App ajuda a escolher os vinis adesivos corretos para aplicações de comunicação visual

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/11/2013

DesignScape 3D ajuda profissionais de envelopamento, adesivação e comunicação visual

DesignScape 3D foi criado para ajudar profissionais de envelopamento, adesivação e comunicação visual

A Mactac, fornecedora de vinis adesivos, lançou o DesignScape3D, aplicativo para tablets concebido para ajudar os profissionais de impressão digital a encontrar as mídias mais adequadas para adesivação e envelopamento.

Segundo a empresa, o app faz uma prévia das aplicações de impressos de grandes formatos em ambientes 3D, com detalhes sobre o local em que as peças serão utilizadas.

O DesignScape 3D sugere produtos e fornece dicas, dados técnicos e recomendações de filmes para laminação. O app ainda permite solicitar amostras de produtos e literatura adicional, que pode ser enviada por e-mail aos clientes finais.

Mary Ann Kucera, gerente de mercado da Mactac, declarou: "O aplicativo está disponível para tablets com iOS ou Android. Em breve, teremos uma versão para Windows".

Fonte: Mactac



Razões para começar a usar mídias sem PVC

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/07/2021
“PVC-Free” é tendência na Europa

“PVC-Free” é tendência na Europa

Há mais de 15 anos, o segmento de comunicação visual, no mundo, vem tendo discussões sobre os perigos do PVC. Embora o assunto tenha evoluído, os produtos compostos por PVC continuam a ser, de longe, os mais usados no setor.

Atualmente, atingimos um ponto de inflexão e as tendências de sustentabilidade, saúde e bem-estar convergiram para um foco intenso sobre os materiais utilizados, e o foco, no momento, está centralizado sobre o material onipresente em nossa indústria: o PVC.

Devido à sua química clorada e aos seus muitos aditivos tóxicos, o PVC é supostamente responsável por uma série de riscos graves para o meio ambiente e para a saúde humana, a contaminação da água ao câncer, infertilidade e defeitos congênitos.

Desde a fabricação até o seu descarte, o PVC emite compostos tóxicos. Durante a fabricação de seus ingredientes básicos (como o monômero de cloreto de vinila), muitos poluentes persistentes são emitidos no ar, na água e nos ecossistemas - e apresentam riscos agudos e crônicos à saúde. Durante o uso, os produtos de PVC podem lixiviar aditivos tóxicos, como e ftalatos e componentes orgânicos voláteis. Quando o PVC queima acidentalmente (por exemplo, em um incêndio em um prédio alto), ele emite dioxina e um gás (cloreto de hidrogênio) altamente tóxico.

Quando o PVC chega ao fim de sua vida útil, ele pode ser depositado em aterro sanitário, onde lixivia as toxinas. Pode ser incinerado, mas emite dioxinas. Ou, em alguns casos, pode ser reciclado, mas nesse processo, gases tóxicos também são emitidos.

Sistemas de classificação de materiais, como o “Cradle to Cradle” e o “Living Building Challenge”, recomendam evitar o PVC. Além disso, continua crescendo a lista de marcas (Apple, Microsoft, Nike, Adidas, Mars e Unilever), instituições e gráficas que adotaram políticas de alternativas ao PVC.

Por causa desses fatores, combinados com novas alternativas sem PVC, a pressão para substituir o PVC nunca foi tão forte.

Nas aplicações de decoração e comunicação visual, embora a maioria das aplicações seja em ambientes internos ou externos de curto prazo em superfícies simples, os vinis monoméricos são a escolha padrão. Os principais motivadores dessa escolha são o preço, o desempenho e o hábito, uma vez que os produtos historicamente sem PVC tiveram um desempenho ruim e foram eliminados do mercado. No entanto, essa realidade mudou, e precisamos nos desafiar a pensar de forma diferente sobre os materiais escolhidos para esses tipos de aplicações.

Alternativas autoadesivas sem PVC, como PP e PET, certamente são um passo na direção certa. Sem nenhum impacto mensurável na saúde humana e um impacto significativamente menor no meio ambiente, elas são, em geral, escolhas mais sustentáveis para quase todas as aplicações internas ou externas de curto prazo.

Muitos fabricantes de mídias têm expandido suas ofertas de produtos sem PVC. Por exemplo, metade do portfólio da europeia Neschen, atualmente, é composto por substratos “PVC-free”. Entre eles, estão filmes para design de interiores, películas para pisos e janelas, papéis e revestimentos de parede e laminados de proteção. A Neschen também vende uma opção sem PVC para quase todas as aplicações internas e externas de curto prazo.

Além dos óbvios benefícios ambientais e de saúde, as alternativas sem PVC oferecem desempenho desejado e são competitivos em preços. Em alguns casos, são mais baratos do que seus equivalentes com PVC.

Dadas as tendências ambientais, de saúde e sociais, além das melhorias no desempenho e no preço das alternativas sem PVC, você poderia estar se perguntando: “Qual é a minha desculpa para não abandonar o PVC?”

Este artigo é de autoria de Matt Manteit, gerente de vendas internacionais da Neschen.



Estudo aponta que mercado de grande formato valerá 11,4 bilhões de dólares em 2025

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

Pesquisa foi elaborada pela MarketsandMarkets

De acordo com uma pesquisa recém-atualizada pela consultoria norte-americana MarketsandMarkets, o mercado de grande formato global vale 8,7 bilhões de dólares, e pode atingir o valor de 11,4 bilhões de dólares em 2025, crescendo a uma taxa anual de 4%. Esses dados fazem parte do relatório “Large Format Printer Market by Offering (Printers, RIP software, Services), Printing Technology (Inkjet, Laser), Ink Type (Aqueous, Solvent, UV Cured, Latex, Dye Sublimation), Print Width, Application, and Geography - Global Forecast to 2025”.Conheça os principais pontos da pesquisa:

Demanda

A pesquisa aponta que a crescente demanda por impressoras de grande formato é estimulada pelo consumo de aplicações de decoração e envelopamento de carros e pela disponibilidade cada vez maior de equipamentos de impressão. O crescimento do mercado também pode ser atribuído à crescente demanda por impressão têxtil, publicitária e de embalagens, além do aumento da adoção de tintas UV em aplicações de publicidade exterior.

Maior participação de mercado

As impressoras de grande formato são equipamentos com largura que pode variar de 45cm a 2,5m. As impressoras com mais de 2,5m são conhecidas como “superamplas”. Entre as mídias estampadas por esses dispositivos estão banners, cartazes, papéis de parede, vinis para envelopamento de carro, cenários para teatro, entre outras aplicações. Fabricantes como a Hewlett-Packard (HP) e a Canon, por exemplo, fornecem uma variedade de impressoras de grande formato.

Impressoras para CAD e aplicações técnicas

Uma das principais razões para a expansão do mercado de grande formato é o uso crescente das impressoras CAD e aplicações técnicas. A indústria de arquitetura, engenharia e construção costumava adotar impressoras laser. No entanto, com o tempo, os fabricantes de impressoras inkjet passaram a fornecer equipamentos mais rápidos e mais baratos de adquirir e manter, o que levou à adoção generalizada de impressoras inkjet nessa indústria.

Impressoras solventes

Mais barata que as UV e aquosas, as tintas solventes possibilitam a impressão em várias superfícies, como papelão ondulado, papel, materiais para embalagem, folhas metálicas e mídias com base de PVC. Trata-se de um insumo flexível, impermeável, durável e não requer revestimentos especiais. Contém pigmentos e é indicada para aplicações de envelopamento de carros, banners e outdoors. O segmento de impressoras solvente foi responsável pela maior fatia do mercado de grandes formatos em 2018.

Impressoras com larguras entre 60cm e 90cm

Essas impressoras são usadas principalmente para aplicações de CAD e vestuário personalizado. Podem imprimir várias páginas com certa rapidez e são indicadas para ambientes de baixo volume. Fabricantes como HP, Roland, Epson e Canon fabricam um número significativo dessas impressoras. O relatório aponta que esse segmento terá a maior parcela do mercado entre 2018 e 2025.

Sinalização

Ampla variedade e diferentes usos de sinalização interna e externa impressa por equipamentos de grandes formatos contribuem significativamente para o crescimento do mercado. Espera-se que a demanda por aplicações de sinalização cresça durante o período de previsão do relatório, o que impulsionará a demanda por impressoras de grande formato.

Américas detiveram a maior fatia do mercado em 2018

O setor de sinalização e publicidade nas Américas está crescendo rapidamente. Varejistas como Walmart e Carrefour estão impulsionando o crescimento desse segmento. A demanda por impressoras de grande formato nas Américas é mais voltada para publicidade outdoor e sinalização interna. É provável que as Américas contribuam muito mais para o crescimento do mercado global de grandes formatos durante o período de previsão.

Fonte: MarketsandMarkets



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