Inscrições abertas para o Fespa 2015 Awards

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/11/2014

Interessados podem inscrever trabalhos para concorrer na edição 2015 do prêmio internacional realizado anualmente pela Fespa

Interessados podem inscrever trabalhos para concorrer na edição 2015 do prêmio internacional realizado anualmente pela Fespa

Birôs e gráficas digitais já podem inscrever seus melhores trabalhos para concorrer na próxima edição do Fespa Awards. Realizada anualmente pela Fespa, federação internacional de impressão, a competição está aberta para empresas de qualquer lugar do mundo e culminará no dia 19 de maio de 2015, durante a feira que será promovida pela instituição em Colônia, Alemanha.

Os trabalhos podem ser inscritos em 21 categorias, 17 das quais cobrem uma variedade de temas, como fine arts, decalques, outdoor, envelopamento de veículos, estamparia têxtil, decoração e projetos industriais.

Os trabalhos inscritos podem ter impressão digital, serigráfica ou uma combinação de ambas. Os produtos concorrentes serão julgados por um painel independente de especialistas. Os critérios de avaliação são: criatividade, excelência na execução do projeto, conhecimento e uso adequado das técnicas de impressão e retorno do investimento para o usuário final do produto impresso.

Todas as inscrições devem ter imagens em alta resolução, amostras do impresso e documentação que explique sobre as técnicas utilizadas. Além disso, o prêmio promove quatro categorias especiais:

  • Young star (jovem estrela): aberta a profissionais ou estudantes que têm entre 16 e 25 anos;
  • Best in show (o melhor na feira): os juízes escolhem um trabalho que mostre ser o melhor exemplo do que a tecnologia de impressão pode fazer;
  • Hall of fame (hall da fama): dedicado a premiar o melhor profissional da área, a ser escolhido pela comunidade Fespa, de uma lista de pessoas nomeadas pelos seus pares da indústria;
  • People’s choice (escolha do público): votado pela comunidade durante a feira Fespa 2015, na Alemanha.

Confira abaixo as demais categorias do Fespa Awards 2015:

  1. Point of purchase products (produtos para o ponto de venda): impressão em papel e papelão;
  2. Point of purchase products (produtos para o ponto de venda): impressão em substratos plásticos, rígidos ou flexíveis;
  3. Posters, single sheets & multi-sheets (pôster, folhas e múltiplas folhas);
  4. Calendars, postcards, greetings & christmas cards (calendários e cartões-postais, cartões de saudações e de Natal);
  5. Original serigraphies and giclées (serigrafias originais): edições limitadas de impressos, assinados ou não, nos quais o artista está envolvido no processo criativo;
  6. Fine art: livros, brochuras, reproduções precisas de pinturas ou outras peças de arte;
  7. Decals, printed labels, fleet marking, window decals (decalques, rótulos, marcação de frotas, decalques de janela): substratos sensíveis a pressão impressos, plásticos ou mídias para promoção, decoração ou identidade corporativa;
  8. Special effect screen printed over offset, digital or screen printed images and other innovative applications (efeito especial impresso em serigrafia sobre imagens impressas em offset, digital ou serigrafia e outras aplicações inovadoras);
  9. Special effect on t-shirts, including embroidery, additions of pearls, metal, printed circuits (efeito especial em camisetas, como bordados e adições de pérolas, metal e circuitos impressos);
  10. T-shirts and other garments (camisetas e outras peças): impressas diretamente ou por meio de transfers;
  11. Banners, tapestries, draperies, other textile products e.g. bags, scarves, ties and canvas (banners, tapeçarias, cortinas e outros produtos têxteis, como bolsas, lenços, gravatas e canvas);
  12. Roll to roll printed textile for decoration or fashion (tecido em bobina impresso para decoração e moda);
  13. Glass & ceramic (vidro e cerâmica): louças, azulejos, espelhos, curvos e planos;
  14. Metal & wood products (produtos de metal e madeira);
  15. Direct printing on three-dimensional products (impressão direta em objetos tridimensionais): garrafas, canecas, esquis e embalagens;
  16. Miscellaneous (variados): CDs, cartões de crédito, mostradores, placas, sinalização, indicadores, circuitos impressos, circuitos híbridos, RFID, células solares;
  17. Cross media print campaign of the year (campanha cross media impressa do ano): inscrições devem incluir um elemento de impressão e de qualquer outra mídia, como displays interativos, eventos ao vivo, aplicativos para smartphones, códigos escaneáveis, entre outras.

