintas light cyan e light magenta e a tecnologia Océ VariaDot, capaz de disparar gotas de tinta com volumes variados (de 6 a 42 picolitros).
Impressoras látex
Com número menor de fornecedoras, as impressoras látex estiveram representadas basicamente por duas fabricantes, a HP e a Ricoh.
No estande da HP, o visitante conferiu a linha HP Látex 300, terceira geração da tecnologia fabricada pela empresa. Três modelos compõem a série. A HP Látex 310 tem largura de 1,37m e trabalha na velocidade máxima de 48m²/h. Já a HP Látex 330 é maior, com 1,62m, e pode produzir a 50m²/h. O modelo mais avançado da família é o HP Látex 360, cuja velocidade máxima é de 91m²/h e acompanha eixo de recolhimento.
Além da tecnologia látex, a HP apresentou as impressoras Designjet T3500, Designjet T7200 e Designjet Z5400. À base d’água, as máquinas são indicadas para reproduções monocromáticas ou de alta qualidade.
Outra fabricante que tem investido na tecnologia látex é a Ricoh, que aproveitou a Fespa Brasil 2015 para lançar no país a Pro L4160, impressora que emprega duas cabeças Ricoh Gen5 e paleta de cores expandida, com laranja, cinza e branco, além de CMYK. A máquina chega ao mercado para acirrar ainda mais a competição entre as impressoras de 1,6m de largura de impressão.
Equipamentos de impressão direta em peças e camisetas
Contando com equipamentos solvente, sublimáticos e para impressão direta em camisetas, a Epson não poderia ter ficado de fora da Fespa Brasil 2015. Além de estande próprio, a marca japonesa esteve presente em espaços dedicados a parceiros, como T&C, Global Química e F1 Suprimentos.
Um dos destaques da Epson foi a SureColor SC-F2000, máquina que imprime diretamente em peças têxteis, na resolução máxima de 1440dpi. O equipamento é capaz de estampar uma camiseta branca em 27 segundos (no modo duas cores) e uma camiseta escura em 111 segundos (usando tinta branca e as quatro cores-padrão).
Além de laminadoras e impressoras UV, a Danfex apresentou impressoras para camisetas da AnaJet, como a mPower 10. A máquina emprega seis cabeças e estampa em área útil de 35,6cm x 45,7cm, além de imprimir tecidos claros no formato A4 em 16 segundos.
De porte industrial, a Evox mtx8 foi um dos destaques no estande da Metalnox. Fabricado no Brasil, o equipamento utiliza oito cabeças Seiko e estampa vários tipos de tecidos com composição de 50% de algodão. Contém duas bandejas de 600mm x 800mm e inclui software RIP Caldera.
Equipamentos de impressão direta em tecidos
Outra grata surpresa do evento foi a presença da italiana Reggiani Macchine, fabricante de equipamentos para impressão direta em tecidos. No estande da empresa havia uma unidade da linha ReNOIR, composta pelos modelos One, Pro e Top. Indicadas para indústrias de tecidos, as máquinas podem estampar materiais para os mercados de moda, decoração, esportes, sinalização e automóveis. Também podem empregar tintas dispersas, reativas, ácidas e pigmentadas, para impressão em materiais de algodão, poliéster, seda, viscose e papéis sublimáticos.
Outra fabricante italiana presente na Fespa Brasil 2015 foi a MS Printing. Um dos destaques da empresa na feira foi a MS JP4, com sistema rolo a rolo e largura de 1,8m. A impressora trabalha na velocidade máxima de 180m2/h e resolução de 600dpi. Além disso, conta com sistema aberto de tinta e quatro ou mais cabeças.
Impressoras para sublimação
Com um dos maiores estandes na feira, a Roland DG exibiu inúmeros equipamentos de impressão digital e recorte eletrônico. Além de tecnologias UV e solvente, a fabricante destacou a VersaEXPRESS RF-640S. Indicada para empresas que produzem materiais sublimáticos, a máquina possui 1,62cm de largura e paleta de cores CMYK. Pode trabalhar em alta velocidade e inclui o Roland Printer Assist, aplicativo com o qual é possível gerenciar remotamente a impressora. A VersaEXPRESS RF-640S também esteve presente em estandes de distribuidoras Roland no Brasil, como Nova Dampex e Digi+.
Além de aproveitar a feira para anunciar o novo logo da empresa, a Sign Supply expôs uma ampla série de impressoras digitais. Para os interessados em impressão UV, a fornecedora comercializa a linha Prismajet. Já as soluções para os segmentos de sublimação e solvente da Sign Supply são fabricadas pela Mutoh, no Japão. Entre os modelos sublimáticos da marca japonesa estão o RJ-900X-A, VJ-1604W, VJ-1624WX e VJ-1638WX. Este último modelo esteve em destaque na Fespa Brasil 2015. A máquina possui 1,6m de largura, conta com duas cabeças Epson DX e sistema bulk ink e produz na resolução máxima de 1440dpi ou velocidade máxima de 48m2/h.
Já tradicional no mercado brasileiro, a BM esteve na feira expondo máquinas de impressão direta e sublimáticas, entre elas a Michelangelo, com largura de 1,8m e sistema bulk ink. A impressora estampa na velocidade máxima de 120m2/h e suporta rolos de mídias com até 25kg.
A Akad marcou presença na Fespa Brasil 2015 e apresentou soluções para o segmento de sublimação, como a impressora Novajet, com cabeças de impressão Epson DX7 e resolução de até 1440dpi.
A J-Teck foi outra empresa que aproveitou a feira para mostrar lançamentos, como a Papyrus G5, impressora sublimática com 1,8m de largura e cabeças Ricoh. A máquina inclui sistema de alimentação de 5kg por cor e pode imprimir na velocidade máxima de 180m2/h. No portfólio da empresa, há outras opções de equipamentos para sublimação, como o E-Jet V0, E-Jet V2 e Papyrus Black. Além disso, a J-Teck lançou a linha de tintas Fluo, com tonalidades florescentes, para estampar tecidos.
Fabricante brasileira, a Metalnox promoveu a ePRINT mtx Strong. A impressora inclui software RIP Caldera e quatro cabeças Seiko. Pode trabalhar na resolução máxima de 1440dpi e velocidade máxima de 150m2/h.
Tintas compatíveis
Além de opções originais, os interessados em tintas digitais puderam encontrar insumos compatíveis na Fespa Brasil 2015. A Triangle, por exemplo, apresentou uma linha variada de materiais para impressão solvente e UV. Entre elas, a TEDUV, desenvolvida para cabeças piezoelétricas que disparam gotas de 6 picolitros. Vendida em embalagens de 1 litro, a tinta está disponível nas cores CMYK, light cyan, light magenta e branco.
Além de distribuir equipamentos e produtos para impressão digital, a Digi+ revende as tintas NUtec, as quais foram disponibilizadas no estande da empresa. A linha Topaz, da NUtec, é compatível com diversos modelos de cabeças Xaar, Spectra, Ricoh e Konica Minolta. Além das séries Aquamarine (para sublimação) e Amethyst (UV), a NUtec apresentou o Nubis, sistema desgaseificado desenvolvido para cabeças Epson e impressoras roland, Mimaki e Mutoh.
Além da NUtec, a Dystar, a HD Ink e a Ink Total levaram suas linhas de tintas compatíveis, insumos sublimáticos para cabeças Epson, Ricoh e Konica Minolta, tintas UV para couro e substratos rígidos e flexíveis. A Ink Total também apresentou sistemas bulk ink, cartuchos e tintas ecossolvente para impressoras Epson, Mimaki, Mutoh e Roland.
Impressora da WallPen estampa paredes
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/07/2024
A fabricante alemã WallPen desenvolveu o Evolution 2, dispositivo que imprime diretamente em paredes.
Além de possuir um sistema de impressão apoiado em trilhos colocados no chão, o Evolution 2 é composto por sistema de eixo móvel para altura, cura UV LED e componentes eletrônicos.
Com cabeças Ricoh Gen 5, o Evolution 2 reproduz imagens com resolução máxima de 1.200dpi e pode alcançar uma altura de impressão de até 3,5m, enquanto a largura de impressão é praticamente ilimitada.
Todas as superfícies podem ser impressas e um primer só é necessário para superfícies muito lisas, como vidro.
As tintas CMYK estão incluídas para os primeiros dois anos de uso; apenas a tinta branca, se necessária, deve ser adquirida separadamente.
A impressora está disponível na Alemanha diretamente na WallPen e em outros países através de parceiros de vendas.
A WallPen foi fundada em 2015 após diversas tentativas fracassadas com impressoras importadas da China.
Fonte: WallPen
Avery Dennison apresenta sete novos filmes decorativos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/09/2024
A fabricante Avery anunciou a Auravate, nova série de filmes decorativos retrofits econômicos para modernizar janelas, portas, divisórias e superfícies de vidros em aplicações residenciais e comerciais.
As sete opções são: Ash Linen, Blue Sandstone, Dual Vapor Gradient, Fluted Deco, Oak Frost, River Waters e Sandstone.
A série inclui sete novos filmes com vários padrões de acabamento, para adicionar privacidade e melhorar a estética dos cômodos. Os designs das mídias ainda permitem que a luz natural penetre no espaço.
Cassandra Yu, gerente da Avery Dennison Graphics Solutions North America, declarou: “As películas rejuvenescem a aparência de um espaço e também ajudam a aumentar o valor da propriedade, e a solução retrofit é particularmente vantajosa”.
Segundo a marca, iniciativas de sustentabilidade em design de construção também podem ser alcançadas com películas Auravate. Quatro películas da série são livres de PVC: Blue Sandstone, Dual Vapor Gradient, Ash Linen e Fluted Deco.
Fonte: Avery Dennison
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Podcast: Tintas Digitais
-
Mimaki apresenta novas impressoras têxteis Tx330-1800 e Tx330-1800B
-
INX International inaugura fábrica no Brasil
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Como evitar problemas na instalação de equipamentos e impressoras
-
Brother lança no Brasil impressora sublimática de pequeno formato
-
Fespa 2025: Ilha da Sublimação confirma palestrantes
-
Resultado enquete 2024: as impressoras de grande formato mais compradas no ano
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual