Inscrições abertas para o Fespa 2015 Awards

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 20/11/2014

Interessados podem inscrever trabalhos para concorrer na edição 2015 do prêmio internacional realizado anualmente pela Fespa

Interessados podem inscrever trabalhos para concorrer na edição 2015 do prêmio internacional realizado anualmente pela Fespa

Birôs e gráficas digitais já podem inscrever seus melhores trabalhos para concorrer na próxima edição do Fespa Awards. Realizada anualmente pela Fespa, federação internacional de impressão, a competição está aberta para empresas de qualquer lugar do mundo e culminará no dia 19 de maio de 2015, durante a feira que será promovida pela instituição em Colônia, Alemanha.

Os trabalhos podem ser inscritos em 21 categorias, 17 das quais cobrem uma variedade de temas, como fine arts, decalques, outdoor, envelopamento de veículos, estamparia têxtil, decoração e projetos industriais.

Os trabalhos inscritos podem ter impressão digital, serigráfica ou uma combinação de ambas. Os produtos concorrentes serão julgados por um painel independente de especialistas. Os critérios de avaliação são: criatividade, excelência na execução do projeto, conhecimento e uso adequado das técnicas de impressão e retorno do investimento para o usuário final do produto impresso.

Todas as inscrições devem ter imagens em alta resolução, amostras do impresso e documentação que explique sobre as técnicas utilizadas. Além disso, o prêmio promove quatro categorias especiais:

  • Young star (jovem estrela): aberta a profissionais ou estudantes que têm entre 16 e 25 anos;
  • Best in show (o melhor na feira): os juízes escolhem um trabalho que mostre ser o melhor exemplo do que a tecnologia de impressão pode fazer;
  • Hall of fame (hall da fama): dedicado a premiar o melhor profissional da área, a ser escolhido pela comunidade Fespa, de uma lista de pessoas nomeadas pelos seus pares da indústria;
  • People’s choice (escolha do público): votado pela comunidade durante a feira Fespa 2015, na Alemanha.

Confira abaixo as demais categorias do Fespa Awards 2015:

  1. Point of purchase products (produtos para o ponto de venda): impressão em papel e papelão;
  2. Point of purchase products (produtos para o ponto de venda): impressão em substratos plásticos, rígidos ou flexíveis;
  3. Posters, single sheets & multi-sheets (pôster, folhas e múltiplas folhas);
  4. Calendars, postcards, greetings & christmas cards (calendários e cartões-postais, cartões de saudações e de Natal);
  5. Original serigraphies and giclées (serigrafias originais): edições limitadas de impressos, assinados ou não, nos quais o artista está envolvido no processo criativo;
  6. Fine art: livros, brochuras, reproduções precisas de pinturas ou outras peças de arte;
  7. Decals, printed labels, fleet marking, window decals (decalques, rótulos, marcação de frotas, decalques de janela): substratos sensíveis a pressão impressos, plásticos ou mídias para promoção, decoração ou identidade corporativa;
  8. Special effect screen printed over offset, digital or screen printed images and other innovative applications (efeito especial impresso em serigrafia sobre imagens impressas em offset, digital ou serigrafia e outras aplicações inovadoras);
  9. Special effect on t-shirts, including embroidery, additions of pearls, metal, printed circuits (efeito especial em camisetas, como bordados e adições de pérolas, metal e circuitos impressos);
  10. T-shirts and other garments (camisetas e outras peças): impressas diretamente ou por meio de transfers;
  11. Banners, tapestries, draperies, other textile products e.g. bags, scarves, ties and canvas (banners, tapeçarias, cortinas e outros produtos têxteis, como bolsas, lenços, gravatas e canvas);
  12. Roll to roll printed textile for decoration or fashion (tecido em bobina impresso para decoração e moda);
  13. Glass & ceramic (vidro e cerâmica): louças, azulejos, espelhos, curvos e planos;
  14. Metal & wood products (produtos de metal e madeira);
  15. Direct printing on three-dimensional products (impressão direta em objetos tridimensionais): garrafas, canecas, esquis e embalagens;
  16. Miscellaneous (variados): CDs, cartões de crédito, mostradores, placas, sinalização, indicadores, circuitos impressos, circuitos híbridos, RFID, células solares;
  17. Cross media print campaign of the year (campanha cross media impressa do ano): inscrições devem incluir um elemento de impressão e de qualquer outra mídia, como displays interativos, eventos ao vivo, aplicativos para smartphones, códigos escaneáveis, entre outras.

fonte: Fespa



Global Química confirma presença na Fespa Brasil 2015

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/01/2015

Epson SureColor F2000 imprime diretamente em camisetas

Epson SureColor F2000 imprime diretamente em camisetas

O interessado em estamparia têxtil encontrará inúmeros fornecedores de tecnologias para o segmento na Fespa Brasil 2015, feira que ocorre de 18 a 21 de março, no Expo Center Norte, São Paulo.

Entre os expositores dedicados à impressão em tecidos está a Global Química & Moda, que atua há quatro décadas no mercado. Durante a feira, a empresa promete exibir, entre outras novidades, as tintas inkjet da Xennia.

Felipe Sanchez, diretor de novos negócios, declarou: "Buscamos uma parceria sólida para entrarmos no segmento de impressão direta em tecidos com corantes reativos e ácidos, e encontramos a Xennia, que fabrica produtos de incomparável qualidade".

Na Fespa Brasil 2015, a Global Química & Moda também exibirá equipamentos da Epson para estamparia têxtil. O destaque será a SureColor F2000, que imprime diretamente em camisetas. A máquina estampa uma peça em 27 segundos. Segundo a empresa, a F2000 consome pouca tinta e é uma boa opção para quem está iniciando um negócio.

Outro produto que será exibido pela Global Química & Moda é o Foil Italiano. Desenvolvido para a indústria têxtil, o material apresenta altos índices de solidez, fácil desmoldagem e brilho duradouro.

Fonte: Fespa Brasil



Como lucrar com impressão látex em vinil adesivo

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/03/2022
Saiba, passo a passo, como produzir stickers e mídias adesivas para decoração de paredes e comunicações em varejo

Saiba, passo a passo, como produzir stickers e mídias adesivas para decoração de paredes e comunicações em varejo

Por conta de sua versatilidade de uso, acesso e aplicação, o vinil adesivo é de longe a mídia mais popular na comunicação visual impressa. De pequenas peças complexas a grandes áreas planas e simples, o filme de PVC tem potencial de personalizar inúmeras superfícies, tornando-as coloridas e chamativas.

Oferecer vinis adesivos impressos é uma das formas mais corriqueiras e lucrativas do mercado de sinalização. Algumas aplicações são ainda mais destacadas, como a decoração total ou parcial (com stickers) de paredes de lares, escritórios e ambientes de varejo.

O varejo, aliás, é um segmento de potencial quase ilimitado, demandando volume e qualidade de serviços e materiais. Para dar conta desses serviços (e lucrar com eles), além de dominar as melhores práticas de aquisição e uso dos vinis, recomenda-se trabalhar com ferramentas e tintas que garantirão as melhores impressões às mídias. Entre elas, estão os recém-lançados modelos Latex 700 e 800. Fabricados pela HP, esses equipamentos fáceis de operar empregam recursos sustentáveis para reproduzir imagens de qualidade e alto impacto.

Saiba, passo a passo, como imprimir em vinis adesivos com impressoras látex, para uso em aplicações lucrativas de decoração e comunicação visual.

Selecione as ferramentas adequadas

Para estampar as imagens, além dos vinis (há diversos tipos, que variam de preço, qualidade e desempenho na instalação) e da impressora (modelo HP Latex 700 ou 800), serão necessários softwares de edição e RIP. A HP disponibiliza aos seus clientes o aplicativo HP PrintOS, com recursos dedicados para executar tarefas específicas de preparação de arquivos e imagens para grandes formatos e comunicação visual.

Já para o acabamento superficial, são exigidas soluções que aumentam a durabilidade e conferem efeitos (brilhantes ou foscos, por exemplo) às peças.

Para cortar ou recortar os vinis, conferindo-lhes formato e contorno, deve-se utilizar plotters e cortadoras. Ferramentas manuais, como estiletas, também são recursos usados para esse fim.

Antes de começar, repasse o check list de ferramentas e materiais necessários para a impressão látex em vinis adesivos

Depois de estampados e cortados, os vinis estão prontos para serem instalados. Algumas instalações são mais simples e fáceis de serem realizadas. Outras, como o revestimento de paredes, exigem um trabalho mais elaborado, com ferramentas específicas e mão de obra treinada, para que as imagens recubram corretamente as superfícies e não fiquem desalinhadas e tortas.

Antes de começar os trabalhos, todos os materiais, equipamentos e ferramentas devem estar em condições de bom uso e à disposição dos profissionais e colaboradores envolvidos na produção.

Escolha os vinis adesivos

Há diferentes tipos de vinis disponíveis no mercado. Eles variam de acordo com o frontal (cast, calandrado monomérico ou calandrado polimérico), o acabamento superficial (brilhante ou fosco), o adesivo (permanente, removível ou reposicionável), entre outras características que vão influenciar a qualidade, a instalação e a duração do material. Para as mídias que serão usadas em aplicações de médio e longo prazo, recomenda-se proteger as impressões com laminação.

Os usuários de impressoras látex podem verificar se a mídia escolhida consta na lista de predefinições da HP. Para tanto, basta acessar o HP PrintOS Media Locator e realizar a pesquisa por meio do painel frontal da impressora (Biblioteca de Substratos). Outra orientação é entrar nos sites dos fornecedores dos substratos, para checar suas especificações e recomendações de uso.

HP disponibiliza pacote de aplicativos com ferramentas específicas de edição e preparação de imagens e arquivos para grandes formatos

Prepare o trabalho

Softwares como o HP Signage Suite, o Illustrator e o Photoshop são plataformas de edição de trabalhos, com o fim de adaptá-los às necessidades da produção.

O HP Signage Suite faz parte do HP Applications Center, pacote completo de ferramentas cujo acesso é feito por meio do número de série da impressora HP. Ele permite a criação e a visualização de simulações dos trabalhos. O aplicativo também gera automaticamente PDFs prontos para a impressão, além de conter ferramentas de gerenciamento de clientes, pedidos e conteúdos.

Para o processamento das imagens, as impressoras contam com os softwares RIP, como o Onyx, o Caldera e o SAi, certificados pela HP para rodar os modelos Latex 700 e 800. Esses aplicativos oferecem também opções para edição de trabalhos.

Depois de escolher o tipo de substrato (vinil autoadesivo), é necessário preparar os trabalhos. Note que há procedimentos específicos para cada aplicação, que consideram o formato e o acabamento (corte e laminação) das peças, além de levar em conta aplicações de tinta branca e padrões metálicos.

Carregue a mídia

Após preparar os arquivos digitais, é chegada a hora de estampá-los. Por meio de operações fáceis e intuitivas, o usuário de uma unidade Latex 700 ou 800 deve preparar o equipamento antes de colocá-lo em ação. Entre os procedimento de set-up está o carregamento da mídia, conectando-a ao eixo de recolhimento (TUR). A HP recomenda proceder da seguinte forma:

1. Prepare o TUR: fixe um tubete vazio no TUR;

2. Mova o substrato: avance a mídia até o tubete no TUR;

3. Solte o substrato dos roletes: suspenda os roletes, alinhe a borda direita do substrato com a borda direita do rolete de entrada e, em seguida, toque em "Concluído" no painel frontal, para abaixar os roletes;

4. Fixe o substrato no TUR: para que o lado impresso fique para dentro ou para fora (para fora é a opção mais comum);

5. Ative o TUR: conclua uma rotação completa do TUR;

6. Calibre o TUR: selecione "Calibrar" no painel frontal.

Carregamento de mídias nas impressoras Latex 700 e 800 não requer procedimentos complexos

Imprima

Depois de carregar o substrato, dê sequência às etapas de produção na impressora látex. Basta seguir os procedimentos abaixo:

1. Selecione a predefinição de substrato correta: se a mídia não constar na lista, utilize uma predefinição genérica;

2. Verifique o status de IQ da impressão: cheque os injetores e o alinhamento da cabeça de impressão;

3. Prepare o início da produção: comece pela placa de impressão. Alguns vinis podem ser posicionados após a zona de cura ou deverão ser fixados no TUR, para evitar colisões;

4. Envie o trabalho para impressão pelo RIP: verifique se o RIP sincronizou o substrato carregado com a impressora. Depois, selecione o modo de impressão correto e as outras configurações (cópias e posicionamentos). Clique em "Enviar para impressão";

5. Corte e recupere o rolo impresso: essa operação pode ser executada automaticamente ou manualmente.

Modelos de impressoras látex da HP contam com a ferramenta de aplicação de tinta branca

Lamine e instale

A laminação confere proteção superficial às imagens. Ela é recomendada principalmente para aplicações que demandam resistência química e física, contra intempéries e potenciais lesões. Instalações de comunicação visual em paredes de hotéis e restaurantes são alguns exemplos de trabalhos que requerem laminações.

A laminação líquida pode ser realizada de duas maneiras:

1. Com uma laminadora de líquido: antes de cortar as impressões;

2. Manualmente: com um rolo de pintura, com as impressões dispostas em um plano ou após a instalação na parede.

Depois, as impressões geralmente são enroladas e embaladas, agrupadas por trabalhos, para serem encaminhadas para o local onde serão instaladas.

Antes da instalação, é necessário limpar a superfície onde os vinis serão instalados. Confira a existência de rebites, juntas e outros elementos que podem influenciar na adesivação do material.

Teste a aderência do vinil onde ele será adesivado e sempre siga as instruções do fabricante do vinil.

Se todas as etapas forem executadas corretamente, com as ferramentas adequadas e mão de obra competente, certamente o resultado será de alta qualidade, para a satisfação do cliente final.



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