fonte: Fespa



Agfa lança duas impressoras de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/04/2015

Jeti Tauro imprime substratos com até 2,5m de largura

Jeti Tauro imprime substratos com até 2,5m de largura

A Agfa, fornecedora de equipamentos gráficos, anunciou a Jeti Tauro e a Jeti Mira, impressoras UV para produção de peças para sinalização e ponto de venda.

Plana, a Jeti Mira tem construção robusta e está disponível em duas versões (2,7m x 1,6m ou 2,7m x 3,2m). A mesa apresenta seis zonas de vácuo com controle automático e independente. O modo "Imprima e Prepare" permite impressão sem paradas. Com isso, os operadores podem carregar um lado da mesa enquanto o outro imprime.

A Jeti Tauro apresenta sistema híbrido e oferece opções para automação parcial ou total de alimentação de mídias. Imprime materiais rígidos e flexíveis em bobinas de até 2,5m de largura e pode ser totalmente operada por meio do software de fluxo de trabalho Asanti.

O Asanti está atualmente na versão 2.0. Trata-se de um software que controla todo o processo, da pré-impressão ao acabamento. É capaz de simplificar, otimizar e automatizar a produção.

Jeti Mira apresenta seis zonas de vácuo para fixação de mídias

Jeti Mira apresenta seis zonas de vácuo para fixação de mídias

A versão 2.0 do Asanti apresenta novas opções para impressão de branco em substratos transparentes. A integração completa do Asanti para manipular arquivos, gerenciar cores e preflighting reduz o risco de erro e torna o sistema mais produtivo. O Asanti integra-se ao Asanti StoreFront, solução web-to-print que gerencia lojas online e processa pedidos de impressão automaticamente.

Paulo Amaral, diretor comercial da Agfa Graphics do Brasil, declarou: "Com a inclusão de mais duas impressoras em nossa linha Jeti e as atualizações do software Asanti, aumentamos o grau de automação e flexibilidade do processo de impressão, fundamentais para quem busca soluções realmente eficientes. O cliente Agfa tem a garantia de uma impressão eficaz graças à integração completa entre nossas soluções".

Fonte: Agfa



Eagle TX 130 é nova impressora DTG

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/09/2018
Máquina pode conter várias mesas de impressão

Máquina pode conter várias mesas de impressão

A Ser.Tec., fabricante italiana de máquinas para estamparia serigráfica e digital, apresentou na Europa o Eagle TX 130, equipamento DTG (direct-to-garment) cuja área de impressão que pode agrupar várias mesas de tamanhos diferentes, de acordo com as necessidades do cliente. Uma das possibilidades, por exemplo, é a configuração de 18 mesas no formato A4.

De acordo com a empresa, as mesas centrais da impressora contam com um sistema deslizante que permite que elas sejam extraídas da máquina enquanto durante a operação, para que sejam descarregadas e recarregadas, o que diminui tempos de espera e paradas.

Uma mesa opcional de 130cm x 150cm pode ser instalada para a impressão de materiais pré-cortados e tecidos em geral.

Disponível em configurações de quatro cores ou quatro cores e branco, o Eagle TX 130, assim como todas as demais impressoras da linha Eagle, é controlável remotamente com por meio de um tablet dedicado.

Assista ao vídeo (em inglês) sobre a nova impressora abaixo: